Como o SOPA e o PIPA afetariam a internet e o mercado de games

20 de janeiro de 2012

Como o SOPA e o PIPA afetariam a internet e o mercado de games

Quem está um pouco ligado no que acontece pelo mundo deve estar por dentro das polêmicas envolvendo os projetos de lei SOPA e PIPA. Basicamente, o que eles planejam fazer é acabar com a pirataria na internet. O problema é que esta boa ação pode ir muito mais longe do que parece, afetando a internet como um todo e inclusive nós, gamers.

A pirataria de games é algo tão comum aqui no Brasil que chega até ser clichê falar desse assunto. Mas, não é só deste tipo de pirataria que estamos falando. O SOPA e o PIPA (as siglas são estranhas, e significam, respectivamente, Stop Online Piracy Act e Protect IP Act) funcionariam como censores, e o que não fosse aprovado seria retirado do ar. As autoridades – e os detentores dos direitos autorais – teriam total autonomia para tirar um site do ar e prender tanto quem o criou quanto quem o utiliza.

O caso mais bombástico aconteceu ontem, com a queda do Megaupload. Um dos maiores sites de armazenamento e compartilhamento de arquivos  foi tirado do ar, e seu criador, Kim Dotcom, foi preso. Com isso, tudo o que havia hosepedado no Megaupload foi para o limbo virtual.

Ok, é fato que a esmagadora maioria das pessoas utiliza o Megaupload para baixar conteúdos ilegalmente – atividade vulgarmente conhecida como pirataria. Mas existe uma pequena parcela de pessoas que poderia, por exemplo, utilizar o espaço do site para manter arquivos importantes salvos na nuvem, um mero hard disk virtual isento de maldade. Como ficam estas pessoas?

Embora as autoridades juram que foi uma coincidência, a queda do Megaupload serviu como um aviso: pense em quantas centenas de milhões de sites da internet hospedam links de conteúdo que – de acordo com o SOPA – poderia ser considerado ilegal? Já pensou se todos estes sites caíssem?

Como o SOPA e o PIPA afetariam a internet e o mercado de games

Kim Dotcom, o criador do Megaupload, sendo indiciado.

Não estamos nem falando da pirataria propriamente dita, mas do compartilhamento de informações. Pegue o blog da Arkade, por exemplo. Não anunciamos nem apoiamos a pirataria aqui, mas recentemente deixamos um link de um site para download – coincidentemente, o próprio Megaupload – naquele post sobre o GPS com a voz da GlaDOS.

Era um link inofensivo, mas se o SOPA entrasse em vigor, isto poderia ser motivo mais do que suficiente para sairmos do ar, pois estaríamos divulgando um link onde alguém violou os direitos da Valve (ou das empresas de GPS, vai saber) e criou uma modificação ilegal, hospedada em um site de compartilhamentos ilegal.

Um simples vídeo no Youtube postado por alguém que não é o detentor legal dos direitos autorais poderia acabar virando caso de polícia, e isso é algo realmente tenso. Mesmo sites “enormes” como Google , Twitter e Facebook invariavelmente nos linkam para sites com conteúdo “ilegal” do tipo. Qualquer “salvar como” viraria um crime em potencial.

Como o SOPA e o PIPA afetariam a internet e o mercado de games

Aonde entra o mercado de games, nisso? Bom, na verdade, não entra: a grande maioria das empresas de games foi contra o SOPA, outras – como a Sony, a Nintendo e a EA – começaram a favor, depois perceberam a besteira que estavam fazendo, e voltaram atrás.

Empresas de games já fazem o que podem para combater a pirataria: de coisas absurdas como a Ubisoft que obrigou jogadores a permanecerem online para que seus servidores fossem avisados de pirataria, até casos clássicos de banimentos de redes como a Xbox Live, e os casos criativos, como a Croteam e seu monstro invencível em Serious Sam 3.

Com ou sem SOPA e PIPA, a indústria bola suas próprias defesas contra  os piratas, e vai continuar fazendo isso, em uma guerra eterna. Mesmo com números exorbitantes de pirataria, a indústria de games ainda é a mais rentável do ramo do entretenimento, e certamente estará sempre disposta a investir em novas formas de combater a pirataria.

Mas, deixando de lado as grandes empresas, como ficam os pequenos produtores de games independentes, de quem a rapidez da internet é uma grande aliada? Muitos games indie são disponibilizados via download em sites como o Megaupload, e é assim – por meio de downloads legais e ilegais – que alguns desenvolvedores conseguem um lugar ao sol.

O SOPA e o PIPA significariam o fim da pirataria? Provavelmente não. A pirataria no campo artístico existe desde sempre: do tempo em que alguém comprava um disco e copiava-o em uma fita cassete até as modernas técnicas de destravamento de consoles, isso é algo que vem de antes da internet.

Piratear provavelmente seria mais difícil com a aprovação destes projetos, mas mais cedo ou mais tarde alguém daria um jeito. Os sites de Torrent, o PirateBay e tantos outros sites que juntos são mais fortes que o Megaupload continuam online, firmes e fortes. Grupos como o Anonymous, quando motivados, são capazes de feitos incríveis, e eles estão na linha de frente contra estes projetos de lei.

Independente se você pirateia ou não jogos eletrônicos, músicas, filmes, ou o que quer que seja, leis como SOPA e PIPA seriam um grande retrocesso para a internet como um todo.

Felizmente, as mobilizações e protestos mundo a fora parecem ter surtido algum efeito, pois os projetos foram temporariamente engavetados. Engavetados,  não abandonados de vez. Senadores dos EUA vão “revisar as maneiras de solucionar o problema da pirataria“.

E aí, o que você acha desta história toda?

(Via: Kotaku, Destructoid, G1, Gameworld)

58 Respostas para “Como o SOPA e o PIPA afetariam a internet e o mercado de games”

  • 20 de janeiro de 2012 às 17:16 -

    leandro(leon belmont) alves

  • ainda bem que o Obama acabou com essa palhaçada. ou pelo menos foi isso que disseram no Twitter. ao invés de cuidarem dos terroristas e aumento de emprego dos EUA, uns politicos desocupados cheios da grana, fazem isso para ferrar com a vida dos outros. e o Twitter acabaria. e cara, até baixar um inocente Wallpaper seria crime?

    sinais do fim de 2012??? talvez….

    • 21 de janeiro de 2012 às 00:15 -

      AizomeChaos

    • Provavelmente,é,os maias eram muito fodas xD

    • 21 de janeiro de 2012 às 00:47 -

      Kubrick Stare Nun

    • Obama não “acabou com essa palhaçada”, quem acabou com essa palhaçada foram o povo que se revoltou com isso tudo e derreteu as linhas de telefone em Washington te tanto ficar ligando para o congresso e para o senado. O Obama e o resto dos políticos começou a falar que eram contra a s.o.p.a e a p.i.p.a DEPOIS de já perceberem que o povo era totalmente contra essa legislação. ANTES da revolta popular os políticos eram todos a favor da sopa/pipa porque estavam todos recebendo um lobby bem gordo (100 milhões de dolares) da RIAA, da MPAA e de seus associados.

      Político é tudo uma raça de duas caras que sempre irá abusar do povo sempre que for lucrativo e o povo não se rebelar.

  • 20 de janeiro de 2012 às 19:50 -

    Erik Costa

  • Eu fico imaginando a bagunça que o planeta viraria se essa lei fosse aprovada… Quem aqui nunca pediu uma música na rádio para grava-la em uma fita (e ficava morrendo de raiva quando a rádio colocava uma vinheta no meio da música)? Pirataria SEMPRE existiu e SEMPRE vai existir! Não importa quantas leis aparecerem. não importa quantos sites caiam, sempre haverá um jeito de piratear, sempre haverão pessoas criando maneiras de dar a volta.

    • 20 de janeiro de 2012 às 19:30 -

      Diogo Farias

    • HaHAUHASHA
      As propagandas da rádio no meio da música davam muita raiva hein!

  • 20 de janeiro de 2012 às 17:54 -

    Henrique

  • Esses americanos são muito bobinhos, eles não precisam do SOPA, não existe petróleo na internet…

    • 21 de janeiro de 2012 às 00:53 -

      Kubrick Stare Nun

    • Mas tem gente na internet que não gosta de ver eles fudendo com o mundo todo, e isso já é o suficiente para eles quererem censurar-lá. Uma fonte de informação que pode transmitir notícias que contradizem as mentiras que eles contam nas “Fox News” da vida não é bom para os negócios deles.

  • 20 de janeiro de 2012 às 17:59 -

    Bruno

  • SOPAthetic!
    Piadinha velha, mas não resisti ;x

    • 22 de janeiro de 2012 às 19:51 -

      Edimartin Martins

    • Tem piada mais velha que:

      – Governo americano. Vão comer SOPA e soltar PIPA que vocês ganham mais.

  • 20 de janeiro de 2012 às 18:06 -

    zecarlos

  • sou contra a pirataria …mas o que estao tentando fazer vai sem duvida prejudicar muita gente,que tem como prioridade trabalho(falando artisticamente)em se tratando de brasil…imagina a bomba que vai ser se isso acontecer mesmo

    resumindo,vao impor a volta da ditadura(de forma virtual)e interferir em muitas areas nao so games ,a coisa e mais complexa do que se imagina….sem falar que certamente o governo americano vai sair ganho alguma coisa com isso vcs nao acham???essa historia de sopa/pipa ta muito mal contada,deve term muito mais coisas em jogo ai do que simplismente acabar com a pirataria

    • 20 de janeiro de 2012 às 18:27 -

      Bruno

    • “deve ter muito mais coisas em jogo ai do que simplismente acabar com a pirataria”
      Pra mim, simplismente eles querem censurar o povo. Hoje em dia está tudo censurado, a TV, rádio… menos a internet.

      • 22 de janeiro de 2012 às 19:53 -

        Edimartin Martins

      • Como assim hoje em dia TV e radio são censurados.
        Tem um monte de gente trepando no BBB e o governo nem se importa.

    • 20 de janeiro de 2012 às 22:01 -

      Alexo Mello

    • Assino embaixo. Alguns governantes se incomodaram com eventuais liberdades (poder) que a Internet demonstra/é dada ao povo e resolveu oprimir isso. E a história não demonstra que é sempre assim?

      O caso Megaupload pode até ser justificado juridicamente (afinal, vivemos sob leis), mas é preciso muito cuidado ao se tirar um site importante do ar. Não seria o mais correto “simplesmente” processar os proprietários? Com certeza muitas pessoas, entidades, empresas, escolas, organizações, fundações etc. utilizam o site para fins legitimamente lícitos. Seus dados foram sumariamente apagados sem mesmo qualquer avaliação… Isso é grave.

      Como no exemplo: é como se o blog inteiro da Arkade fosse retirado do ar por causa de algumas menções, vídeos ou links.

      • 20 de janeiro de 2012 às 23:04 -

        Renan

      • Uma pergunta: como um projeto de lei que NEM É VÁLIDO pode prender o dono do Megaupload se até hoje ninguém fez isso? Claro que pegaram ele pra exemplo, mas mesmo assim é de se pensar…

      • 21 de janeiro de 2012 às 00:59 -

        Kubrick Stare Nun

      • Renan:

        A sopa e a pipa não passaram, ainda. Mas os EUA tem varias outras leis fascistas que permitem a eles perseguir “infratores de copyright” como se eles fossem traficantes de drogas ou coisa do tipo. As corporações da industria americana do entretenimento vem subornando os políticos americanos a aprovarem leis fascistas desde a administração Clinton.

      • 21 de janeiro de 2012 às 01:09 -

        Renan

      • Não sabia que chegava a esse ponto… Chega a ser inacreditável esse tipo de coisa

      • 21 de janeiro de 2012 às 08:31 -

        zecarlos

      • olha ate acho que se eles resolvessem criar essa parada valendo apenas no territorio americano blz…a nivel global,e impossivel…muitas pessoas ao redor do mundo dependem dessa liberdade

  • 20 de janeiro de 2012 às 20:08 -

    Galileu Clark

  • Simplesmente aqueles que

    já ganham bilhões… querem mais bilhões…

    e para isso querem cortar nossos braços por

    termos posto nosso dedo no ventilador…

  • 20 de janeiro de 2012 às 20:17 -

    Samuel Lamim de Carvalho

  • Seria interessante essas *&%$@! de Senadores, do mundo inteiro, se mobilizar para resolver algo mais grave, como a falta de moradia popular para os transeuntes ou resolver o problema da fome nos países pobres. Quem sabe usar esse salário deles para uma coisa que presta hein? Vão se *&!@# seus cretinos sem vergonha! Deixem as pessoas usar a internet como veículo de comunicação que é, e não fiquem inventando leis esdrúxulas como essa.

    Um bom exemplo de acabar com a pirataria no Brasil, por exemplo, seria cria uma LEI DE INCENTIVO, que acabasse com os 101% de impostos que pagamos em um maldito software. Nos gamers sofremos com isso desde sempre. Claro, que os menos possibilitados vão apelar pelo meio alternativo e não legal.

    Pensem cretinos. Não usem esses seus cabeções para escravizar suas populações.

    • 20 de janeiro de 2012 às 18:23 -

      zecarlos

    • disse tudo e mais um pouco….mas acabei de er que a tal lei sopa/pipa.ja era…desistiram dessa bagaca…se for mesmo verdade a noticia,nao teremos a tal ditadura

  • 20 de janeiro de 2012 às 18:22 -

    bob nerd

  • Eu tenho certeza que existem muitos meios criativos para amenizar os efeitos da pirataria, atitudes como as do Congresso Americano ou o FBI só conseguem estimular a pirataria, pois sempre estarão buscando meios de burlar o sistema. Ganhamos uma pequena batalha e espero que sempre o povo consiga tais feitos se unindo contra algo semelhante.

  • 20 de janeiro de 2012 às 18:26 -

    Tzar

  • Cara isso e besteira de políticos que não tem o que fazer da vida,fala serio se fosse para piratear “nos” bolaríamos um jeito(não estou dizendo que eu ou você somos piratas) mais sim que tudo se dar um jeito.

    Esses projetos de lei e tão inútil quanto as políticos.

  • 20 de janeiro de 2012 às 19:02 -

    Ana

  • Ri demais da tira, mals ae. Além da pressão de hollywood e das grandes gravadoras, pq segundo estas, ngm mais vai em shows (PFF HAHAHHAHA), teve um fato que eu só notei recentemente: daqui a pouco chega o período eleitoral nos EUA. E o Obama tava em baixa. E ele impediu o SOPA/PIPA. Muita paranóia minha?

  • 20 de janeiro de 2012 às 23:21 -

    Ruan Carlos

  • Pura idiotice. SOPA, PIPA… Existem formas mais eficazes com certeza. Isso é meio que uma ditadura, não lei.

  • 20 de janeiro de 2012 às 22:56 -

    Renan

  • 1º – SOPA e PIPA não passam de CENSURA!!!! Porque como uma lei dos ESTADOS UNIDOS pode prender pessoas de OUTROS PAÍSES. E esses projetos de lei impedem os internautas de fazer QUALQUER COISA sem a aprovação devida. Não passa de tentativa do governo americano em obter controle da internet, coisa que ninguém tem direito pois a Internet não pertence a ninguém. E não passa uma forma de as gravadoras e produtoras defenderem os seus INTERESSES, pois quem realmente acredita que elas querem defender autores ou intérpretes?

    • 20 de janeiro de 2012 às 23:46 -

      Renan

    • Pra quem conhece Metal Gear Solid 4, vai aqui uma frase e um imagem que satirizam o SOPA. http://goo.gl/TYAdi “SOPA? Sons of the Patriots Act?!?!” (Felizmente o SOPA caiu, não corro tantos riscos pelo link que eu postei)

  • 20 de janeiro de 2012 às 23:25 -

    acme

  • to me fudendo pra porra toda…não faço a minima questão de usar sequer a internet!

    • 20 de janeiro de 2012 às 23:38 -

      Renan

    • Eu chamaria isso de Paradoxo

      • 21 de janeiro de 2012 às 00:13 -

        AizomeChaos

      • Somos 2

    • 21 de janeiro de 2012 às 01:04 -

      Kubrick Stare Nun

    • Tá postando aqui é por telecinética então é? :D

      • 14 de março de 2012 às 18:22 -

        KING OF KINGS

      • kkkkkk essa foi boa, ele deve assistir filme pela mente dele kkkk

  • 20 de janeiro de 2012 às 23:58 -

    Baron Harkonnen

  • Engraçado os americanos falarem de pirataria, são uns hipocritas, eles que fazem a biopirataria vem aqui nas florestas amazonicas roubam as nossa plantas fazem medicamentos e não pagam patentes, invadem países pobres para roubar o petroleo, e falam de pirataria, o FBI tinha que rever isto tb.

  • 21 de janeiro de 2012 às 01:17 -

    Kubrick Stare Nun

  • Eu ví uma analise de um administrador de sistemas que foi públicada no Reddit e pelo que ele disse os mais afetados por essa legislação seriam sites legítimos, já a “pirataria” em sí, receberia efeitos mínimos e iria continuar existindo numa boa. Qualquer site em que usuarios podem interferir no conteudo (mesmo que seja só como uma mera seção para chat como essa aqui da Arkade) ou que contenha uma search engine poderia e muito provavelmente seria banido dos EUA, ou seja, se essa legislação passar vocês podem dizer adeus para:

    *Google (e todos os outros search engines)
    *Youtube
    *Wikipedia
    *Facebook
    *Orkut
    *Twitter
    *Yahoo

    E esses são só alguns exemplos, a SOPA e a PIPA poderiam de fato destruir a internet.

  • 21 de janeiro de 2012 às 01:25 -

    Kubrick Stare Nun

  • E o pior de tudo é que os Estados Unidos vão querer fazer com que outros países adotem também legislações iguais a essa. Recentemente a Espanha aprovou uma legislação exatamente nos mesmos moldes que a SOPA puramente por pressão dos americanos.

    Eu tenho muito medo de esses caras resolverem tentar forçar essa porcaria no congresso brasileiro também porque os nossos políticos são uma cambada de corruptos que se vendem muito facilmente e que sem dúvida iriam aceitar o lobby das empresas americanas sem nem piscar os olhos.

    • 21 de janeiro de 2012 às 01:42 -

      Renan

    • Meu post vai como resposta para suas 2 postagens. O 1º post que vc fez eu já sabia, é um absurdo total tudo isso… Quanto ao 2º post, não fazia ideia que já repercutiu dessa maneira, não tem outra explicação, é pura tentativa de expandir a dominação Americana em áreas antes inimagináveis, essas 2 leis precisam ser esquecidas da história. Muitos acham que o Google é dominador, manipulador e o escambau, mas sem ele, acreditem, o impacto será inimaginável. Google não é somente o site de buscas que se acha qualquer coisa, é um conjunto de serviços, pesquisas, tecnologias essenciais hoje em dia.

  • 21 de janeiro de 2012 às 02:01 -

    playstation3

  • isso nao foi culpa do criador do megaupload, e sim das pessoas que armazenam pirataria nele.

    • 21 de janeiro de 2012 às 02:13 -

      Renan

    • Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista), as coisas não são bem assim. É o mesmo que um cara inventar a carabina Winchester para caçar animais e alguém usar para matar um ser humano, alguém vai culpar o criador da arma por que sua criação foi utilizada para objetivos ruins.

    • 21 de janeiro de 2012 às 08:20 -

      zecarlos

    • concordo com o renan….e no meu ponto de vista,a pirataria rola solta pela internet,todos sabemos disso,a partir do momento que tem alguem ganhando grana com isso,no caso do megaupload…e crime,fato,nao precisa nem criar leis pra isso…o maior problema agora e ,e as pessoas que pagavam pra ter acesso premium,certament e nao terao sua grana de volta

  • 21 de janeiro de 2012 às 03:20 -

    Agatha Christine

  • Vai ter suicidio nessa historia hein, pô já pensou nossas vidas sem o twitter, facebook e principalmente sem o google ahhhh.

    • 21 de janeiro de 2012 às 08:48 -

      jucelio andrade

    • vai ter sim…
      é só vc paga pra usar …………..
      seu mendigo!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 21 de janeiro de 2012 às 13:14 -

    Daniel Albuquerque

  • po o megaupload era um dos melhores pra baixar, saudade da epoca que Sopa era algo que vc tamava quando estava frio ou com gripe, e pipa era algo que vc soltava na sala em frente do ventilador.

  • 21 de janeiro de 2012 às 13:45 -

    Guilherme Matheus Silva

  • quem sabe se o preço desses jogos, músicas, filmes e etc ñ fossem tão absurdos, ñ houvesse tana pirataria assim '-'

  • 21 de janeiro de 2012 às 12:42 -

    Joao

  • Eu, por exemplo, usava o Megaupload para enviar arquivos de imagens para uma editora para a qual trabalho. Preparo os arquivos em casa e, como tudo ficava sempre com mais de 50 Mb, era a melhor opção.
    A SOPA é tão absurda quanto dizer que se deve tirar todos os automóveis de circulação pois eles estão envolvidos em acidentes. O fato de haver pirataria na Internet não quer dizer que todos pirateiam.

  • 21 de janeiro de 2012 às 13:00 -

    Kiro

  • Na boa, eu acho mais que o SOPA em vez de acaba com a pirataria, vai é aumenta. Porque imagina tipo, a pessoa tem uma musica ou um filme no PC que um amigo não tem, ai essa pessoa vende esse filme por tau preço pra esse amigo ou coisa e tau, eu conheço pessoas aqui que com certeza fariam isso ^^ para min, é pura idiotice esse negocio de ”acabar com a pirataria na internet” isso sempre vai ter e.e com SOPA (acho que vai c maior) ou sem.

  • 21 de janeiro de 2012 às 15:25 -

    rodrigo

  • SOPA? Curto com bastante pimenta =]

  • 21 de janeiro de 2012 às 18:43 -

    Edu

  • esses politicos sao na maioria uns inuteis mesmo aff
    vou me usar como exemplo, eu tenho um pc aqui em casa e a um tempo atras eu baixei o Call of Duty MW3 da net, SALVEI O JOGO EM 3 DIAS, e sabe quanto custa esse jogo para PS3?
    170 reais e olhe la….
    po*** nao vale nem um pouco a pena pagar isso tudo num jogo e a sua felicidade em joga-lo acabar em meros 3 dias, ou menos dependendo da pessoa!
    Os caras tao inventando moda e vai dar tudo em merda no final.
    Daqui a pouco vao fazer a 3ª guerra mundial pela rede aff.

  • 21 de janeiro de 2012 às 18:44 -

    wesley

  • só tenho cinco palavras e sao:
    lei do vai da merda

  • 21 de janeiro de 2012 às 21:19 -

    mateus

  • eles fazem isso pra mandar nas informações vazadas como a do wikileaks de assim esconderem a verdade.eles podem invadir os países dos outros roubar ideias e afetar a economia isso não é ilegal né.a união europeia também é tudo bando de safado.

  • 22 de janeiro de 2012 às 11:27 -

    Cristiano Palmer

  • Como o brasileiro é BURRO!!! Mas burro mesmo!! Essas leis seriam ótimas para o Brasil, que é um pais emergente aparecendo no mundo, só não aparece pq o povo é muito burro! Essa lei aplicaria a conteúdo de direitos autorais estado-unidenses, abrindo um mercado colossal para nós, criarmos nossos próprios filmes e publicar usando nossa criatividade, onde você seria o dono dos direitos, e venderia para eles, os norte-americanos, que estariam sobre estas leis! As leis anti piratarias do Brasil já são assim, mas como o povo é burro não protestou quando foram aprovadas, mas o povo dos EUA são mais espertos que nós, pq além de derrubarem a proposta, convenceram os macacos do Sul a apoiarem e continuarem a encher seus bolsos de dinheiro!!! O povo BURRO!

    • 22 de janeiro de 2012 às 14:58 -

      Renan

    • Brasileiro é tão burro que fica feliz com uma lei que iria prejudicar a internet ATÉ MESMO PRO POVO BRASILEIRO, postou link dou youtube com um clipe que viola direitos autorais? TÁ PRESO!!! Brasileiro é burro demais mesmo, tanto que não enxerga o quadro todo da situação. Como se o Brasil pudesse vender direitos autorais pros Estados Unidos ou como se essas leis fossem beneficiar em algo aqui, hahaha, me faça rir…. Cada uma que eu leio….

      • 26 de janeiro de 2012 às 23:14 -

        Cristiano Palmer

      • Realmente! Pessoas burras pensam pequena! Leis dos estados unidos para solo dos estados unidos! Mas que povo Burro! Ainda bem que vou embora desse pais de ignorantes que pensam pequeno como uma ameba!

  • 22 de janeiro de 2012 às 12:18 -

    KING OF KINGS

  • quando eu vi isso pela primeira vez eu pensei que era zuação com esses nomes

    • 22 de janeiro de 2012 às 12:22 -

      KING OF KINGS

    • tava demorando isso acontecer tava certo q uma hora o outra a farra ia acabar

  • 24 de janeiro de 2012 às 21:35 -

    Diek

  • Ae não sou a favor dessa lei nem agora e nem nunca, poxa eu sei que quem faz o filme quer lucrar muito pelo feito..mas imagina o qual dificil sera assistir um filme lançado la nos EUA ? Quando chegar o filme aqui nos cinemas ja teram lançado umas 2 versoes do filme. Bom eu não faço pirataria mas adoro baixar filmes e deixa-los no meu PC. Não revendo nada que pego na net pois é muito facil conseguir e tem mais, eles lucram o bastante pra ficar com essa lenga lenga ae, mas pode acreditar isso é algo muito serio porque so estamos vendo esse fato, mas tem outra coisa por traz disso.

  • 26 de janeiro de 2012 às 23:51 -

    Diana

  • Eu acho que vão todos arder no quinto dos infernos. Os apoiadores do SOPA e PIPA, claro. Vão ter que sair presos também. Fiança coletiva, olha a globalização até no crime. \o/
    Vou ter que morrer na prisão pelas milhares de imagens que copiei no meu caderno, no colégio. HAHA
    Esse pessoal ainda não entendeu o verdadeiro sentido da rede mundial de computadores… É uma rede, uma conexão, não uma ilha de um homem só. Estão esquecendo o equilíbrio. Não é para ser só pirataria. Também não é para ser só “propriedade privada”. Simplesmente não se tem solução para isso, só podemos escolher compartilhar ou não. Enfim… Ainda não vi a bancarrota de nenhuma grande gravadora/produtora/desenvolvedora (ou qualquer outra coisa) por aí, que são as que mais reclamam, por sinal.

    • 26 de janeiro de 2012 às 23:59 -

      Diana

    • E mais, site de upload pode ser considerado serviço na internet e as pessoas que o utilizam tem direito de processar quem apagou seus arquivos sem um procedimento devidamente legal, ou seja, com defesa, decisão e tudo mais. Se eu tivesse arquivos meus (leia-se: sem violação autoral nenhuma) disponibilizados lá como necessidade para realização de trabalho, por exemplo, “a cobra iria fumar”, como dizia a vovó.

  • 14 de março de 2012 às 18:23 -

    KING OF KINGS

  • o criador do megaupload era o numero 1 no mw3 online kkk

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *