Conheça o Recoverit, feito para recuperar fotos e vídeos apagados de seu computador

12 de maio de 2019
Autor: Junior Candido

Conheça o Recoverit, feito para recuperar fotos e vídeos apagados de seu computador

Um dos maiores problemas da nossa geração está com o cuidado com os nossos arquivos e fotos. Um pequeno deslize e pronto: nossas fotos e vídeos das férias vão para o beleléu. Ou nossos arquivos de trabalho vão para o espaço, deixando a nossa vida um caos. Mas sim, é possível recuperar estes arquivos.

O Recoverit, da Wondershare, promete este tipo de busca, trazendo alívio para quem achava que nunca mais iria recuperar aquele arquivo ou foto tão importante. De acordo com a desenvolvedora, o aplicativo recupera completamente os arquivos perdidos ou apagados, incluindo a recuperação de vídeos apagados, fotos, áudio, música, e até e-mails.

Ele também suporta recuperação de dados a partir da lixeira, HD, cartões de memória, pendrives, câmeras digitais e filmadoras. O aplicativo ajuda situações envolvendo dados excluídos acidentalmente, formatação, disco corrompido, ataques de vírus e falhas de sistema.

Além de recuperar dados do computador, e dispositivos externos, o aplicativo busca até arquivos perdidos no iMovie. Quem tem Mac sabe como é complexo lidar com os softwares da Apple, porém, a empresa garante seu funcionamento, na busca de projetos perdidos.

A Interface do produto é simples e fácil de entender. Minimalista ao extremo, o aplicativo, em português, é direto ao ponto, e já se abre oferecendo as opções disponíveis. É possível restaurar fotos e vídeos apagados da lixeira, do disco formatado, da partição perdida, dos dispositivos externos, de ataques de vírus, de dados bloqueados por bloqueio do sistema, além de uma geral, que faz uma busca produnda no aparelho.

Veja só:

Conheça o Recoverit, feito para recuperar fotos e vídeos apagados de seu computador

O que o Recoverit recupera

Nos testes, o software recuperou vários tipos de arquivo. A Wondershare garante que ele consegue recuperar todos os principais tipos de arquivos existentes. Reconhece várias extensões de arquivos de textos, imagens, vídeo, e áudios. Além de arquivos compactados e registros de sistema. A iniciativa da desenvolvedora é a de investir em uma solução completa, e é o que nos é apresentado desde a tela inicial.

Este menu inicial, inclusive, é excelente para direcionar as buscas, e ser facilitador. Sabemos que pessoas nestas situações estão, na maior parte do tempo, tensas e nervosas. Afinal, perder um arquivo não é uma coisa muito legal de acontecer. Assim, o programa já busca direcionar o usuário direto para o seu ponto de interesse. Fazendo uma busca na lixeira, ou no dispositivo externo. Claro, em caso de escolha de um dispositivo externo, é preciso escolher o disco em questão. Mas sempre com menus claros e intuitivos.

Uma vez escolhida a opção adequada, e o disco, se necessário for, basta esperar o programa fazer a varredura. O tempo, obviamente, vai depender de vários fatores. O tamanho do seu HD, ou disco externo, a condição a qual ele se encontra, e as configurações de seu computador serão determinantes para que a busca dure de cinco minutos a cinco horas. Entretanto, em casos de busca em um computador, apesar da angústia em alguns casos, é um processo que exige paciência. E, da maneira adequada, sua busca é realizada.

Uma coisa interessante é que, em qualquer caso, o software te avisa do problema, e te ensina como resolver. Achei muito interessante o fato do software te convidar a usar o celular, e fotografar a tela, uma vez que o computador iria reiniciar para efetuar o processo. Dá só uma olhada:

Conheça o Recoverit, feito para recuperar fotos e vídeos apagados de seu computador

Uma vez a busca feita, você poderá ver tudo o que estava apagado. E pode ver, intuitivamente, como recuperar fotos e videos apagados. É interessante mencionar que, em discos com boas condições, que você utiliza o programa para achar um arquivo excluído acidentalmente, você vai achar arquivos que nem lembrava de sua existência. Já em discos sofridos, que contam com diversos problemas, a eficácia será menor. Entretanto, o programa encontra todos os arquivos, na medida da qualidade do disco em questão.

Aqui posso mencionar outro ponto interessante do software. O Recoverit não é gratuito, mas permite que você baixe o programa gratuitamente em seu site, para que você possa conferir, antes de comprar, se você consegue encontrar seu arquivo perdido. O que é muito útil em casos de buscas em dispositivos mais danificados. O programa vai varrer os setores, é claro. Entretanto, há casos que o disco está tão problemático, que o software não funcionará da maneira adequada. Assim, você não gasta dinheiro com algo que não será útil, naquele momento.

Como é possível recuperar fotos e arquivos perdidos?

Os discos de armazenamento são capazes de armazenar arquivos por longo tempo. Quando um arquivo é excluído, ele vai para alguma lixeira. E, uma vez a lixeira limpa, o arquivo deixa de ser exibido no sistema, porém ele é sobrescrito. Isso significa que o arquivo ainda está lá, precisando, assim, de um software específico que o encontre, e o faça voltar a ser exibido.

Os arquivos podem ser excluídos por várias questões. Desde a exclusão feita pelo próprio usuário, intencional ou não, passando pela formatação, algum ataque envolvendo vírus, ou mesmo falha no sistema operacional, são vários os fatores que “colaboram” para a perda de fotos, documentos, e tudo o mais que esteja armazenado.

Assim sendo, o ideal, em caso de perder algum documento, é a de manter a calma, e de evitar usar o sistema, para que o arquivo excluído fique mais fácil de ser encontrado. Com o programa realizando a operação, fica mais fácil, desta forma, reencontrar o arquivo perdido.

Em casos de falhas no sistema, manter a calma também é fundamental. Antes de buscar mexer no sistema operacional, o que pode resolver, ou piorar o problema, é importante buscar seu arquivo perdido. Logo depois, aí sim poderá ser feito qualquer outra operação, sem riscos.

Como o próprio Recoverit mostra em sua tela inicial, muitos são os dispositivos e as maneiras de se perderem arquivos. Assim o programa promete oferecer variadas maneiras de “salvar a vida” de muita gente, com a busca dos arquivos. E assim, a promessa de encontrar fotos e documentos há muito perdidos. E também com a devida recuperação, que, por sinal, também pode funcionar como um aviso que, para evitar que isso aconteça, a prática do backup possa ser mais constante. Mas, de qualquer forma, hoje em dia, há sim, boas maneiras de recuperar aquele arquivo tão importante, que sumiu do nada, por qualquer razão.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *