Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android

12 de novembro de 2019
Autor: Junior Candido
Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android

Com os games de celular cada vez mais em alta, como os jogos da Apple Arcade, ou os títulos que fazem sucesso no mundo online, como Free Fire ou Asphalt 8, a procura por controles que permitem curtir estes games está cada vez maior. Assim, as fabricantes buscam, a cada vez, oferecer melhores produtos para este fim.

Entre elas, temos o Legend. O controle da OEX, o G200, promete boa pegada, facilidade de conexão Bluetooth em Android e PC, além de propor elementos extra, como função turbo, função mouse, e um direcional baseado no Elite, o controle especial do Xbox One.

A OEX gentilmente nos cedeu uma unidade do controle para testes, e você irá conhecer conosco mais uma interessante opção para a jogatina, seja ela no smartphone ou no PC.

Design: boa pegada e bom acabamento

Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android

O controle se mostra bem em sua construção. Um pouco mais pesado do que o comum destes controles sem fio para smartphone (pesa um pouco mais do que um controle de PS4), ele não foi feito para ser uma alternativa “portátil”. Embora existam controles com tamanho menor, e feitos para serem levados junto para a jogatina, a proposta do Legend é oferecer uma jogatina melhor.

Com acabamento emborrachado, o controle oferece bom conforto e aderência na hora de jogar. Com uma pegada firme, dá pra jogar por mais tempo os games, sem incômodo nenhum. O controle também oferece duas alavancas analógicas, de boa pegada, e um direcional em cruz, mas com “cara de Elite”.

O controle tem o layout de botões e direcionais do Playstation, mas mistura a nomenclatura dos botões entre o console da Sony e o Xbox. Assim, você tem os botões ABXY, no mesmo formato do Xbox, mais os botões de ombro L1, R1, L2 e R2. A configuração foi feita, claramente, para facilitar na jogatina no PC. Os botões, inclusive, tem iluminação com cores diferentes, o que fica bem legal de se ver, dando um ar mais moderno para o produto.

Ele tem uma porta micro USB para recarga, que oferece um pequeno espaço para proteger o cabo, evitando desconexões acidentais. E ainda oferece um suporte para acoplar o smartphone. Este suporte, que aceita todos os smartphones com até 6.2″ se mostra com uma dobra firme, e boa pegada, não dando a impressão de que o seu celular vai cair dali a qualquer momento.

No geral, o design do controle é bem interessante. A impressão que o Legend passa é de que ele é um controle para ser usado em casa, mesmo se você só usá-lo em seu smartphone. Claro que dá pra colocá-lo em uma mochila, mas ele não foi construído como uma proposta “a todo lugar”. É mais para quem quer jogar seus games em casa, depois de um dia de trabalho, e quer um produto de bom acabamento e boa pegada.

Funções – Tem vibração e até mouse

Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android

Conectar o controle é bem simples. Basta apertar o botão Home mais o X por dois segundos e os leds indicativos piscarão rapidamente, indicando estar pronto para o pareamento. Com o seu Android, ou PC, basta encontrá-lo, e conectá-lo. Feito isso, tudo pronto para a jogatina. O Led esquerdo indicará a conexão, ficando estável, e mudará a iluminação de acordo com o uso da bateria.

O controle também tem vibração, mas apenas no PC. Com games compatíveis, você tem uma opção a mais de jogatina, curtindo o “rumble” nos momentos que lhe cabem. Dentro do compartimento para colocar o smartphone, há o botão turbo e clear, para quem gosta destas funções. O botão Home comanda as funções do controle, incluindo uma bem curiosa. O controle pode ser usado como mouse.

Embora os leds indiquem os números 1, 2, 3 e 4, pouca gente jogará entre quatro pessoas em algum game. Mas, o Led esquerdo indica que o controle está conectado, enquanto, se você apertar o Home uma vez, o Led muda para o lado direito, o transformando em mouse. Ou seja, com o mesmo controle, em um simples apertar de botão, você pode comandar o seu smartphone ou celular, sem a necessidade de um mouse por perto. Isso é excelente, por exemplo, em casos como uma jogatina de PC em uma TV, ou para não precisar mexer no celular colocado no suporte. Boa sacada.

A sua bateria também oferece um bom tempo de jogatina. Com bateria de 3.7V/300mA, você não precisará de muitas recargas. É claro que, conforme o seu uso, o controle será carregado mais devagar ou mais depressa. Mas, no geral, uma ou duas recargas semanais serão o suficiente. Lembrando que, com cinco minutos de inatividade, ele se desconecta sozinho, para poupar bateria. É, no fim das contas, um controle com “funções de controle”, mas com este extra da “função mouse”, que pode ser bem útil pra muita gente.

Hora de jogar – conexão prática e rápida

Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android

Uma vez conectado no seu dispositivo Android, o controle se apresenta muito bem. Praticamente todos os games atuais, que suportam controles, funcionam de maneira direta, sem a necessidade de configurações. No Android, joguei Real Racing 3, Asphalt 8, Stardew Valley, Stranger Things, e os games da Sega Forever, como Sonic 2, Streets of Rage 2, ou Comix Zone. Todos eles rodaram de maneira direta, e apresentaram um ótimo gameplay.

Jogos de corrida, em especial, se mostraram como uma grande surpresa. Real Racing 3, configurado para acelerar e frear no controle, se tornou um game muito divertido. Enquanto jogos de plataforma praticamente se transformam, para quem está acostumado com os “direcionais” na tela.

Com emuladores, o controle também se mostrou muito bom. Embora seja necessário o mapeamento dos botões antes de jogar, todos os emuladores testados no Android funcionaram muito bem. Joguei Super Nintendo, Mega Drive, NES e MAME no controle, e, devidamente configurados, todos os jogos rodaram muito bem.

Mas, falando em Android ainda, a grande surpresa foi a conectividade do Legend em uma Android TV. Possuo um Fire TV, da Amazon. Que, embora tenha um OS proprietária da corporação, é baseada em Android. Ao conectá-lo, o controle não só serviu para jogar de maneira direta os games instalados, mas também controlou toda a Fire TV. Dispensando o controle remoto do dispositivo, deu pra navegar entre aplicativos, e mexer nas configurações. O que facilita muito, neste caso, pois você só precisa de um dispositivo para jogar, e para trocar de game.

Já no PC, a conexão é diferente. Você precisa segurar o Start com o controle desligado, colocar o cabo USB no PC, e segurar o botão Home até o Led sair do lado direito e ir para o esquerdo. O controle vira um bom dispositivo para o computador, compatível com os games que aceitam tal configuração. Mas, para outras situações, incluindo games que possivelmente não o aceitarão, o próximo tópico terá ajudas bem úteis para isso.

Usando o Legend em outros dispositivos

Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android

Oficialmente, e em seu manual, a OEX diz que o Legend é um produto feito para Android e PC. Porém, por suas conexões bluetooth e USB, testei em outros aparelhos, para ver se é possível curtir o dispositivo em mais lugares. Comecei com o Playstation 3, mas não houve êxito na conexão, com o controle se desconectando logo quando o console o reconhece.

No Playstation 4, o controle chegou a ser conectado, mas ficou sem função. Ele é adicionado como um dispositivo bluetooth, fica listado, mas aparentemente, o console o reconhece como um teclado sem fio. Mas, no Mac, tive uma agradável surpresa. O controle reconheceu via Bluetooth, mas nenhum game ficou compatível.

Entretanto, com a ajuda de um programa de mapear teclado, como o Enjoyable, foi só criar perfis específicos para cada game do meu interesse e pronto: jogatina sem fio com o controle da OEX. Tal mapeamento também funciona no Windows, e a gama de jogos compatíveis, sem a necessidade do cabo, cresce ainda mais.

Já no iPhone, nenhum sucesso. Gostaria muito de curtir os games do Apple Arcade no smartphone, mas as “portas fechadas” da Apple ainda fazem do sonho de “ter qualquer controle compatível” com o seu celular algo muito distante. O aparelho é conectado via bluetooth, mas não serve para nada.

No fim, o conselho é o seguinte: teste com todos os dispositivos que você achar legal curtir com o seu controle. O Legend foi feito para Android e PC, e neles, funciona muito bem. Mas, é possível sim explorar novos meios de aproveitá-lo, incluindo um Xbox One (que não testei por não possuir um no momento), por exemplo. Mas fica uma “bronca”: pelo preço do controle, poderia vir, facilmente, um dongle USB para jogar sem fio diretamente no PC, ou em aparelhos compatíveis.

Conclusão: Um bom controle para PC, uma ótima opção para Android

O Legend G200 da OEX é um bom controle de PC, com sua vibração e boa conectividade. Mas é no Android que o controle brilha. Conexão direta, a não necessidade de configurar praticamente nenhum game que suporta controles, um bom consumo de bateria e uma excelente pegada fazem dele uma ótima opção para curtir seus games no smartphone, tablet, ou Android TV.

Para o PC, há opções mais completas no mercado, mas a sua função “2 em 1” o fazem um ótimo aparelho para jogar no computador, se você também curte jogar no smartphone. Talvez apenas algumas melhorias para o futuro, como a soma de um dongle, como mencionei, ou mesmo a possibilidade de conectar dois dispositivos, trocando-os com o botão Home (algo que o mouse MX Master 2S da Logitech faz), seriam interessantes de ser levadas em consideração pelo time de desenvolvimento.

Especificações do OEX Legend G200

• Conexão Bluetooth 
• Frequência: 2.4Ghz 
• Controle sem fio para Android e PC 
• Acabamento emborrachado 
• Bateria de lítio recarregável via USB 
• Suporte acoplado ao gamepad com ajuste de posição e altura, suportando smartphones de até 6.2” 
• Smart Vibration e função TURBO 
• Botões Home, A, B, X e Y com iluminação 
• Com quatro botões funcionais: L1, L2, R1 e R2 
• Dimensões: 16 x 13 x 5cm 
• Peso: 239g

2 Respostas para “Conhecemos o Legend, o gamepad bluetooth da OEX, pra PC e Android”

  • 12 de novembro de 2019 às 22:40 -

    Helinux

  • Great!!!! muito bom!!!! gostei

  • 13 de novembro de 2019 às 09:24 -

    Marcos Delai

  • Gostei! Estava procurando uma opção para meu Android.
    ;)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *