Jogo para iPhone inspirado em (ou seria copiado de?) StarCraft

2 de dezembro de 2010

Jogo para iPhone inspirado em (ou seria copiado de?) StarCraft

Que na vida nada se perde, nada se cria, tudo se copia, não é novidade. Mas StarFront beira o ridículo.

O jogo de estratégia, exclusivo para iPad e iPhone, retrata a guerra entre seres humanos e duas raças alienígenas (uma similar a insetos e outra bastante evoluída, com poderes psíquicos) por um setor no Universo que possui um mineral valiosíssimo.

Você provavelmente já deve ter visto isso em algum lugar. Talvez num jogo chamado StarCraft, que também retrata a guerra entre seres humanos e duas raças alienígenas (uma similar a insetos e outra bastante evoluída, com poderes psíquicos) por um setor no Universo que possui um mineral valiosíssimo.

A “inspiração” não para aí: até mesmo a armadura dos soldados humanos, como você pode ver no vídeo abaixo, é copiada da vestimenta dos marines de SC2.

O que mais impressiona é que o jogo tem um trabalho gráfico muito bem feito, não podiam ter investido um pouco mais em um game designer mais criativo? O gênero de ficção científica é vasto o suficiente para se elaborar algo mais original, não?

(Via Kotaku)

16 Respostas para “Jogo para iPhone inspirado em (ou seria copiado de?) StarCraft”

  • 2 de dezembro de 2010 às 17:34 -

    Rafael Valéri

  • Na boa? Os principais sucessos da Gameloft pra iOS ( Vide Modern Combat 2 e NOVA) são cópias descaradas de Call of Duty e Halo por exemplo. Só que aí entra um diferencial, osm caras copiam sim, mas fazem MUITO bem feito, tanto que os dois games que citei acima são ESCELENTES, não deixam a desejar em nada.

    Acho que é totalmente válido, se as empresas "originais" não se mexem, a Gameloft aproveita o hype e faz bem feito o produto, quer receita melhor pra sucesso?

    • 2 de dezembro de 2010 às 17:40 -

      Rafael Valéri

    • *EXCELENTES* antes de mais nada…

  • 2 de dezembro de 2010 às 17:39 -

    malcan

  • A gameloft vive disso. Ela tb tem um clone de call of duty mw2 pro ipod e ipad.

  • 2 de dezembro de 2010 às 17:59 -

    Estolano

  • Concordo com o Rafael, os "clones" da gameloft são muito bem feitos, como Soul of Darkness para celulares e DSi.

    Mas vale lembrar, que Starcraft não é a ultima palavra em originalidade, sem pensarmos Nos Space Marines, Eldars e Tyranids de Warhammer, não é mesmo???

    Olhem esa matéria da kotaku: http://kotaku.com/5591285/before-starcraft-there-

  • 2 de dezembro de 2010 às 18:19 -

    Raphael

  • É.. nada se cria tudo se copia.. mesmo!

  • 2 de dezembro de 2010 às 18:20 -

    Rafael_pk

  • Acho que o objetivo é ser parecido mesmo, pra vender como se tivesse a mesma cara.

  • 2 de dezembro de 2010 às 20:51 -

    caio

  • gameloft podia se chamar gamecopy. Nem vamos discutir originalidade dos jogos da blizzard porque é ela é a mais criativa da atualidade, tanto no enredo quanto no estilo de jogo. (Nunca se viu tanta tecnologia estratégia como se viu em Starcraft, quando foi lançado; e nunca se viu um enredo tão épico como se viu no Warcraft 3 e Frozen Throne)

    • 2 de dezembro de 2010 às 21:56 -

      Aero

    • Na minha opinião a Gameloft inova (e muito) afinal de contas qual outra produtora de games tem peito para clonar jogos famosos tão descaradamente?

    • 2 de dezembro de 2010 às 22:00 -

      Aero

    • E se você acha mesmo que tem alguma coisa de original e criativa no Starcraft então experimente jogar um certo jogo de estratégia lançado um ano antes do primeiro Starcraft chamado "Dark Colony" que ai sim você vai ter uma idéia de quem clonou quem.

  • 2 de dezembro de 2010 às 21:57 -

    Mobile Gamer BR

  • Pessoal aqui parece que não conhece a Gameloft, pois é, ela costuma fazer isso com inúmeros games.

    Olhem pelo lado bom, pelo menos temos versões "parecidas" com grandes franquias que do contrário, jamais veríamos no iPhone ou em qualquer plataforma móvel.

  • 3 de dezembro de 2010 às 00:45 -

    Raphael

  • Não somos contra a ideia da Gameloft, é claro que é bom ver títulos bons transportados a outras plataformas, porém acreditamos (e muito) na criatividade. Aliás, prezamos tanto por isto que pretendemos dar um peso a mais no quesito inovação aos jogos que analisarmos a partir de 2011 (o multiplayer de Assassin's Creed: Brotherhood é um belo exemplo de inovação em um estilo de jogo já saturado). Inspirar-se é uma coisa, copiar é outra completamente diferente. Não há como negar que o jogo é de qualidade, os gráficos são muito bons e a jogabilidade também pode ser, porém como foi comentado, o que custava inovar um pouco? O genero sci-fi é muito aberto a inovações.. Enfim, é uma jogada comercial que vem dado certo. O bom e velho paradoxo entre o que é (relativamente) bom e o que vende.

  • 3 de dezembro de 2010 às 08:24 -

    Renan

  • Enquanto tiver pessoas pra comprar as cópias descaradas, então elas continuaram sendo produzidas.

  • 4 de dezembro de 2010 às 07:18 -

    Orc

  • O próprio StarCraft é uma cópia descarada de Warhammer 40.000 quando este ainda era um jogo de tabuleiro, com poucos games para PC inspirados nele.

    Os Terrans são clones dos Space Marines (principalmente nas armaduras, embora não tenham o fanatismo dos humanos de Warhammer), os Protoss são uma mistura de Eldar e Tau e os Zerg são cópia total dos Tyranids (que por sua vez são cópias do Alien, o Oitavo Passageiro).

    Esse daí é a cópia da cópia da cópia…

  • 4 de dezembro de 2010 às 20:52 -

    Karl

  • Espero que lancem para o pc.

  • 1 de janeiro de 2011 às 18:26 -

    beduschi

  • um ve que o outro ta fazendo sucesso ja que imita

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