Cyber Citizen Shockman, clássico do PC Engine esquecido no Japão, chega ao ocidente 34 anos depois

11 de maio de 2023

O PC Engine (ou TurboGrafx-16) nunca foi um grande sucesso no Ocidente, e muito menos no Brasil. Mesmo assim, o console possui bons jogos, como Shockman, da Winds, que chegou deste lado do planeta em 1992. Em tempos nos quais os games tinham lançamentos bem esquisitos, o game que chegou aos EUA era, na verdade, a continuação de um jogo que havia sido lançado em 1989.

O jogo em questão é o Kaiizou Choujin Shubibinman, que jamais havia sido lançado fora do Japão. Porém, três décadas depois, o game enfim cruzará o mundo e chegará para mais países, pois a Ratalaika Games trará o Cyber Citizen Shockman, que é como o game está sendo chamado em sua versão “global”.

O game, que chega já neste dia 18 de maio, terá versões para consoles PlayStation e o Nintendo Switch, enquanto o Xbox, que terá uma versão, ainda não possui uma data de lançamento.

Esta é a descrição da história do jogo da eShop da Nintendo:

Abra caminho cortando e atirando nos robôs que estão atacando a cidade de Shockman!

Tudo estava ótimo para Tasuke e Kyapiko até um dia fatídico quando acordaram como o ciberneticamente aprimorando Shockman!

Graças ao gênio de Doc, eles receberam a oportunidade de se tornarem ciborgues e heróis da justiça com a missão de derrotar o Grupo do Mal que aterroriza a cidade. A única condição é que eles têm 18 dias para terminarem o trabalho e se tornarem humanos novamente.

Cumpra seu destino como herói da justiça e restaura e paz na cidade!

O game já está disponível em pré-venda na eShop da Nintendo, por R$ 29, e na PlayStation Store, que ainda não tem o seu preço divulgado. O jogo virá adaptado para o inglês, embora possa ser jogado totalmente em japonês, além de trazer uma nova galeria de artes digitalizadas, opção de retroceder o game, caso erre, save state e filtro CRT.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais