Darkest Dungeon lança uma nova luz sobre os RPGs

19 de abril de 2014

Darkest Dungeon lança uma nova luz sobre os RPGs

Um sistema de combate inovador, uma identidade visual impecável e um gameplay com uma abordagem extremamente intensa! Definitivamente não é à toa que Darkest Dungeon está causando um frisson no mundo dos RPGs.

Mesmo com a versão completa longe de ser disponibilizada (o jogo sai apenas em janeiro de 2015), Darkest Dungeon já está dando o que falar e o que esperar aos fãs de RPGs. E não é para menos, afinal o roleplay em si é de longe o grande diferencial deste game.

Darkest Dungeon lança uma nova luz sobre os RPGs

“Para trás, vocês! Todos vocês!”

A humanização dos personagens é o ponto central de toda a mudança incrível que acontece no gameplay: os personagens deixam de ser meros utilitários dentro da party (onde clérigo serve para curar e Knight serve para tomar/dar porrada, por exemplo) e ao invés disso são abordados com uma profundidade digna dos tão queridos RPGs de mesa.

Em cada dungeon, a cada dano sofrido, a resolução, a coragem, a calma e outros atributos psicológicos dos personagens são testados e, de acordo com os resultados, se refletem na efetividade e no modo de combate de cada um deles.

“Imagine se um Crusader fica estressado e entra em depressão pela situação de ver caveiras e lutar contra mortos vivos… aí a party acampa e tenta encorajá-lo, dizendo que tudo vai ficar bem, mas ele grita com outro membro, que por sua vez se torna ofensivo e começa a causar problemas para o resto do grupo (…) As batalhas não são só sobre poder de fogo”, disse Tyler Sigmon, um dos co-criadores do game em entrevista ao canal ArcademiaTV.

Darkest Dungeon lança uma nova luz sobre os RPGs

“Acalme-se, irmã. Nós vamos prevalecer” – acalmar e encorajar a party é uma tática importante no jogo.

Some a tudo isso um modo permadeath et voilà: temos um gameplay extremamente complexo, beirando o real e simplesmente in-crí-vel!

A identidade visual, a soundtrack e também as narrações são outros fatores que mostram o cuidado que foi posto em cada pedacinho do game. É só dar uma olhada no trailer e já dá para perceber que todos os aspectos foram muito bem pensados e tratados com carinho durante toda a produção:

Para mim, o jogo é animal! Mas diz aí: vocês gostariam de jogar um RPG com um gameplay denso assim?

(Via: Darkest Dungeon)

13 Respostas para “Darkest Dungeon lança uma nova luz sobre os RPGs”

  • 19 de abril de 2014 às 12:43 -

    Juliano Muller

  • Vinícius Heuerter

  • 19 de abril de 2014 às 12:43 -

    David Veiga

  • Traço lembra as memórias de The Witcher né Ulisses Filho?

  • 19 de abril de 2014 às 13:43 -

    Caio Cezar Ticon Kobama

  • ai Lincoln Souza

  • 19 de abril de 2014 às 13:35 -

    Vgurugo

  • Qdo a produtora sabe fazer um trailer é outra coisa, mesmo sendo indie fica animal e melhor q muitos trailers de jogos famosos porai, eu tava lendo o texto pensando em mais um rpg normal, mas esse trailer me cativou, animal!! Shut up and take my money!!

  • 19 de abril de 2014 às 16:43 -

    Luut William

  • Vitor Lanius Martins Fabricio Wendorff

  • 19 de abril de 2014 às 22:43 -

    Wanderson Hermesson

  • 20 de abril de 2014 às 00:50 -

    Babiro

  • Sinceramente eu não gostei muito não. O game realmente é bem no estilo de RPG de mesa, que eu adoro, mas eu não consegui ver “a luz” que o game emite. O jeito é esperar lançar pra ver se me animo um pouco mais!!

    • 22 de abril de 2014 às 13:35 -

      Babebiba

    • Então, esse estilo que é muito mais próximo do RPG de mesa é que é a luz em si.
      Normalmente os atributos psicológicos não são levados em conta em RPGs ‘de máquina’, por assim dizer…

      E incluir o psicológico (como num role play pra valer) dificulta e traz pra perto da realidade… o psicológico da party é praticamente uma “barra de mana” e é preciso tomar conta dela como qualquer outro aspecto físico do personagem.

      É lindo, vai! <3

  • 20 de abril de 2014 às 12:36 -

    Bob Nerd

  • Esse vai para a minha lista. Adorei.

  • 20 de abril de 2014 às 13:43 -

    Diana Cabral

  • Sem dúvida, ainda mais por ADORAR RPGs. Fiquei curiosa a respeito dessa “influência” sobre os personagens.

    • 22 de abril de 2014 às 13:38 -

      Babebiba

    • É incrível, Di! Cada um acaba desenvolvendo uma personalidade… é super sensível e tem tudo pra ser muito fod*!

      Até o modo como eles “extravasam” quando saem da dungeon e vão pra cidade influencia no comportamento deles. Se depois da hunt você sempre levar um personagem X pra taverna, por exemplo, ele pode desenvolver alcoolismo e se tornar mais agressivo/menos domável dentro da party…

      É animal!
      <3

  • 9 de maio de 2014 às 18:20 -

    Lucas

  • Parece muito bom! Pelo menos é diferente. Deprimente e assustador. Legal mesmo.

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