Demo de Superman na Unreal Engine 5 foi colocada à venda contra a vontade de seu criador

16 de novembro de 2022

O criador de uma demo do Superman que foi criada com a Unreal Engine 5 e chamou muita atenção no início do ano, passou por uma situação bem peculiar e inesperada. Acontece que a sua demo, que era gratuita, foi “pega” por outra pessoa, colocada na Steam e ficou à venda por 11 euros.

Chamada de A Superman Style Flight Experience (UE5), o trabalhou foi feito por Tyson Butler-Boschma, que trabalhou com conteúdo da Epic Games em The Matrix Awakens, para mostrar como ficaria um game de mundo aberto do famoso super-herói. A demo ficou disponível gratuitamente no itch.io, porém ficou sabendo que, há duas semanas, alguém tinha colocado a demo para vender na Steam.

A “companhia” responsável atendia pelo nome Hero Game Studios. Butler-Boschma pediu para seus amigos compartilharem que ele não estava vendendo nada, enquanto foi aos fóruns da Steam para alertar o que estava acontecendo. A tal da Hero Game Studios denunciou o criador da demo por “discurso de ódio”, conseguindo banir o autor original do projeto. Até o momento, a Valve não havia feito nada.

Então Butler-Boschma resolveu comprar uma cópia da própria demo que havia criado, deixando um review alertando as pessoas, dizendo que se trata de uma demo gratuita, e estava sendo vendida por quem não tinha o direito de fazer isso. O criador disse que até permitiria que a demo ficasse na Steam, se ela continuasse gratuita.

A “companhia” seguiu “na defensiva”, alegando que o criador da demo era um ex-funcionário que queria ganhar um dinheiro. E chegou a efetuar uma reclamação de direitos autorais no Youtube de Butler-Boschma, em seu vídeo publicado sobre a demo, que foi colocada no ar em abril.

Foi apenas duas semanas depois, quando o caso ganhou mais notoriedade, que enfim a Valve entrou em ação, removendo a demo “paga”, e o Youtube também removeu a queixa em relação ao vídeo. Se você ainda não viu esta demo, aproveite pra conferir já:

E se quiser baixar, gratuitamente, basta visitar este link.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior