Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

18 de abril de 2021
Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

Hadouken! Uma das séries mais vendidas, conhecidas e influentes da história, Street Fighter surgiu em 1987, pelas mãos da Capcom, como tentativa de pegar carona nos games de luta que já estavam tentando emplacar em meio a um cenário promissor.

Mas foi sua segunda tentativa, Street Fighter II, que se transformou não apenas em um sucesso, mas em um furacão midiático. Em 1991, todo mundo que jogava videogame queria aprender a soltar Hadouken nos outros. O game tem uma trilha sonora inesquecível, ganhou versões até para o Master System (e feita no Brasil!) e ganha versões até os dias de hoje.

Por isso, trago hoje, para você, dez curiosidades que você pode conhecer, ou não, sobre este lendário game. Este game possui muitas outras curiosidades, mas separamos dez delas que você irá adorar conferir.

Inclusive, leia as curiosidades curtindo nossa playlist sobre Street Fighter II no Spotify, pois o que tem lá é incrível e você vai adorar!

1 – Ryu cortou as mangas de seu kimono, a fim de melhorar seu soco, após ter notado o quanto elas podem atrapalhar, pois facilitaria ser agarrado pelo adversário ao tentar atacar;

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

2 – Não é o Ken da Barbie! Ken, o melhor amigo de Ryu, para evitar possíveis e caros processos, recebeu o sobrenome Masters, para não confundido com o Ken Carson, namorado da boneca Barbie;

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II
Ken vs. Ken: quem ganha?

3 – Energias iguais! Durante o desenvolvimento de Street Fighter II, em que a Chun Li fez sua primeira ação aparição, um dos criadores do jogo, Yoshiki Okamoto, queria que a barra de saúde da bela personagem fosse mais curta em relação aos outros personagens, argumentando que as mulheres são mais fracas. A ideia, felizmente, foi descartada pelos demais designers;

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

4 – Que avião! A aeronave de fundo do palco de Guile, em Street Fighter II, é um General Dynamics F-16 Fighting Falcon, um polivalente caça da Força Aérea dos E.U.A. E, falando em aviões, a trilha sonora de Ken é inspirada em Mighty Wings, da banda Cheap Trick, que está na trilha sonora de Top Gun.

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II
A trilha do Guile é a sua favorita?

5 – O nome do lutador de Muay Thai Sagat vem do tailandês, que pode ser traduzido para algo como “interceptar”. Deve ser por isso que passar por ele é uma tarefa bem difícil;

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

6 Sucesso de venda e de público, Street Fighter II, lançado primeiro para o Arcade, depois para o SNES, e por fim para inúmeros computadores e consoles, foi o responsável pela explosão do gênero de games de luta.

Tanto que, algum tempo depois, o website GamesRadar o considerou o mais importante jogo de luta da história, por ter, segundo suas palavras, refinado todas as inovações e convenções que vieram antes dele, tornando-o um enorme sucesso com os fãs de fliperama em todo o mundo”.

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

7 – Vários nomes, e um substantivo. M. Bison, o líder da Shadaloo, se chama Vega no Japão e a mudança de nomes você já sabe que ocorreu devido a medo de processos com o boxeador, que nos EUA precisou ser renomeado para Balrog.

O que acontece é que, devido a vários idiomas, o M. de Bison acabou tendo vários significados. No Brasil, por exemplo, era comum chamá-lo de “Mister Bison” ou “Mestre Bison”. Entretanto, em todos os países uma coisa era certa: era reconhecido como um vilão e um ditador.

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II
Pra você, o M. de Bison significava o quê?

8 – Não é “made in Brazil”. O elétrico Blanka, diferente do que muitos pensam, não é brasileiro. O garoto Jimmy Blanka sofreu um acidente de avião e caiu em nosso país, no Amazonas, a caminho de visitar sua mãe.

Por aqui, até ser “resgatado” pelo grupo Shadaloo, que desfigurou sua aparência, conviveu entre os animais, adquirindo alguns hábitos. Uma história bem inspirada no clássico Mogli: O Menino Lobo;

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II

9 – As caveiras de Dhalsim. Ao contrário do que se pensava entre os jogadores, as caveiras no colar do indiano Dhalsim não são de adversários mortos por ele, e sim de crianças que morreram durante uma epidemia que atingiu sua vila. De acordo com sua cultura, é uma homenagem;

Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II
“Ioga vai” “Ioga vem”

10 – Champion Edition: Ao todo, durante seus mais de 30 anos de história, Street Fighter ganhou vários títulos no Livro dos Recordes, entre eles “Primeiro Jogo de Luta a Usar Combos” (mesmo sem querer), “Jogo de Luta Mais Copiado” e “Jogo de Luta Operado por Moedas Mais Vendido”. E até jogadores profissionais do game, como Justin Wong, estampam recordes no Guinness.

Gostou? Então, não perca o próximo texto de curiosidades sobre games. E, se quiser ver algum game nesta coluna, não deixe de trazer sua sugestão.

9 Respostas para “Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II”

  • 18 de abril de 2021 às 14:35 -

    Andre Lima

  • Caraca!! Chateado com o a Blanka not made in Brazil!! Haha

    • 18 de abril de 2021 às 18:43 -

      HELDER CHAVES

    • Amigo… Blanka É brasileiro. Sempre foi, desde o lançamento de ”Street Fighter 2”. Essa besteirada de afirmar que ele ”não é brasileiro porque caiu de avião na Amazônia” é uma tolice inventada por brasileiros desinformados e que erroneamente continuam a propagar desinformação. O Blanka é oficialmente brasileiro, nascido aqui, e isso é dito ela própria Capcom.

      A pesquisa acima fez de novo essa bobagem de reprisar informação errada: Blanka É brasileiro e a Shadaloo NÃO transformou ele em um monstro. Jimmy caiu na selva e foi contaminado por um vírus que lhe causou mutação porque esse microrganismo copia e transmite os genes de todos os hospedeiros passados pra os posteriores. Misturando os DNAs das vítimas. Caso elas sobrevivam, se tornam o que é chamado de ”Híbridos-Animais” no universo da Capcom.

      • 19 de abril de 2021 às 09:18 -

        HKS

      • Joga de Blanka no SF2 e presta atenção no final dele. Se ao fazer isso ainda achar que ele é brasileiro, aí recomendo jogar de Blanka e prestar atençao no final dele. Se n concordar, ja sabene? (Joga de Blanka….)

      • 19 de abril de 2021 às 14:25 -

        HELDER CHAVES

      • HKS:

        1- Acho que são vocês que precisam jogar e interpretar direito o texto do ending do Blanka.

        2- Em momento algum é dito que ele era estrangeiro ou que veio de fora do Brasil.

        3- A mãe dele diz que ele (Jimmy) sofreu um acidente aéreo no Brasil.

        4- Como ela (Samantha) sabia o nome na ”tornozeleira” dele e COMO ele se perdeu na selva Amazônica, Blanka percebe que é MESMO a mãe dele.

        5- A Capcom já afirmou que o Blanka é nascido e criado no Brasil desde o lançamento de ”Street Fighter 2”. Isso é oficial nos manuais, no jogo, nos sites oficiais e na enciclopédia da Capcom.

        Se mesmo assim ainda não quiser acreditar, ”já sabe, né?” ;)

  • 18 de abril de 2021 às 19:04 -

    HELDER CHAVES

  • Pelo amor de Deus, gente. Não passem desinformação adiante: já chega dessa tolice de afirmar que o Blanka ”não é brasileiro porque caiu de um avião na Amazônia”. Dezenas de brasileiros, infelizmente já sofreram acidentes aéreos sobre a Amazônia. Um primo meu passou por isso nos anos 70.

    Jimmy (cujo PAI era estrangeiro e a mãe brasileira) tinha esse apelido porque pessoas que falam línguas anglo-saxônicas se referem assim aqueles que se chamam ”Jaime” ou ”James”.

    Em 1976, ele e o pai estavam sobrevoando a base secreta da Shadaloo na Amazônia. Algumas teorias afirmam que o pai de Jimmy era um agente da interpol disfarçado de fotógrafo da natureza e indianista, com a intenção de se aproximar da localização da tal base.

    Foram avistados e derrubados com um disparo do canhão Psycho Drive Cannon. O garoto, que tinha 9 ou 10 anos de idade, sobreviveu ao trágico acidente. Foi adotado pelos animais da selva. Sua memória se perdeu com o tempo e ele acabou sendo contaminado por um vírus (chamado popularmente de ”B-Virus”) que altera o DNA de suas vítimas, somando e misturando-o com os genes de outros animais que foram vítimas deste microorganismo no passado. Se a vítima sobreviver, sofrerá uma mutação, tornando-se uma quimera chamada de ”Híbrido-Animal”.

    No caso do Jimmy, ele teve somado ao seu organismos os genes de vários animais da fauna brasileira: Macaco (agilidade); jibóia (força constritora); tatu-bola (capacidade de se compactar em uma forma esférica); enguia-elétrica (capacidade muscular de produzir eletricidade); presas e garras (onça).

    Ou seja, Blanka NÃO foi alterado pela Shadaloo!!! Isso foi invenção ridícula do filme do Van Damme. Blanka sofreu uma mutação ”natural”. Tanto é que a Shadaloo, em ”Street Fighter Alpha 3” NÃO conhecia o Blanka. Blanka derrota Zangieff (que ACHAVA que ele era um monstro da organização do mal); derruba o boxeador Mike Bison; mas é vencido pelo chefão Vega. Interessado em entender COMO o Blanka consegue manipular energia em seu corpo, com a intenção de criar um exército de clones com o mesmo poder (e até transmitir sua mente para um desses clones) Vega manda prendê-lo e estudá-lo na base secreta.

    É lá que a Shadaloo encontra o B-virus no sangue dele e tenta estudá-lo em vão. Não é ossível refazer a mutação do Blanka de forma perfeita na ocasião. Meses depois de lavagens cerebrais e muito castigo (onde Blanka era prisioneiro da Cammy que ainda era a ”Killer Bee”, chefe das Dolls) o herói mutante brasileiro consegue escapar. Mas, antes, usa seu poder elétrico para sobrecarregar e explodir o núcleo do canhão Psycho Drive. Fazendo um fechamento de ciclo com ”Justiça poética.

    A pesquisa acima fez de novo essa bobagem de reprisar informação errada: Blanka é brasileiro desde o lançamento oficial do jogo ”Street Fighter 2” em 1991. Isso é oficial dentro do jogo. Nos manuais. Na enciclopédia oficial da Capcom. Isso já foi confirmado várias vezes pela empresa, gente. Blanka é nascido e criado no Brasil. Por favor, ajeitem isso ai no texto de vocês.

    • 18 de abril de 2021 às 19:09 -

      HELDER CHAVES

    • Assistam este vídeo: explica toda a história cronológica do Blanka até ”Street Fighter 4”.

      https://www.youtube.com/watch?v=9at0pB1zfq8&t=391s

    • 19 de abril de 2021 às 09:20 -

      HKS

    • Joga de Blanka no SF2 e presta atenção no final dele. Se ao fazer isso ainda achar que ele é brasileiro, aí recomendo jogar de Blanka e prestar atençao no final dele. Se n concordar, ja sabe ne? (Joga de Blanka….)

      • 19 de abril de 2021 às 14:22 -

        HELDER CHAVES

      • 1- Acho que são vocês que precisam jogar e interpretar direito o texto do ending do Blanka.

        2- Em momento algum é dito que ele era estrangeiro ou que veio de fora do Brasil.

        3- A mãe dele diz que ele (Jimmy) sofreu um acidente aéreo no Brasil.

        4- Como ela (Samantha) sabia o nome na ”tornozeleira” dele e COMO ele se perdeu na selva Amazônica, Blanka percebe que é MESMO a mãe dele.

        5- A Capcom já afirmou que o Blanka é nascido e criado no Brasil desde o lançamento de ”Street Fighter 2”. Isso é oficial nos manuais, no jogo, nos sites oficiais e na enciclopédia da Capcom.

        Se mesmo assim ainda não quiser acreditar, ”já sabe, né?” ;)

  • 19 de abril de 2021 às 23:55 -

    Helinux

  • O jogo Street fighter 2 também deu origem aos seis botões do Super famicom…já que o super famicom criou o controle de 6 botões pensando no lançamento de Street fighter 2 do arcade para o vídeo game em si!!!! valeu

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