Dicionário Arkade – palavras e siglas utilizadas em games

13 de fevereiro de 2010
Autor: Raphael Cabrera

Dicionário Arkade - palavras e siglas utilizadas em games

Algum dia você já ficou dúvida do que significa alguma gíria do mundo dos jogos? Não se sinta um novato, o jargão dos games, principalmente os online, cresce muito rapidamente. Para familiarizar jogadores com o significado das palavras, abreviações e siglas, fizemos este glossário gamer e nerd, utilize-o como referência quando quiser. Se souber de algum que não foi inserido aqui, deixe um comentário e contribua você também com esta iniciativa.

1337 – Significa “Leet”, uma versão estilizada de “Elite”, significando alguma coisa parecido com o “de lei” ou “de primeira” no português.

5.1 – Sistema de som com 5 canais de audio e 1 subwoofer.

7.1 – Sistema com 7 canais e 1 sub.

2d fighter – Jogo de luta com gráficos em 2d.

3d fighter – Jogo de luta com gráficos em 3d.

Action-Adventure – Jogo de aventura com ação, um exemplo é o clássico Tomb Raider

AFK – Utilizado em games e salas de chat, significa Away From Keyboard – Longe do Teclado (ou simplesmente “Away”)

AGP – Porta de gráfico acelerada dos computadores. A sigla significa “Accelerated Graphics Port”.

AKA – Also Known As, significa “também conhecido como”.

Arcade – Fliperama.

Arkade -Revista brasileira de games digital , pode ser lida em flash ou por download gratuitamente em www.arkade.com.br ou  pelo site oficial em www.revistaarkade.com.br. :)

ASAP As soon as possible, significa “o mais rápido possível”.

BG – Battleground, ou seja, o campo de batalha. (Sigla muito utilizada em World of Warcraft)

Bit – A menor unidade em informática, é indivisível e pode conter os valores 0 ou 1.

Byte – Um grupo de 8 bits.

Camper – Jogador que fica só esperando de “tocaia” para matar em jogos online com batalha. Frequentemente faz ratings altos mas é amplamente ridicularizado por não ter a iniciativa de combate.

Demo – Versão de um game ou software utilizada apenas para demonstração, bem menor que o original tanto em tamanho quanto em funcionalidades.

DOTA – Defense of the Ancients, mapa do jogo Warcraft 3 muito popular em salas de jogos online, principalmente por ter transformado um jogo leve de estratégia em um RPG multiplayer rápido e viciante.

Drop Rate – Em jogos MMO, assim como World of Warcraft, é a chance de um ítem “dropar” de um monstro. Um ítem com drop rate de 0.1 ou 1% é conseguido uma vez a cada 100 monstros matados.

DUPE – A abreviação vem de duplicate, ou seja duplicata. É um ítem que tem origem em um hack de duplicação. Muito utilizado em Diablo 1, estes hacks são mais raros atualmente.

DPS – Damage per second, termo bastante utilizado no MMORPG World of Warcraft. Refere à quantidade de dano uma arma ou jogador consegue fazer por segundo.

FPS – Firs Person Shooter – Jogo de tiro em primeira pessoa.

Flame – É o ato de insultar outros jogadores online excessivamente, tornando o que o faz um Flamer.

Frag – Um kill, um ponto. Se você fez um frag, você matou alguem no jogo.

FYI – For your information, significa “para sua informação” .

Gank – Matar um jogador através de uma emboscada.

GG – Abreviação para good game (Bom Jogo)

GL – Abreviação para Good Luck (Boa Sorte)

IMHO – In my humble opinion, significa “em minha humilde opinião”. No brasil é utilizado em fórums apenas como MHO.

K – Abreviação de Ok.

KS – Kill Steal, é roubar o kill do adversário. Um exemplo é quando dois jogadores estão batalhando e um terceiro só chega e dá o hit final, ganhando o kill para si sem ter merecido.

Lag – Uma lerdeza na transmissão da informação entre duas ou mais máquinas, frequentemente resultando em queda de qualidade jogo. O lag pode ser causado por vários fatores, desde qualidade da conexão com o provedor, localização do host e até mesmo qualidade do modem ou roteador sendo utilizado. O lag é medido através do Ping.

LAN – Abreviação para Local Area Network, é a rede que você tem na sua casa, ou no escritório, onde cada máquina funciona como uma estação de trabalho (ou de jogo =] ).

LGT – significa Legit, ou legítimo. É o jogador que dispensa e condena hacks e dupes (Gíria muito utilizada em Diablo).

LOL – Laughing out loud, significa que a pessoa está rindo virtualmente.

Loot – É a recompensa que um inimigo deixa quando morre.

MMO – Massive Multiplayer Online, é um jogo onde vários players podem interagir, em um ambiente online massivo.

Mod – Modificação. Esta modificação pode se referir tanto à hardware (quando se fala de CaseMod, por exemplo) quanto à software, quando um jogo é uma modificação de um jogo já existente. (Exemplo: o CS começou como um Mod independente do Half-Life)

Multiplayer – Jogo que permite mais de um jogador, seja online através de uma conexão com a internet, ou offline, através de um controle extra.

Newbie – Vem da palavra ” recem-chegado” , ou novato, um jogador iniciante e, logo, ruim.

Noob – Antes utilizado como uma forma de falar “newbie”, o termo “noob” adquiriu um novo contexto. De fato, um noob quase nunca é novato; ele tem alguma experiência, mas continua fazendo as mesmas besteiras que um iniciante.

NPCNon Player Character, em um jogo online, são todos os personagens e inimigos controlados pelo computador.

On-rail – Modo de game onde o jogador e a camera seguem um “trilho” pré-estabelecido pelos desenvolvedores, um exemplo é o jogo Time Crisis.

Overclock – Aumentar o clock, ou seja, a velocidade de processamento de um dispositivo. É mais utilizado em placas de vídeo e processadores e resultam em um ganho de performance. Deve ser feito por usuários experientes pois frequentemente trazem riscos aos dispositivos.

PCI – Abreviação para “Peripheral Component Interconnect.” São aquelas portas brancas e longas no seu computador, e é usada para placas de vídeo, audio e rede, entre outros.

Ping – Significa “Packet Internet Groper”, é um comando utilizado para testar o tempo de comunicação entre duas máquinas. É medido em milissegundos e, em um ambiente jogável, deve variar entre 20 e 200 ms.

Pixel – É um ponto na tela do computador ou da televisão.Em computadores coloridos na verdade são 3 pontos, um vermelho, um verde e um azul, que, quando combinados, formam as diferentes cores e imagens.

PK – Termo utilizado desde os primeiros jogos de RPG online, PK significa “Player Killer”, ou seja, um matador de jogadores. São aqueles sujeitos que matam outros jogadores in-game. Atualmente pelo avanço e estímulo ao PvP nas salas de jogo online, o termo caiu em desuso.

RPK – Random player killer, este sujeito não tem um motivo para matar um jogador, ele simplesmente mata aleatoriamente.

PKK -Player Killer Killer, os jogadores que matam player killers, trazendo justiça àqueles que pereceram. Também são conhecidos como APK, ou Anti-Player-Killer

Point’n Click Adventure – Jogo de aventura onde o jogador deve utilizar o mouse para descobrir os mistérios e enigmas. Alguns exemplos são os clássicos Day of the Tentacle e Monkey Island até o mais recente Runaway.

Purist – Jogador extremamente tradicionalista, que geralmente não gosta de grandes alterações em seus gêneros ou jogos preferidos.

PvE – Player vs Environment, é a modalidade de jogo onde jogadores enfrentam o ambiente, ou seja, monstros do próprio jogo.

PvP – Player vs Player, é a modalidade onde jogadores se enfrentam num ambiente online.

PWND – Humilhar o adversário. A abreviação vem do termo pawned, que faz referência à peça do xadrez “peão” (pawn em inglês). Em português não faz mto sentido ao pé da letra, mas é algo como : “coloquei você no nível de um peão”.

RAMRandom Access Memory, é a memória volátil do seu computador, quando o PC é desligado, ela some. Tem um acesso relativamente rápido comparado ao disco rídigo então é a memória utilizada para armazenar tudo que está em execução.

Resolução – Número de pixels presentes em uma imagem. Quanto maior a quantidade, maior a resolução da imagem, e logo, maior a qualidade.

ROFL – Rolling over floor laughing. Significa que a pessoa está rolando no chão de rir. (virtualmente é claro)

RPGRole Playing Game – Jogo onde o jogador entra no papel do seu personagem e o evolui.

RTS – Real Time Strategy – Jogos de estratégia em tempo real, tais como Age of Empires e Starcraft.

Shooter – Jogo de tiro. Suas principais vertentes são jogos em primeira pessoa (ex:Quake), em terceira pessoa (ex:Gears of War) ou on-rail .

Strafe – Andar de lado olhando para frente, em jogos de primeira pessoa.

Survival Horror – Jogo de sobrevivência com terror, exemplo: Resident Evil.

Tank – Em jogos RPG, é o personagem que vai encarar o inimigo no corpo-a-corpo. (normalmente o que tem mais armadura ou mais vida)

Turn-based – Jogo ou parte de um jogo baseado em turnos. Final Fantasy por exemplo tem um combate turn-based, Heroes of Might and Magic é um jogo de estratégia turn based

Wave – em jogos estilo tower defense, é uma onda de inimigos de quem o jogador deve se defender.

WoW – World of Warcraft – jogo online de maior sucesso na história.

WYSIWYG – What you see is what you get, ou no bom português, o que você vê é o que você recebe.

37 Respostas para “Dicionário Arkade – palavras e siglas utilizadas em games”

  • 13 de fevereiro de 2010 às 15:53 -

    Felipe Santana

  • Pow que legal, tem um bocado de Siglas que eu nem fazia idéia. Muito bacana!

  • 13 de fevereiro de 2010 às 17:35 -

    josimarco

  • Muito legal,e muito útil!!!

  • 19 de fevereiro de 2010 às 23:15 -

    Biro

  • WoW. tb serve para expecificar em alguns servers MMORPG como ragnarok, MU, entre outros,GUERRA DO EMPRERIO, que significa uma guerra de clans para defender seu imprerio…xD

  • 20 de fevereiro de 2010 às 00:32 -

    Bruna

  • WoW não significa Guerra do emperio, em Ragnarok é WOE ou GdE, [War of Emperium] e atualmente na maioria dos jogos é Castle Siege ou simplesmente Siege. Mu, Lineage, e outros jogos utilizam esse nome. Que seria uma batalha para dominar um castelo e receber regalias ou itens por ele.

  • 20 de fevereiro de 2010 às 05:15 -

    Raphael

  • saquei! olha só.. até uma mina ensinando sobre as siglas.. valeu bruna!

    • 13 de dezembro de 2011 às 16:38 -

      gabriel costa

    • seu panaca isso não tem nada a ver seu viado pau no cú .

  • 20 de fevereiro de 2010 às 09:55 -

    Anon

  • Também tem um termo muito utilizado que é x1, que é quando um player chama o outro para “duelar”.

    E nos mmorpgs existem muitas outras abreviações, como KS, Looter, cheater, hacker, badplaya, goodplayer, int e etc…

  • 20 de fevereiro de 2010 às 11:21 -

    Raphael

  • KS e Looter são boas, vou atualizar depois..

  • 20 de fevereiro de 2010 às 12:51 -

    Dudu

  • Muito legal, mas eu sempre achei que NPC fosse non playable character, non player até combina mas sei lá soa estranho =)… e PvE fosse Player versus Entity. Mas fora isso muito bom, muito informativo mesmo, parabéns.

  • 20 de fevereiro de 2010 às 14:29 -

    Thiagu

  • Muito bom essa lista de girias gamer. Mas como esse campo é mto amplo, senti falta de uma muito importante pra todo mmorpg player.

    Que é MOB (Mobile Object)e não tem uma nomeação certa mas em praticamente todos os jogos, é usado como juntar os monstros in-game e matar eles juntos em grupo.

    Ou, em pvp estar lutando um contra um, e vir demais jogadores tomando um lado da luta e se juntar contra 1 só jogador.

  • 20 de fevereiro de 2010 às 17:54 -

    BOB

  • Bacana o texto… vou congratular com o que você esqueceu: GJ!

  • 20 de fevereiro de 2010 às 17:56 -

    BOB

  • Bruna, cê tá zoando que não conhece o WOW… não precisava usar o tradutor do google pra dar uma de espertona… WOW é World of Warcraft mesmo, o jogo!

  • 20 de fevereiro de 2010 às 18:25 -

    eddie maiden

  • muito legal esse dicionario
    so falto BOSS(chefões em rpg)

  • 20 de fevereiro de 2010 às 21:05 -

    Dalton

  • BRB – be right back.. ou já volto..
    lol

  • 27 de fevereiro de 2010 às 17:30 -

    Camilo

  • Na verdade Gank,em alguns se diz Trap

  • 14 de março de 2010 às 18:54 -

    Marcelo Novaes de Oliveira

  • PWNED não tem nada a ver com peões e afins! Hahaha não sei quem inventou essa explicação, mas é criativa… “pwned” vem de “owned”, e era um erro de digitação muito comum na época que surgiu, com o advento dos jogos multiplayer de tiro (Doom, Duke3D, Quake).

  • 14 de março de 2010 às 18:54 -

    Marcelo Novaes de Oliveira

  • BTW, pra ninguém falar que estou inventando: http://en.wikipedia.org/wiki/Pwned

  • 22 de dezembro de 2010 às 15:20 -

    Souza

  • Boa lista! Sugiro também:

    – Upar
    – Random
    – Melee
    – Ranger

  • 6 de junho de 2011 às 21:31 -

    nadia

  • n gosto

  • 18 de agosto de 2011 às 16:10 -

    tark

  • “K – Abreviação de Ok.”

    tem duas letras…
    pra q abreviar???

  • 18 de agosto de 2011 às 16:26 -

    lubomir

  • muito boa a lista, mas o drop rate de 0.1 não é de 10% dos monstros matados?

  • 18 de agosto de 2011 às 16:40 -

    keb_ramone

  • FPS também significa Frames per Second, não podemos esquecer ;)

  • 18 de agosto de 2011 às 18:02 -

    Felipe Rodrigues

  • Faltou HK (Hit Kill).
    Ótima lista =D

  • 18 de agosto de 2011 às 18:16 -

    Livia

  • Lista muito show!!! Mas falta HP (Health Points), MP (Mana points) e X1. =D

  • 20 de agosto de 2011 às 14:24 -

    Felipe

  • Vc tmb pode colocar abreviações como “ROX” e “SUX”. E K tmb é a unidade que representa 1 milhar.
    Abraço

  • 19 de setembro de 2011 às 23:12 -

    Plactos

  • World of Warcraft – jogo online de maior sucesso na história….

    Guild Wars 2 ta vindo ai… Aguarda WoW

  • 4 de novembro de 2011 às 12:06 -

    hcs.sl

  • e o q significa average ou avg?

  • 4 de novembro de 2011 às 12:18 -

    hcs.sl

  • whats laggy bad?

  • 22 de janeiro de 2012 às 12:54 -

    KING OF KINGS

  • fizeram um comercialzinho lá no arkade né? ninguem fala isso online

    • 22 de janeiro de 2012 às 12:55 -

      KING OF KINGS

    • muito bom ja me deparei com alguns desses

  • 19 de março de 2013 às 02:27 -

    Thiago de Oliveira

  • LOOL

  • 25 de outubro de 2014 às 16:16 -

    Marcelo Lucas

  • Vocês sabem o significado de CBM?

  • 28 de dezembro de 2014 às 23:30 -

    giulio

  • eu gostaria de saber oque significa ”buga” upa” e coisas do genêro… 

    • 30 de julho de 2017 às 14:17 -

      Junao

    • Bugar deriva da palavra bug , e quando vc encontra uma falha de programação intencionalmente ou não e começa a levar vantagens fazendo uso dessa falha, upar é como um verbo nerd 😁 eu uPO , tu upas ,eles upam que nada mais é do que evoluir um determinado monstro, nível de conta, character ou seja , ganhar experiência UPAR👍

  • 18 de maio de 2015 às 09:27 -

    christian

  • esqueceu de lol (em letra minuscula) que significa: league of legends que é um game online bastante jogado

  • 30 de julho de 2017 às 14:11 -

    Junao

  • Quem souber o termo correto explica aew pra geral …….sou jogador de Summoners war e vejo frequentemente os termos MOB ( MONSTER OF BATTLE) DD( DAMAGE DEALER ) NUCKER ( monstros fonte de dano) EOA (ESSA EU SEI Q SIGNIFICA ATAQUE EM AREA ,MAS NAO CONHECO A TRADUÇÃO LITERAL )

  • 19 de setembro de 2018 às 19:38 -

    BOQUINHA2000

  • TUDO NOOBs

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *