Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

11 de novembro de 2011
Autor: Arkade

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1! Quem acompanhou o começo da popularização do Windows no início da década de 1990 certamente curtiu os jogos 8-bits do Windows 3.1. Nós selecionamos alguns desses games que marcaram época para você relembrar! Se prepare para momentos de muita nostalgia!

Lander

Quem imaginaria que um jogo da década de 1990 como Lander seria tão realista? O objetivo do game era pousar o módulo espacial em segurança na superfície lunar. Para isto, bastava procurar um lugar plano para pousar e ficar de olho na velocidade e no combustível – pousar em uma velocidade exagerada certamente levava o módulo a ser destruído. Lander era, afinal de contas, um jogo que exigia mais da concentração do jogador do que reflexos rápidos. Curiosamente, o programa era até mesmo usado para treinar astronautas!

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!Rattler Race

Rattler Race é um jogo de puzzle lançado em 1991 baseado no clássico Snake da década de 70. O esquema é parecido: o jogador assume o papel de uma cobra cascavel e tem que comer todas as maçãs espalhadas pelo cenário. Para atrapalhar a vida do gamer, existem cobras inimigas e paredes que podem matar a cascavel do jogador se encostarem em qualquer parte do corpo dela. Existem ainda bolas que ficam quicando pelo cenário, mas que só matam o jogador se atingirem a cabeça da cobra. São 30 níveis no total, que vão ficando progressivamente mais difíceis. A pontuação do jogador aumenta de acordo com o número de níveis completados e o número de maçãs comidas. Ainda aparecem aleatoriamente maçãs douradas no percurso, o que aumenta a pontuação do jogador.

Bang! Bang!

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Se você curte Angry Birds hoje em dia, talvez não conheça Bang! Bang!, o precursor destes jogos de tiro que utilizam uma física realista. COm dois canhões virados de frente um para o outro, o objetivo é basicamente acertar o ângulo de inclinação e a força do tipo para tentar acertar seu oponente. Simples, mas extremamente desafiador e viciante! Por ser multiplayerBang! Bang! conquistou milhões de fãs em todo o mundo.

Pipe Dream

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!Mesmo antes da LucasArts comprar os direitos de Pipe Mania (tornando-se parte do pacote de jogos oficial do Windows) existia outro jogo de encanamentos, o Pipe Dream. Usando uma variedade de pedaços de canos, que vão aparecendo aleatoriamente no canto da tela, o jogador precisa construir um caminho entre a peça inicial e a final evitando que a “gosma” derrame. Após um intervalo de tempo, a gosma começa a jorrar, terminando o trajeto no tempo certo o jogador avança de nível tornando a velocidade do líquido mais rápida, dificultando assim  o serviço. Quanto maior a tubulação, mais pontos são ganhos, estimulando o raciocínio dos jogadores.

Ski Free

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Criado pelo programador Chris Pirih na sua casa e para uso pessoal, Ski Free surgiu em 1991 e logo chamou a atenção dos gerentes da Microsoft (onde Pirih trabalhava), por vê-lo  jogando no seu computador um jogo engraçado com esquiadores destemidos e “abomináveis homens das neves”. No jogo você tem o papel de um esquiador que deve desviar de obstáculos, como árvores, pedras e buracos, e realizar manobras para acumular pontos. Chegando ao final da pista você e surpreendido pela aparição do abominável homem das neves, sendo perseguido e até devorado caso suas habilidades no ski não sejam tão boas!

Minesweeper (Campo Minado)

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Vindo de um jogo de tabuleiro dos anos setenta, Minesweeper ou Mines, como ficou conhecido, chegou ao Windows em 1990 e continua com as suas explosões ate os dias de hoje. O objetivo e descobrir a localização das minas sem detoná-las, usando como guia os números revelados a cada acerto. Possui vários níveis de dificuldade onde a quantidade de minas e a área do campo minado são alteradas. Com o passar dos anos, Mines sofreu várias alterações gráficas e de estilo, mas sua engine continua a mesma dos primeiros pacotes de jogos do Windows, conservando assim, o seu sucesso.

Box World (Sokoban)

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Com sua primeira aparição em 1988 no Comodore 64 e no Aplle II, o puzzle japonês Socoban ganhou uma versão americana para Windows “inspirada” no original, o Box World. Logo tornou-se adorado por sua complexidade e variedade de puzzles, principalmente pelos que gostavam de raciocínio lógico-matemático, como programadores e engenheiros. Para jogá-lo basta arrastar as caixas que aparecem dentro do labirinto para os lugares marcados. Parece simples, mas os várias formatos do labirinto e a quantidade de caixas geram armadilhas de fundir o cérebro!

Rodent’s Revenge

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Rodent’s Revenge,  de 1991, surgiu quando Christopher Lee Fraley observava o seu gato caçar ratos no seu quintal. Associando a idéia a um puzzle,nasceu um game divertido no bom e velho estilo Tom & Jerry. Para ganhar, o rato deve desviar das ratoeiras, encurralar os gatos e comer os pedaços de queijo apenas empurrando os blocos do cenário. Quanto mais tempo você demora, mais gatos aparecem tornando a sobrevivência complicada.

Bow and Arrow

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Com uma interface extremamente simples e uma dose de história, Bow and Arrow usou a lenda de Robin Hood para construir um jogo simples, mas viciante. Nosso herói precisa estourar os balões clicando o botão do mouse na hora certa e posicionando o personagem pra acertar o maior número de balões com menos flechas. Neste game um bom timing na hora do tiro definitivamente vale mais que a pontaria.

Solitaire (Paciência)

Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!

Para fechar com chave de ouro ou melhor, “carta de ouro”, nada melhor que um clássico do Windows e de outras plataformas. Solitaire,  jogado por milhões de pessoas enquanto esperam o loading dos seus vídeos ou enquanto matam o trabalho no computador da empresa, tornou-se mais conhecido que jogos de cartas clássicos como Poker e Canastra. O termo britânico Solitaire Games se refere a uma variedade de jogos, entre eles o Paciência, onde não há a necessidade de um adversário para jogá-l,o e em que a dificuldade esta no próprio acaso. Presente no Windows desde de início, ele teve várias versões como o Spider e o FreeCell, porém sua forma original continua ajudando muita gente a passar o tempo em momentos de ócio!

Se você jogou a maior parte dos games desta lista… definitivamente você está ficando velho!

Mas, quem disse que ficar velho é algo ruim, não é? Só quem é velho teve a chance de experimentar estas belezinhas na época em que elas ainda eram novidades!

 

43 Respostas para “Direto da pré-história: Os 10 melhores jogos do Windows 3.1!”

  • 11 de novembro de 2011 às 17:33 -

    Felipe - GdB

  • Caramba, só conheço três games desta lista. Box World, Paciência e Campo minado.

  • 11 de novembro de 2011 às 17:33 -

    anakin

  • Lembro da maioria ai.

  • 11 de novembro de 2011 às 17:34 -

    Lucas yannick S.

  • Cara que nostálgico esse post…era viciado no joguinho do Robin Hood.#tovelho

    • 18 de novembro de 2011 às 16:01 -

      KING OF KINGS

    • ele era bom mesmo

  • 11 de novembro de 2011 às 17:35 -

    Spiderlll

  • Joguei a maioria, sokoban e paciencia foram os mais jogados, fora a proteção de tela que não lembro se foi do win95, do naufrago, ficava olhando toda hora, kkkk

  • 11 de novembro de 2011 às 17:44 -

    Gisa

  • É aquela ne. Quem nunca jogou paciencia numa aula de informatica? XD
    Otimo post

    • 18 de novembro de 2011 às 16:03 -

      KING OF KINGS

    • nessa situação o jogo fica excelente

  • 11 de novembro de 2011 às 17:47 -

    Porfirio

  • Cara falou do screensaver do náufrago:
    http://www.baixaki.com.br/download/johnny-castaway-screen-saver.htm

    esses jogos aí, pqp, baixar todos agora mesmo! HEAUHAEUHEAUA

    • 11 de novembro de 2011 às 18:04 -

      Edimartin Martins

    • O screensaver do Johnny Castaway não entra na lista porque é um screensaver e não um jogo.

      • 12 de novembro de 2011 às 14:57 -

        Spiderlll

      • Sim, sim, mas é da mesma época, dai lembrei na hora, bons tempos, em que se divertia com pouco.

    • 11 de novembro de 2011 às 23:53 -

      Renan

    • Essa screensave era comédia demais!!!! Eu adorava quando era criança!!!!

  • 11 de novembro de 2011 às 18:39 -

    Andre

  • Me senti pré-historico agora… joguei tds Oo

    • 13 de novembro de 2011 às 20:10 -

      Liriuscat

    • Eu também HAHAHAH o.o’

  • 11 de novembro de 2011 às 18:44 -

    zecarlos

  • nossa pior que joguei muito campo minado e paciencia….urgh…vendo hoje parece tao sofrido e tedioso jogar essas bagaca de jogos hehehe,ate alex kid que e pre historico tmbm e mais divertido jogar que algum desses ai da lista hehehe

  • 11 de novembro de 2011 às 18:45 -

    João Alfredo

  • Alguém tem idéia de onde posso baixar eles, que funcionem no Win7 x64, baixei 2 e não consegui rodar, mesmo no modo compatibilidade com windows 98

    • 11 de novembro de 2011 às 19:57 -

      leandro(leon belmont)alves

    • também estou querendo baixa-los. eu como retrogamer tenho a obrigação de jogar pelo menos um ou dois desses games

    • 21 de maio de 2013 às 00:04 -

      Luquinha

    • se alguem souber ai avisa…

  • 11 de novembro de 2011 às 20:14 -

    Fernando Magalhães

  • Lembro de um bocado desses aí. Embora tenha adquirido o primeiro pc no ano 2000, os primeiros jogos nele eram jogos antigos.

  • 11 de novembro de 2011 às 20:19 -

    Igor

  • Putz era viciado no ski free e no lander!! Puts minha infancia!! Axo q foi os primeiros q joguei na vida.. Eu eta muito noob!! Kkkkk mas tbm com 5 anos… Q saudades!!

  • 11 de novembro de 2011 às 20:31 -

    Asgardian

  • Demais!! Obrigado Arkade por me lembrar destes clássicos. Jogava muito o ski free no computador do meu pai.

  • 11 de novembro de 2011 às 23:56 -

    Renan

  • Nostalgia pura!!!!!!!! Joguei quase todos!!!! Eu era viciado em Lander, Ski Free e Pipe Dream!!!!!

  • 12 de novembro de 2011 às 00:40 -

    Alexo Mello

  • Que cheiro de naftalina por aqui!
    Txau, vou usar meu Windows…
    C:\>win

  • 12 de novembro de 2011 às 11:05 -

    MatheusJS

  • eu já joguei muito o Bow and Arrow qundo eu era apenas uma criancinha!!!

  • 12 de novembro de 2011 às 17:51 -

    Dario (mobilegamer.com.br)

  • Esse jogos “fizeram” valer a pena meu curso de MS-DOS/Win 3.11

    kkk

  • 12 de novembro de 2011 às 21:28 -

    Kubrick Stare Nun

  • Clássicos, alguns deles eu já tinha até esquecido.

  • 12 de novembro de 2011 às 23:11 -

    gutto

  • que nostalgia.
    adorava todos esses jogos

  • 13 de novembro de 2011 às 20:12 -

    RyogaBr

  • eu joguei muito o da flecha, o do ski e a paciencia, mas o do ski era oque mais viciava foda que eu nunca consegui e nunca vi tambem ninguem conseguir fugir do monstro, e eu jogava na escola eram 30 crianças jogando

  • 14 de novembro de 2011 às 14:13 -

    joão

  • jogava demais o ski free e o bang bang escondido nas aulinhas de informatica no colegio! saudades dessa epoca.. a gt se divertia com pouco msm.. show de bola arkade

  • 15 de novembro de 2011 às 12:38 -

    Kiro

  • nossa esses jogos eu lenbro q tinha no PC na aula de informatica quando eu tinha 6 anos shauhsausahsauh muito foda xD nostalgia pura u.u

  • 18 de novembro de 2011 às 16:01 -

    KING OF KINGS

  • campo minado e pacencia tem no meu ate hj kkkk

  • 7 de janeiro de 2012 às 03:20 -

    Paulo Vinicius Wolski Radtke

  • Jogos 8 bits do Windows 3.1? Jogos clássicos, tudo bem, mas o Windows sempre exigiu uma plataforma 16 bits no mínimo (286) e 32 bits (386) a partir the versão 3.1. Mesmo assim, curioso rever esses jogos que na época eram mega toscos (jogos do DOS eram bem melhores) serem verdadeiros clássicos nos dias de hoje.

  • 9 de fevereiro de 2013 às 00:08 -

    Brian Nicollas

  • GENTE ONDE CONSIGO BAIXAR ESSES JOGOS – MAS EU QUERO OU DO ROBIM WOOD – NOSSA JA REVIREII ESSA INTERNET TODA NAO ACHO SERA QUE TEM ALGUEM QUE TEM O JOGO E TEM COMO ME MANDAR — FICAREII MUITO GRATO.

  • 21 de março de 2013 às 22:02 -

    Leonardo Junior

  • Gaaalera alguem sabe como faço pra baixar esse ai Rodent’s Revengei adorava dos auhsuahsua

  • 14 de maio de 2013 às 21:05 -

    Felipe Gago de Almeida

  • porra só relíquia…joguei todos e era viciado uhuahauihiaha

  • 17 de janeiro de 2014 às 23:36 -

    Thais

  • Tinha um outro joguinho super antigo também, eu jogava muito, mas não lembro mesmo o nome! Tinham vários computadorezinhos e você tinha que virar, mexer várias pecinhas até todos eles ligarem. Estou procurando por ele pra fazer o download mas não acho! Alguém sabe qual é ??

  • 2 de setembro de 2016 às 13:07 -

    leonardo junior

  • Algum de vcs sabe se consigo baixar um desses jogos no windows atual, uso o 7 professional. 

  • 8 de dezembro de 2017 às 11:04 -

    Denker

  • Nossa. Alguns desses joguei quando moleque. Viajei neste post. Vlw por isso. Ah! a quem interessar, neste link é possível baixar alguns dos jogos citados como alguns outros: http://www.win3game.com/

    P.S.: Porém, como é baseada na plataforma Windows 3.x, possivelmente nem todos iram rodar nos windows mais atuais.

    • 8 de dezembro de 2017 às 11:06 -

      Denker

    • Correção: […] nem todos irão […]
      Desculpas ;)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *