20 anos depois, compositora de Panzer Dragoon Saga refaz a trilha sonora do game

25 de janeiro de 2018
Autor: Junior Candido

20 anos depois, compositora de Panzer Dragoon Saga refaz a trilha sonora do game

Vinte anos atrás, Saori Kobayashi trabalhou em um projeto que é considerado sua obra prima. Compositora da SEGA nos anos 90, ela participou de composições em jogos licenciados como Deep Duck Trouble Starring Donald Duck e Inspetor Bugiganga, participou de alguns spin-offs do Sonic, como Sonic Triple Trouble e ajudou nos efeitos sonoros de NiGHTS, mas foi em Panzer Dragoon Saga que Saori ofereceu um trabalho excelente, com uma das mais belas trilhas sonoras de todos os tempos.

Junto com Mariko Nanba, que é a co-compositora do game, as duas ofereceram um trabalho épico, com músicas variadas que conseguiam adequar jogador e jogo ao contexto de dragões no mundo pós-apocalítptico que o jogo tem para oferecer. Porém, tal trabalho, mesmo sendo o mais importante de sua vida, não a deixava satisfeita. Isso aconteceu pois ela sempre achou as músicas do jogo “pobres” demais, já que o famosos sistema de desenvolvimento do Saturn era complicado demais, e isso se extendia às músicas. Além disso, Saori expicou para o site The Verge que, por ser jovem e inexperiente, seu trabalho no game não foi de total agrado, expressando aquela sensação de que poderia ser melhor.

20 anos depois, compositora de Panzer Dragoon Saga refaz a trilha sonora do game

Quem jogou Panzer Dragoon Saga sabe da importância do trabalho desta mulher para a Game Music.

Pois bem, mas ao invés de ficar lamentando o passado que não volta mais, Saori verá a estreia de uma nova versão, rearranjada da trilha sonora de Panzer Dragoon Saga, que foi supervisionada pela própria. Com as duas décadas de experiência, a compositora reescreveu suas músicas para que elas funcionassem ainda melhor quanto a seus objetivos iniciais dentro do jogo. “Ao reorganizar o álbum desta vez, consegui alcançar o tipo de música que queria fazer há 20 anos”, explica. “Este projeto me permitiu alcançar coisas que não eram possíveis”.

Ouça algumas das faixas disponíveis para apresentar as novas músicas:

Kobayashi explicou também que a sua maior dificuldade neste trabalho foi a de refazer todas as trilhas baseada nas trilhas sonoras do CD, uma vez que não há nenhum dado do sequenciador original para a música, sendo mais ou menos como perder o código-fonte de um jogo. A compositora precisou então usar os CDs para ouvir novamente as músicas para compor seus novos arranjos em cima disso.

Como compositora, Saori Kobayashi trabalhou também em Panzer Dragoon Orta, para o Xbox, em 2003, saindo da SEGA em 2013, assinando com o selo de músicas para games Brave Wave Productions. Em 2016, ela lançou seu álbum solo, chamado Terra Magica. E a iniciativa da produtora relançar a trilha sonora veio em virtude do sucesso das versões remasterizadas das músicas de Street Fighter II e Ninja Gaiden, aproveitando os vinte anos de Panzer Dragoon Saga para lançar o projeto.

Ressurection: Panzer Dragoon Saga está em pré-venda, em vinil, música digital e CD, e será lançado no dia 29 de janeiro. Você pode conferir informações sobre o álbum aqui.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *