E3 2012: Nintendo apresenta as novidades do Wii U em evento pré-E3
Neste final de semana, a Nintendo realizou uma conferência pré-E3 chamada Nintendo Direct, para adiantar algumas de suas novidades. Empenhada em mostar que o Wii U não deve ser mais um console para o público casual, a empresa anunciou que o console terá um controller tradicional, para os gamers hardcore, e apresentou a Nintendo Network, sua aposta em termos de conteúdo online e social. Saiba mais sobre a Nintendo Direct na sequência.
Como sua conferência oficial da E3 é só amanhã (terça), a Nintendo Direct serviu basicamente para antecipar alguns conceitos do Wii U. Para começar, o tablet – que agora se chama oficialmente Wii U Game Pad – foi levemente remodelado, ganhou alavancas analógicas pressionáveis (no protótipo, os analógicos eram achatados, com os do Nintendo 3DS) e poderá ser utilizado como uma central multimídia básica, controlando o videogame e até a TV, como o iPad já faz atualmente.
Além disso, um leitor NFC (sigla de Near Field Communication) foi integrado ao tablet, que permite que certos objetos interajam diretamente com o controle, apenas aproximando-os dele. Já vimos este recurso sendo utilizado no belo trailer de Rayman Legends, e o recente Skylanders: Spyro’s Adventure utiliza uma tecnologia semelhante.
Acessórios atuais do Wii, como o Wii Remote, a extensão Nunchuk e a Balance Board do Wii Fit também poderão ser utilizadas com o Wii U, que será lançado já nas cores preto e branco.
Por fim, o Wii U Game Pad também poderá ser utilizado para realização de vídeo chamadas, e será totalmente integrado à Nintendo Networks, rede online onde jogadores poderão conversar, trocar informações, comparar jogos e muito mais.
Dentro desta rede, será implementado o Miiverse, uma rede social baseada nos avatares do Wii, que poderá ser acessada tanto pelo novo console quanto pelo 3DS, em computadores comuns e até mesmo em smartphones. O Miiverse manterá registros e atualizações de seus amigos, permitindo fácil acesso para convidá-los para partidas online.
Considerando que esta é a primeira vez que a Nintendo se aventura em uma rede online realmente robusta, é de se esperar que a Nintendo Network seja um serviço estável e repleto de recursos, para que possa competir com as já consagradas PSN e Xbox Live.
Por fim, a Nintendo apresentou um controller tradicional, para quem preferir curtir games hardcore no Wii U. Embora a Nintendo ainda não tenha anunciado muitos jogos para a plataforma, já é certo que games como Darksiders II e Aliens: Colonial Marines, receberão versões para Wii U.
O visual do controller lembra um pouco (muito, na verdade) o do Xbox 360, mas repare que temos algumas mudanças significativas: os sticks analógicos estão na mesma altura, mas se encontram acima dos botões. Temos botões superiores e gatilhos, como em todos os controllers tradicionais da atualidade.
Em se tratando de games, foram mostrada apenas imagens de alguns poucos títulos para o Nintendo 3DS, como New Super Mario 2. O grosso dos games deve ser apresentado amanhã, com a apresentação oficial da Nintendo na E3 2012.
Falando nisso, neste momento está rolando a conferência oficial da Microsoft! Você conferir a apresentação ao vivo neste link. Em breve faremos um post com os lançamentos para o Xbox 360!
(Via: IGN)
Jornalista, baterista, gamer, podcaster e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.
Contato: rodrigo@arkade.com.br
Henrique
A semelhança do novo Wii U Pro controller com o do Xbox é grande demais…
KING OF KINGS
isso é verdade nao conseguiram variar muito
Edimartin Martins
Eu também achei a mesma coisa.
Eles deveriam ter continuado o uso do controle de Game Cube, ou o controle de Wii (que é mais parecido com o controle de super nintendo).
Renan
Se eu não estivesse no trampo tava assistindo tudo da E3 agora!!!!! Damn it!!!! Esse Miiverse me lembrou muito da PlayStation Home, fiquei curioso em saber como que vai ser. Gostei da ideia do controller mais hardcore mas… ele vai ser um acessório extra pago, ou vão lançar versões do Wii U com ou sem o controller?
Matheus Humenhuk
Mano se for a parte é uma sacanagem! Acho que o que tinha que ser a parte é o tablet que vem com a bagaça kkkkkkkkkkkkkk acho que o contrller tablet vai ser meio inútil mas ok…
Wanderson
Não intendo a Nintendo ficaram criando espectativas sobre o Wii U para revelar tudo na E3 e um dia antes do evento pra valer revelaram grande parte do console, porque isso medo de ser ofuscado!?!
leandro(leon belmont) alves
vai ver é alguma estratégia da empresa…vamos ver amanhã
KING OF KINGS
Bom se voce acha que revelou muito deve ter muito mais coisa amanhã só esperar pra ve
leandro(leon belmont) alves
gostei muito do novo controle, ele falou de todas as utilidades do novo console, para as pessoas não jogarem sozinhas e tal…
mas cadê os games?
tá certo que tá meio cedo para isso, mas mesmo assim. bom, teve um game do Mario, que dizem ser um Remake do Super Mario World do SNES, o que seria do tubalacobaco.
agora sem querer ser chato, mas sendo assim. mesmo tendo vários recursos de acessar redes sociais, ver notícias e muito mais. não sei se a maioria gamer vai querer fazer isso. gamers querem jogar seu console, para acessar um Facebook, Orkut ou Twitter, vão para um PC. mas deve ser bacana e há quem queira usar essas utilidades.
só posso desejar sorte para Wii U e que seja mais famoso entre a nação game do que seu antecessor
leandro(leon belmont) alves
agora o que quero saber….o WiiU vai fazer um game que bata de frente com o novo Gears of War? vão fazer uma trilogia épica como Mass Effect? farão um game de luta burlesco como Street vs Tekken? e finalmente, conseguirão fazer um Rpg ou JRPG tão grande quando Skyrim ou Dragon Dogma? e principalmente, que a Nintendo faça menos(bem menos) jogos de movimento.
Renan
O “problema” é que a Nintendo em sua história, desde o principio de sua participação no mercado de games, é uma empresa “familiar”, tanto que é notório que ela evita games que puxem para a violência, e quando acontece, fica meio que amenizado, como aliens sendo mortos, com sangue colorido que logo some da tela, ou violência sem sangue e tal. Se a Nintendo a partir de agora investir nesse lado, ALÉM da sua principal característica de fazer jogos para a família, eu tenho medo de como vai ser a recepção, e aí temo que surja um problema: como será a “convivência” de Mario, Zelda e Cia com esse novo “mundo”? Onde a Nintendo vai focar mais?
leandro(leon belmont) alves
tudo bem a Nintendo focalizar a família nos seus games, mas de 10 jogos Wii , pelo menos 7 são casuais? o Xbox e PS3 tem seus jogos familiares, mas não os focaliza em excesso. e um e a maioria gamer quer se dedicar a um jogo, não joga-lo por um ou dois dias. acho que a Nintendo está com a mente fechada para produtoras.com exceção de algumas….enfim, vamos ver amanhã. e que não apenas focalizem games com os mascotes da Nintendo
Renan
Pois é, se a Nintendo, no mundo atual dos games, não se acertar com as third-parties, e achar um ponto equilibrado de desenvolvimento de games, vai ter problemas, e nem o Game Pad vai conseguir salvar…
Matheus Humenhuk
Acho que esse passo está sendo dado por que vai ter o novo Darksiders que é bem violento concordam? A BigN pode estar mudando…
Enrico Prado Ignacio
O controle mais louco e mais divertido ainda é, de longe, o do 64. Era estranho, mas muito confortável de jogar.
Dark Rock X
Interessante.E parece que a Nintendo se inspirou de fato no controle do X360…no caso dos games a Nintendo está numa situação difícil:tentar agradar os vários públicos sem perder a sua essência…com o tempo é capaz da N acabar adotando o conceito de console multifuncional,ou seja abandonar a idéia de que videogame serve apena para jogar,conceito combatido desde a Era do PS1/N64..Off.: Se a Nintendo sempre teve a filosofia de games familiares, como é que tinha versões games como Killer Instinct, Conkers,Mortal Kombat,Doom, Street Fighter,Mace Of Dark Age,etc?
Renan
Street Fighter acho que não entra nesse caso pois é um game muito cartunesco. Mas realme houveram esses games que vc citou, mas veja por exemplo o Mortal Kombat que na época do Snes teve os fatalities censurados, colocando um filtro preto e branco na hora da animação. O negócio é que esse tipo de game é a menor fatia de lançamentos pros consoles da Nintendo.
leandro(leon belmont) alves
o problema que esses que você mencionou são uma exceção. a cada um jogo violento no Wii, na concorrência há 10,20,30 ou até mais num unico mês de lançamentos de novos games. ai fica difícil
FeeH
Um pouca atrasada einh Arkade ! Mais tenho certeza que a Nintendo tem uma carta na manga e achei essas alterações no GamePad muito boa .
Sergio
gente, o caso do wii foi claramente o hardware quanto a jogos “violentos”. Basta citar dois jogos pra ver que a Nintendo já libera os games: Madworld e No more heroes. Nintendo já foi mais cri-cri com essa historia de censura, e agora, com toda essa base montada, com um console novo e poderoso, jogos violentos já anunciados (Darksiders II, por exemplo), duvido mto que será como a era Wii.
matheus
eu tenho grandes expectativas sobre o wiiU mas não trocaria meu PS3 AGORA por um wiiU até pq não tem no mercado. e esperar ver como funciona.
KING OF KINGS
Essa manete do wii u ficou bastante interessante a certo ponto