Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter

13 de maio de 2019
Autor: Junior Candido

Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter

Days Gone, como todo mundo já sabe, é o game pós-apocalíptico feito pela Bend Studios. O que talvez fique um pouco mais distante para alguns gamers, é lembrar que este estúdio foi o mesmo que desenvolveu o Syphon Filter. Aquele game de ação com agentes especiais da 989 Studios (o primeiro nome do estúdio, nos anos 90) que agradou a muita gente na época do primeiro Playstation.

Relembrando Syphon Filter

Syphon Filter engatou três games no primeiro Playstation, e também ofereceu mais três jogos para PSP e Playstation 2, entre os anos de 1999 e 2007. Apesar de beber da fonte de Metal Gear Solid, com espiões, tramas envolvendo conflitos globais e conspirações, por aqui, o foco era na ação, sem muito espaço para o stealth.

Era mais parecido, em sua estrutura, com Missão Impossível. No controle de Gabe Logan, você deveria lutar com sua agência contra um grupo terrorista internacional. Mas, você sabia que Days Gone pode ser, de alguma forma, uma sequência de Syphon Filter? E pior? Se for de fato uma sequência, significa que Gabe Logan e sua equipe falharam em suas missões.

A Bend Studios, seja por simples homenagem, ou para deixar no ar algo referente ao universo de sua série clássica, deixou alguns easter eggs espalhados em Days Gone. assim como referências que levam os jogadores mais antigos a se identificar com a IPCA, ou Gabe Logan. A IPCA era uma agência anti-terrorista, vinculada ao gabinete do presidente dos EUA, que lutava contra o bioterrorismo.

Este universo pode não ser tão parecido com o contexto de Days Gone. Entretanto, o game está cheio de documentos espalhados que mostram que o surto de Freaker poderia ser exatamente o resultado de algo o qual Gabe Logan e seu time perseguiam. Syphon Filter era uma série de games sobre uma agência do governo que tentava impedir ataques bioterroristas, com doenças extremamente perigosas para a humanidade. Days Gone, mostra exatamente isso.

Aliás, é importante explicar que, daqui para a frente, pequenos spoilers de Days Gone serão expostos. Não é nada que atrapalhe a experiência principal do game. Mas, se você não quer receber nenhuma informação antes de jogar o game, leia o artigo apenas após o término do jogo, combinado?

Agências, documentos, e teaser de Gabe Logan

Uma organização corriqueira em Days Gone é a NERO. A National Emergency Response Organization poderia muito bem ser um time que derivou do FEMA, que, pelo caráter de urgência, apenas faz pesquisas específicas. Aliás, os agentes do NERO se parecem muito com a CBDC de Syphon Filter, não?

Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter

Um pouco mais para a frente, em uma missão na qual Deacon segue a NERO e ouve suas conversas, é possível ouvir um diálogo entre eles, fazendo referência a um vírus, que através de atos terroristas, geraram os Freakers do jogo. É possível ouvir também que há especulações de que o vírus é resultado de bioengenharia. Ou seja, está bem exposto de que, possivelmente, os Freakers de Days Gone são fruto de um surto causado por mãos humanas.

Quer mais “provas”? Há documentos no laboratório de Cloverdale, no qual Sarah, a esposa de Deacon, trabalhava:

Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter

Para entender melhor, vamos voltar para Syphon Filter. No game, Gabe, junto com seus colegas de equipe, lidavam sobre ataques do Syphon Filter. Que poderiam destruir todo o ambiente o qual ele fosse utilizado. Também falam de empresas de fachada, como a Kemsynth e a PharmaCom Industries, que faziam pesquisas obscuras. E tais documentos mencionam muita coisa da série. Incluindo o fato de que parte da pesquisa de Sarah foi usada para criar o vírus dos Freakers.

Mas, o elemento principal que conecta Syphon Filter a Days Gone aparece depois do final do game. Durante o game, você consegue pegar a tecnologia IPCA dos corpos dos cientistas da NERO. E, terminando o game, é possível produzir algo com elas. Coletando 18 peças de tecnologia IPCA você poderá construir uma arma de choque da IPCA. E é exatamente o teaser de Gabe Logan, aquele que dá choque nos inimigos mas, se usado além do possível, dava até pra colocar fogo nos inimigos. Tem até as iniciais do agente:

Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter

E se você não sabe do que estamos falando, a arma em questão é esta:

Easter Eggs em Days Gone sustentam que o game pode ser uma sequência de Syphon Filter

Homenagem ou sequência?

A Bend Studios deixou todo estes elementos no game. Se é para confirmar uma “sequência” de Syphon Filter, ou apenas para prestar homenagem à querida série, não sabemos. Mas que estão por lá, estão. Eventualmente, no passar dos dias, ou anos, alguém questionará a Bend Studios, e poderemos — ou não — ter respostas sobre isso.

Mas, e você? Acredita que Days Gone é um Syphon Filter 7? Que o game continua a história da série clássica. E, de alguma forma, podem se conectar ainda mais em futuros games? Ou que tudo não passa de homenagem? De qualquer forma, acompanhe nosso review de Days Gone, para saber o que esperar do game.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *