Encontraram a tela de Boot do “Nintendo Playstation”, mas ainda estão pesquisando sua veracidade.

2 de março de 2016
Autor: Junior Candido

Encontraram a tela de Boot do "Nintendo Playstation", mas ainda estão pesquisando sua veracidade.

Mais um capítulo de um console que nunca existiu aparece. Na edição de hoje de “Nintendo Playstation”, veja a possível tela de boot do console que seria fruto da união entre Sony e Nintendo.

A história você já sabe: a Nintendo em parceria com a Sony iria lançar o Playstation, mas o projeto não deu certo, o PSX foi lançado de maneira independente e anos depois foi encontrado o polêmico protótipo do sistema, que inclusive foi colocado pra funcionar, mas que ainda é motivo de muita discussão fóruns afora.

Para aumentar ainda mais a especulação sobre um capítulo da história dos videogames, apareceu um CD com a boot ROM do tal sistema. A alegação sobre o feito veio do site Retro Collect, que recebeu o arquivo por email, email este que continha uma screenshot de uma BIOS SuperDisc Sony e um arquivo chamado SDB v095.sfc.

Ao abrir este arquivo em um emulador, a imagem que apareceu foi idêntica ao da screen. Porém o site que divulgou a notícia assume que não sabe se é de fato a BIOS verdadeira do projeto ou algo produzido por alguém à parte. Por isso, decidiram investigar mais a fundo.

Abrindo a ROM em um editor, foi encontrado uma referência a um desenvolvedor que participou deste projeto: Tomobi Abe. Seguindo as buscas, foi encontrada uma patente (US5285275 A) que está em nome do mesmo Tomobi Abe, datada de 1991 e que comprova que esta pessoa de fato trabalhava em um periférico de CD para a Sony. Nada diz ali sobre o Super Nintendo, mas tudo indica que seja algo para o periférico sim.

Não satisfeitos com o emulador, a equipe do site contou que testou a ROM em um Everdrive, aquele cartucho que roda vários jogos de um mesmo console, ao se colocar as ROMs em um cartão SD. E funcionou também no hardware original.

A equipe responsável assumiu continuar trabalhando para descobrir a verdade, se tal ROM é de fato algo que realmente pertenceu ao projeto do Nintendo Playstation ou se é uma armadilha, daquelas bem construídas, que usam até elementos que fizeram parte da história original para espalhar uma farsa. Mas independente disso tudo, é bacana ver um pouco da história gamer de vinte anos atrás chegando ao conhecimento de mais pessoas, nos fazendo sempre lembrar de como seria a indústria dos videogames caso esta parceria tivesse dado certo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *