Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!

6 de junho de 2014
Autor: Airton Zanon

Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!

Quem nunca jogou o tão famoso Tetris? Sem dúvidas é um dos mais famosos clássicos da história dos games. O game desenvolvido por russos faz sucesso até hoje, data em que completa 30 anos!

Tetris nasceu de uma simples ideia de Alexey Pajitnov: após ter jogado Genetic Engineering — jogo em que era necessário mover uma peça de quatro lados (tetraminós) pelo cenário com o intuito de criar novas formas — o russo pensou em criar um jogo em que os tetraminós cairiam pelo cenário, dando a possibilidade do jogador girar e mover as peças, procurando uma forma de encaixá-las de diferentes formatos com o intuito de formar linhas completas.

Após seu lançamento, Tetris se tornou um fenômeno, o que tornou Tetris um dos primeiros jogos da história a ser rotulado como “viciante”.

Mesmo sendo uma novidade na época e muitas pessoas de outros países querendo jogar Tetris, foi muito complicado vender o game fora da Rússia, isso porque na época a URSS estava em envolvida em diversos entraves políticos. A forma que encontraram foi doar algumas cópias para amigos que fossem para fora do país.

Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!

Primeira versão do clássico, ainda em russo.

Claro que a primeira versão não enchia os olhos, mas para a época, no auge do MS-DOS, era um jogo para ficar horas na frente do computador!

Em 1987, com a chegada do Tetris aos Estados Unidos, um designer de videogames achou o jogo tão interessante que conseguiu os direitos de usar Tetris como jogo de apresentação do Game Boy, que seria lançado no Japão. A partir de então, o game tomou proporções enormes: apenas nas vendas iniciais, foram mais de 3 milhões de unidades vendidas.

Sem dúvidas a praticidade de levar o Tetris para uma partidinha em qualquer lugar com o portátil foi o que alavancou o sucesso do game. Várias empresas começaram a criar versões do jogo. Algumas dessas versões são muito interessantes, incluindo uma edição japonesa que torna as peças invisíveis, dessa forma é necessário decorar a localização das peças já colocadas.

Há também algumas versões bizarras que não deram muito certo, por exemplo uma versão do próprio criador do Tetris, chamado de Hatris, trocava os blocos por chapéus (?!).

Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!

Hatris, o irmão nem tão famoso de Tetris.

Outra versão que com certeza foi algo que inovou o game foi o Super Tetris, acrescentando bombas, temporizadores e outros “perks”. A Nintendo ainda inovou no Wii com o Tetris Party, trazendo um bem-vindo modo multiplayer e diversos modos de jogo para vários jogadores.

Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!

Super Tetris

Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!

Tetris Party deixou o game ainda mais competitivo.

Somando todas as vendas em console do Tetris, já passam de 70 milhões de cópias, sendo metade disso apenas para o Game Boy da Nintendo. Com a febre dos smartphones e tablets nos últimos anos, várias versões do Tetris foram baixadas, são mais de 425 milhões de download pagos.

E esses números devem aumentar em breve: a Ubisoft já anunciou para breve Tetris Ultimate, edição comemorativa do game que chega em breve para PCs e consoles da nova geração. Confira abaixo o teaser:

Tetris foi o primeiro jogo em que era impossível ganhar, e continua sendo até hoje. Apesar disso, todos os dias milhões de pessoas pelo mundo tentam superar seus recordes neste joguinho que marcou para sempre a história dos games!

Parabéns Tetris por seus 30 anos de sucesso viciante! E você, já jogou uma partidinha de Tetris hoje?

(Via: TetrisPress / Inside Mobile Apps)

Uma resposta para “Especial Arkade: o clássico Tetris completa 30 anos!”

  • 13 de junho de 2014 às 21:32 -

    kau_kenway

  • Tetris um dos meus jogos favoritos <3

    Joguei ele em vários lugares diferentes incluindo o famoso multi-game que toda criança teve.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *