Estão desenvolvendo um novo VMU para o Dreamcast, atualizado e com funções novas

22 de setembro de 2022
Estão desenvolvendo um novo VMU para o Dreamcast, atualizado e com funções novas

Quem teve (ou ainda tem) um Dreamcast, com certeza conhece bem o VMU. O acessório, que na época era um dos itens mais desejados entre os gamers, era um Memory Card, como tantos outros disponíveis em outros consoles, porém com funções autônomas e alguns extras. Ele tinha um pequeno direcional, e dois botões de ação, que permitiam o controle de aplicações simples, gerenciamento de saves no próprio dispositivo e até o gameplay de jogos simples, que podiam influenciar os jogos do console.

Além disso, ele ainda funcionava como uma segunda tela. Como exemplo, podemos citar Resident Evil: Code Veronica, onde o estado de saúde era exibido no próprio controle, dispensando o menu para checar a situação; ou NFL 2K, onde as formações táticas podiam ser escolhidas direto na pequena telinha, permitindo escolher a melhor jogada sem o jogador do lado, no multiplayer, ver o que você escolheu.

Agora, em 2022, uma iniciativa no Indiegogo busca atualizar este acessório, para um console que foi descontinuado há duas décadas atrás. Chamado de VM2, o acessório está sendo desenvolvido pela Dreamware Enterprises, que o chama de “VMU de última geração para o Dreamcast”. O VM2 é, em teoria, uma espécie de “remake” do clássico VMU do 128-bits da SEGA, com planos de ser lançado em meados de 2023.

Entre as melhorias, estão a tela LCD de alta resolução com iluminação, armazenamento em cartão microSD, para lidar com os saves de forma mais prática, com a ajuda de um computador, uma bateria recarregável via porta USB-C, e suporte a minigames. Ele também terá conectividade para PC, com sua GUI própria para o Windows. Seu firmware e software estão sendo desenvolvidos por uma só pessoa, o Chris Daioglou. Além disso, a empresa explicou que a produção do VM2 será realizada na Grécia.

A título de comparação, o VMU original tinha uma tela LCD limitada, sem iluminação própria, contava com uma memória flash limitada, sem expansão, era alimentado por bateria, e não tinha conexão direta com um PC. Isso faz com que aficcionados por Dreamcast vejam neste novo dispositivo uma ferramenta ideal para curtir seus jogos preferidos. Vale lembrar que, mesmo 20 anos após a interrupção do console, o 128-bits da SEGA segue tendo uma comunidade muito fiel, que joga os clássicos e ainda desenvolve jogos novos e inéditos para o sistema.

Na página do projeto no Indiegogo, é possível encomendar, via crowdfunding o seu próprio VM2, pelo preço de R$ 586, nas cores branco ou preto, com estimativa de entrega para agosto de 2023. Este valor é flexível, pois é baseado no valor em Euro (115 Euros) e não conta nem com taxas de entrega, e nem de possíveis impostos.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais