Este adaptador prático (e caro) promete melhorar o sinal de vídeo do Nintendo 64

12 de agosto de 2019
Este adaptador prático (e caro) promete melhorar o sinal de vídeo do Nintendo 64

O Nintendo 64 é um dos consoles antigos mais curiosos. Com o seu controle único, e o formato de seus games, que tem a “cara do console”, é um dos videogames que colecionadores e nostálgicos mais gostam de jogar em seu hardware original. Além disso, o console é o único lar de games como GoldenEye 007, o que fazem muitos terem ainda o console, ao invés de contar com a emulação.

O problema é que o console é extremamente problemático para as TVs modernas. O máximo que o Nintendo 64 oferecia de saída é o S-Video, que gera imagens borradas e ruins na tela. Isso sem mencionar o A/V, ou ainda a saída RF. Assim, várias iniciativas buscam melhorar esta questão para levar para as grandes telas atuais o melhor sinal possível do console. Entretanto, a maioria delas ainda envolve abrir o console para fazer alguns ajustes internos.

Mas uma nova opção chegou, para quem só quer plugar e jogar. Chamado Eon Super 64, o adaptador promete uma melhor qualidade de sinal nas TVs mais modernas, oferecendo uma saída HDMI. Basta plugar o Super 64 na saída de vídeo do console, plugar o cabo HDMI nele e ligá-lo na TV. Mas com uma pequena ressalva, de acordo com a fabricante. O aparelho não funciona com consoles PAL. Ou seja, consoles europeus, australianos e de outras regiões que usavam este sistema de vídeo.

Bom, bonito, e caro

Este adaptador prático (e caro) promete melhorar o sinal de vídeo do Nintendo 64

O Super 64 usa o sinal S-Video 240p, ou o 480i que o Nintendo 64 oferece e usa, através de seu hardware, recursos para dar “um zoom” em 480p, enquanto ajusta cor e brilho. Também há um botão para ativar um “modo slick”, para suavizar a imagem na tela, se o jogador assim quiser. Tudo muito legal, se não fosse uma questão em especial: o preço.

Melhorar a qualidade visual de um Nintendo 64 não é lá uma tarefa muito barata. Seja com um conversor S-Video para HDMI, ou uma modificação interna no console, ou usando recursos para ligar o console com um cabo SCART, todas as opções custam um valor razoável. E com o Super N64 não é diferente, uma vez que ele custa US$ 149. Quase R$ 600 na cotação atual do dólar.

A única questão que justifica a compra do console é dinheiro sobrando para isso, um amor incondicional pelo Nintendo 64 e seus games, e a necessidade de um produto plug-and-play. Se você estiver estes quesitos, pode ver o produto e comprá-lo no site oficial.

2 Respostas para “Este adaptador prático (e caro) promete melhorar o sinal de vídeo do Nintendo 64”

  • 12 de agosto de 2019 às 21:47 -

    Helinux

  • Bons tempos de super mario 64!!!! bons tempos!!!!

  • 15 de julho de 2023 às 11:39 -

    Ailso

  • É, a nostalgia custa caro!
    Poderiam desenvolver uma solução, como esta, plug’n’play aqui no BR…. Importar esse dispositivo, além do preço, tem alguns riscos também… Não sei se vale tanto a pena. Os reviews que vi são animadores, mas fico na dúvida se minha percepção seria atendida. Em minha memória, o console tinha bons gráficos, lisos (dentro da limitação do próprio console) mesmo em tvs antigas.
    Eu possuo um N64 e escolhi comprar uma tv de tubo da sony (wega) pelos reviews dos puristas. Mas acho que a percepção deles ou está alterada ou exagerada… A minha Sony Wega de 29 tem linhas muito pronunciadas e o jogo não deixou de ser extremamente pixelado, inclusive parecido com o que vi na minha TV de LCD da panasonic.

    Antes da minha Sony Wega, tentei um HD converter scart x hdmi, sem saber que precisava de mod… logicamente não funcionou… Agora com a Wega, tentarei comprar um cabo s-vídeo de qualidade para ver se melhora um pouco…

    Ainda procuro alternativas para melhorar a imagem do console que não seja mexer com solda na placa. Entretanto, se não houver outra alternativa, será essa ou este EON Super 64.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *