Estúdio de Outriders ainda não recebeu nenhum pagamento de royalties da Square Enix

18 de agosto de 2021
Estúdio de Outriders ainda não recebeu nenhum pagamento de royalties da Square Enix

Outriders, da People Can Fly, estúdio criador de Bulletstorm e que trabalhou em Gears of War: Judgement, foi lançado em março deste ano, publicado pela Square Enix, mas seu estúdio ainda não recebeu nenhum centavo pelas vendas do game.

Em um relatório para investidores, o CEO do estúdio, Sebastian Wojciechowski, comentou que o acordo entre a People Can Fly e a Square Enix estipulava o pagamento de royalties pelas vendas do game, se houver lucro pelo game, até o dia 16 de agosto, segunda-feira passada. E até agora a Square não fez nenhum pagamento a eles.

Segundo o CEO, a situação é bem estranha, pois se não houve pagamentos, significa que o game não gerou um lucro satisfatório para a Square Enix. No entanto, a publisher anunciou há algum que o sucesso alcançado pelo game foi uma “agradável surpresa“.

A People Can Fly nem mesmo possui acesso aos números de venda do game, com o estúdio estimando que esse numero esteja entre 2 a 3 milhões de cópias vendidas, especulando que talvez esse número, apesar de alto, não tenha sido suficiente para a Square considerá-lo lucrativo.

O CEO ainda atribui uma possível culpa para esse caso à contratos de distribuição que a própria Square Enix fez com plataformas que receberiam o game. O que ele quer dizer com isso, apesar de não falar diretamente, é sobre o fato do game ter sido lançado no Game Pass da Xbox no dia de seu lançamento.

Apesar dos números produzidos pelo lançamento de games no Game Pass aparentemente seja bom para estúdios e publishers, mas ruim para a Microsoft, uma coisa que tem ficado evidente é que os games que mais se beneficiam do serviço de assinatura são os games em modelo live-service, que contam com microtransações ou outras formas de monetização.

No entanto, não está sendo o caso da People Can Fly, que segue sem pagamento e aparentemente sem contato com a Square Enix para saber se e quando os pagamentos pelo contrato de distribuição acontecerão.

Esperemos apenas que esse não se transforme num caso como o da Frogwares com o game The Sinking City, que gerou uma briga judicial gigantesca que definitivamente vale a leitura para entender o caso por completo.

(Via: Gamesradar)

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