Ex-engenheiro da NASA desenvolve versão de Donkey Kong em Realidade Virtual

21 de junho de 2021
Ex-engenheiro da NASA desenvolve versão de Donkey Kong em Realidade Virtual

Um dos games mais importantes de todos os tempos, Donkey Kong catapultou a Nintendo ao status de gigante, e revolucionou a maneira de se fazer videogame, consolidando o gênero de plataforma. Foi uma febre nos arcades, e depois no NES (e até no Atari 2600), mas agora há uma nova maneira de se jogar este clássico.

Através do trabalho de Paul Nathan, um ex-funcionário do Laboratório de VR do Johnson Space Center da NASA, é possível jogar Donkey Kong em realidade virtual, com uma versão compatível com o Oculus Quest 2. O game, em sua essência, é o mesmo: Mario precisa subir plataformas, lidando com os obstáculos, para resgatar Pauline.

Mas, é claro, com uma nova perspectiva, com o apoio da realidade virtual. Nesta versão, você controla o Mario com visão em primeira pessoa, encarando as plataformas do game como se realmente fosse o então novato candidato a herói, para buscar sua amada no topo das fases do game. Este vídeo mostra um pouco da experiência proposta:

“Como muitas pessoas, adoro jogos clássicos. Tinha um fliperama antigo que comecei a frequentar na faculdade e passava horas lá. Eu queria ver como seria um jogo clássico dentro da Realidade Virtual”, disse Nathan em uma entrevista para o VR Scout. “Ao contrário de outros jogos de arcade populares, Donkey Kong tem interações que se traduzem bem no formato da Realidade Virtual”, concluiu.

Nathan usou a Unity para converter o game de duas dimensões de 1980 em um ambiente tridimensional em Realidade Virtual, enquanto buscou novas maneiras de se fazer o gameplay. Em sua adaptação, você empurra o analógico do Quest para frente ou para trás, para se mover, enquanto se inclina na direção na qual você quer andar. Para pular, você literalmente pula. E para subir ou descer as escadas, basta mover suas mãos para a direção desejada.

Apesar de toda a experiência de Nathan na NASA, e com a qualidade aparente do projeto, este game obviamente nunca será disponibilizado. “Por mais que eu gostaria de disponibilizar o jogo publicamente, a Nintendo é famosa por encerrar os fan games”, reconhece Nathan. Mas ele “se convida”, em tom de brincadeira: “Se a Nintendo quisesse me contratar para trabalhar em um título oficial, eu ficaria honrado!”

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *