F1 2020 – Como mandar bem na interessante pista de Sochi, na Rússia

28 de setembro de 2020
F1 2020 - Como mandar bem na interessante pista de Sochi, na Rússia

Desde 2014, a Rússia entrou no calendário da Fórmula 1. Aproveitando as instalações das Olimpíadas de Inverno, em Sochi, o circuito deu sucessão ao complexo, para funcionar após os jogos. O curioso é que, apesar de estar dentro de um complexo esportivo, o formato do circuito lembra muito uma pista de rua, como a de Singapura, ou Azerbaijão.

São 5.852 km de comprimento, 19 curvas e permite velocidade máxima de 320 km/h. Das 19 curvas, são 12 para a direita e seis para a esquerda. E é uma mistura interessante de trechos muito velozes, com setores que exigem maior técnica dos pilotos. As duas retas levam o carro até a oitava marcha e velocidade máxima, enquanto o último setor exige muita técnica, para passar por suas curvas fechadas.

Como disse Max Verstappen, em comunicado para a imprensa enviada pela Red Bull, “a pista é bastante única”. O piloto explica que a maioria das curvas são de 90 graus, o que não é tão comum em outros circuitos. Isso, na sua visão, exige uma configuração correta, especialmente para as custas lentas. Pois acertando o carro, é possível maximizar a saída antes das retas.

E o piloto holandês está certo. Um setup adequado faz a diferença. A nossa proposta busca exatamente isso: um carro que domine muito bem as curvas russas, e que domine tanto as curvas velozes, quanto ajudar a fazer saídas melhores nas curvas mais lentas. O setup sugerido é o seguinte:

  • Asa dianteira: 5
  • Asa traseira: 4
  • Diferencial aceleração ativa: 65%
  • Diferencial aceleração inativa: 85%
  • Cambagem dianteira: -2.80
  • Cambagem traseira: -1.30
  • Toe dianteiro: 0.07
  • Toe traseiro: 0.29
  • Suspensão dianteira: 1
  • Suspensão traseira: 1
  • Barra estabilizadora dianteira: 6
  • Barra estabilizadora traseira: 8
  • Altura frontal: 2
  • Altura traseira: 3
  • Pressão do freio: 87%
  • Balanceamento dos freios dianteiros: 58%
  • Pressão nos pneus dianteiros: 23.4 psi
  • Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi

E, como sempre, uma volta rápida para você conferir a pista. O volante, como das outras vezes, é o Logitech G29:

Na Rússia, deu Bottas, com Hamilton punido

F1 2020 - Como mandar bem na interessante pista de Sochi, na Rússia

As Mercedes, novamente, foram protagonistas em Sochi. Bottas venceu, e Hamilton, mais uma vez, recebeu punições por parte da organização da corrida. Desta vez, a punição, por “treinar largadas em local irregular antes da corrida”, envolveu duas infrações, que tiraram dez segundos em seu pitstop. Foi o suficiente para o piloto inglês perder a liderança e terminar a prova em terceiro, fazendo, assim, seu companheiro de time o vencedor, com Verstappen em segundo.

Hamilton, assim, não igualou ainda o recorde de 91 vitórias, de Schumacher. A próxima oportunidade, da busca do piloto pelos recordes da categoria, será em Nürburgring, no GP do Eifel, daqui duas semanas. Fechando a zona de pontuação, de quarto a décimo, tivemos: Sergio Pérez (Racing Point), Daniel Ricciardo (Renault), Charles Leclerc (Ferrari), Esteban Ocon (Renault), Daniil Kvyat (AlphaTauri), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Alexander Albon (RBR). 

Uma resposta para “F1 2020 – Como mandar bem na interessante pista de Sochi, na Rússia”

  • 30 de setembro de 2020 às 00:06 -

    Helinux

  • Comparar recordes, quebrar recordes…a era Schumacher e Senna era outra tecnologia, outra era e outra evolução!!!! Como diz o Nigel Mansel…os pilotos de hoje em dia só faltam pilotar e jogar video game ao mesmo tempo, muita mordomia e refrigeração!!!! Acho injusto essa comparação com a tecnologia e os pilotos de antigamente!!!! valeu!!!!

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