Foldit: puzzle game gratuito pode ajudar na luta contra o Coronavírus

12 de março de 2020
Autor: Rodrigo Pscheidt
Foldit: puzzle game gratuito pode ajudar na luta contra o Coronavírus

Ontem, a OMS classificou o Novo Coronavírus como pandemia. Os casos estão se espalhando pelo planeta, e, ainda que tecnicamente o Covid-19 seja “só uma gripe”, a rapidez da propagação anda preocupante.

Festivais, shows e grandes eventos (inclusive a E3) estão sendo cancelados em diversos países, em uma tentativa de minimizar o avanço da doença. Felizmente, há mentes brilhantes por todo o mundo buscando uma vacina… e até um jogo pode ajudar na concepção de um antivírus para o Coronavírus!

O jogo em questão é o Foldit, um puzzle game desenvolvido por acadêmicos e cientistas que já existe há anos, e coloca o jogador para resolver puzzles que replicam o dobramento de proteínas reais, simulando um processo que realmente acontece.

Como já é sabido, o vírus da Covid-19 utiliza uma proteína para “grudar” no código genético humano. A partir daí, ele começa a se multiplicar, atacando outras células. Para tentar criar uma solução para este modus operandi, uma recente atualização do jogo incluiu um novo desafio —1805b –, onde o jogador deve criar uma outra proteína, antiviral, capaz de se conectar à proteína do vírus e, assim, impedir que ele se prenda em outras células e se reproduza.

Os responsáveis pelo jogo até publicaram um vídeo para explicar melhor a atualização e sua importância na luta contra a doença:

A importância do game está associada diretamente ao tempo que leva para uma solução deste problema microscópico ser idealizada. Com mais de 200 mil jogadores tentando, é possível chegar a resultados tão eficientes quando os que seriam planejados por um computador, otimizando o processo.

Os melhores resultados criados pela comunidade serão produzidos e testados no Instituto para Design de Proteínas em Seattle. Quem sabe não sai daí o primeiro passo para acabarmos com a pandemia?

Se quiser baixar o game e começar a colaborar com a causa, ele está disponível (gratuitamente) no site oficial para PC, Mac e Linux.

(Via: Fold.it)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *