Fórmula 1 – Verstappen domina na Áustria, em corrida recheada de punições

2 de julho de 2023
Fórmula 1 - Verstappen domina na Áustria, em corrida recheada de punições

Talvez a Fórmula 1 não esteja em uma fase “emocionante” com o domínio de Max Verstappen e da Red Bull, mas ao menos na Áustria, as famosas punições de tempo (que foram muitas por aqui) dividem as manchetes com o domínio do piloto holandês. O domínio de Max foi tanto, que ele se deu ao luxo de parar com três voltas para o fim, apenas para tentar a volta mais rápida da prova.

E conseguiu. Uma troca de pneus sem nenhum problema devolveu o bicampeão mundial para a pista com cerca de dois segundos à frente de Leclerc, o segundo colocado. E o ritmo elevado, focado na volta mais rápida, o fez terminar a prova cinco segundos à frente do rival, abrindo uma vantagem impressionante de três segundos, em apenas uma volta.

E, falando em Leclerc, o piloto da Ferrari acabou com uma dominância estatística do atual campeão mundial. Ao assumir a ponta da prova, Max terminou um recorde pessoal de 248 voltas seguidas liderando corridas de Fórmula 1. Isso fez dele o terceiro maior em lideranças consecutivas, atrás apenas de Ayrton Senna, que liderou 264 voltas seguidas, e Alberto Ascari, que tem o registro de 305 voltas na frente.

Leclerc terminou em segundo, em uma prova acima do esperado da Ferrari, que já estava satisfeita com o desempenho na Áustria. Pérez chegou em terceiro, colocando um fim em uma fase negativa, onde mesmo com o melhor carro do grid, insistia em terminar bem atrás do que era esperado.

Sainz terminou em quarto e Lando Norris, considerado o melhor piloto do dia, fez uma boa corrida e terminou em quinto. Alonso fez uma corrida mais tímida em comparação aos outros GPs e terminou em sexto, seguido pela dupla da Mercedes, Hamilton e Russell. Gasly e Stroll chegaram em nono e décimo, fechando a zona de pontos.

Com o final das atividades, Max Verstappen fez tudo o que podia na Áustria. Levando a corrida Sprint, a pole, a vitória e a volta mais rápida, o piloto segue sua jornada ao tricampeonato com 229 pontos, quase 100 pontos à frente de Sergio Pérez, que recuperou o segundo lugar e agora tem 148 pontos.

Alonso pontuou, mas não teve o desempenho esperado, somando agora 129 pontos, na frente de Hamilton, que mesmo com uma Mercedes muito distante de seus dias de domínio, segue constante e agora tem 108 pontos. A classificação completa da Fórmula 1 2023 é a seguinte:

1) Max Verstappen, 229 pontos
2) Sergio Pérez, 148  
3) Fernando Alonso, 129  
4) Lewis Hamilton, 108  
5) Carlos Sainz Jr., 86  
6) Charles Leclerc, 72  
7) George Russell, 70  
8) Lance Stroll, 43  
9) Esteban Ocon, 31  
10) Lando Norris, 22  
11) Pierre Gasly, 17  
12) Nico Hülkenberg, 9  
13) Alexander Albon, 7  
14) Oscar Piastri, 5  
15) Valtteri Bottas, 5  
16) Zhou Guanyu, 4  
17) Yuki Tsunoda, 2  
18) Kevin Magnussen, 2  
19) Logan Sargeant, 0  
20) Nyck de Vries, 0 

Já nos construtores, a Red Bull segue dominante, com 377 pontos, contra 178 da Mercedes, a segunda colocada. A Aston Martin, graças as boas atuações de Alonso, está em terceiro com 172 pontos, enquanto a Ferrari, que oscila e ainda sonha com dias melhores, está em quarto, com 158 pontos.

A Fórmula 1 já retorna no próximo final de semana, com o tradicional Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Aproveite e confira as ofertas em games da Amazon.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais