O futuro já chegou: produtora de Heavy Rain mostra sua nova engine

8 de março de 2012

O futuro já chegou: produtora de Heavy Rain mostra sua nova engine

Esta semana está rolando nos EUA a GDC – Game Developers Conference2012, evento onde grandes indústrias de games se reúnem para apresentar novos jogos e tecnologias. A Quantic Dreams – produtora de Heavy Rain – aproveitou para dar uma palhinha do futuro, mostrando sua incrível nova engine.

A produtora criou um tech demo – ou seja, não é um jogo – intitulado Project Kara que, pelo que é mostrado no vídeo, está rodando em tempo real diretamente de um Playstation 3.

O fato de ser algo animado em tempo real – e não uma cena em CG – impressiona, pois o nível de detalhes e a qualidade das expressões faciais da mulher-robô Kara, são incríveis.

Confira abaixo o belo vídeo (é altamente recomendável que você aumente a resolução do vídeo para 720p), onde Kara é montada, desmontada, fala, se emociona, chora e até canta (?!), tudo em um cenário no melhor estilo Aperture Science!

Fala sério, não é de cair o queixo? David Cage, o manda-chuva da empresa, afirmou que eles ainda estão aprendendo a lidar com a engine, e o vídeo acima corresponde à apenas 50% do seu potencial!

Embora seja apenas um tech demo, esta tecnologia possivelmente será utilizada em um (suposto) novo game da Quantic Dream.

Em 2005, a empresa revelou um vídeo semelhante que, anos depois, seria usado na concepção do excelente Heavy Rain.

Logo, se você possui um Playstation 3 e é fã dos games cinematográficos da Quantic Dream, comece a torcer para que a tecnologia do Project Kara seja logo utilizada em um game de verdade!

P.S. Vale lembrar que, no ano passado, a Epic Games mostrou o potencial de sua Unreal Engine 3 com outro vídeo tão incrível quanto este.

(Via: Eurogamer)

59 Respostas para “O futuro já chegou: produtora de Heavy Rain mostra sua nova engine”

  • 8 de março de 2012 às 12:41 -

    Raphael Fernandes

  • Gráficos realmente impressionantes. Tomara que rode no meu vita kkkkkkk.

    • 8 de março de 2012 às 17:20 -

      Adilson

    • Se rodar no meu Wii já tá bom demais… kkk

      • 9 de março de 2012 às 05:00 -

        Edimartin Martins

      • Isso é Wii U.

    • 14 de maio de 2012 às 15:27 -

      Tiago Evaristo

    • Tem que jogar ele no ps3 p/ você sentir a potencia…

      • 14 de maio de 2012 às 14:27 -

        Raphael Fernandes

      • Até aqui c vem me trollar tiago kkkkkkkk , é vita na cabeça kkkkkkk

    • 14 de maio de 2012 às 15:27 -

      Tiago Evaristo

    • Tem que jogar ele no ps3 p/ você sentir a potencia…

  • 8 de março de 2012 às 09:41 -

    Sadi Junior

  • Bah!

  • 8 de março de 2012 às 10:02 -

    @AllanCost

  • Deviam ter feito um video que nem dos patinhos da Nintendo, por que depois de 1min. de video eu esqueci da proposta inicial do video (falar da engine) e fiquei ligado nas emoções da robo <(olha só eu dando genero para uma máquina), isso é técnologia fazendo arte

    • 9 de março de 2012 às 05:02 -

      Edimartin Martins

    • Quais patinhos?

      Os patinhos de borracha em uma banheira eram da apresentação do Playstation 2 e Playstation 3 (um amontoado de patos).
      A nintendo eu não lembro que apresentar patos. Eu vou procurar no youtube.

      • 9 de março de 2012 às 09:10 -

        Renan

      • Os patinhos numa pia apareceram num trailer do MGS4 pra mostrar a força do processador do PS3

  • 8 de março de 2012 às 13:04 -

    Lucas Fernandes

  • nossa…. q show de jogo sera!!1

  • 8 de março de 2012 às 13:10 -

    Fabricio Sortica

  • realmente impressionante… :c)

  • 8 de março de 2012 às 10:15 -

    Renan

  • Simplesmente incrível!!!! E pensar que está rodando em real-time num PS3!!!! Fora toda essa beleza e perfeição do video, isso me faz pensar que, se esses gráficos foram alcançados, não há necessidade, ao menos por um bom tempo, de um sucessor do PS3, como vários e vários meios de informação afirmam que está pra sair.

  • 8 de março de 2012 às 13:28 -

    Marcelo Soriano

  • isso eh cg, quero ver gameplay
    e o mais importante, como é para programar

    • 8 de março de 2012 às 13:38 -

      Renan Do Prado

    • Isso não é CG, pois CG são videos pré-renderizados, e isso não tem gameplay, pois não se trata (ainda) de um jogo

      • 8 de março de 2012 às 22:04 -

        Alexo Mello

      • CG é computação gráfica de uma forma geral. Talvez o que o Marcelo queira dizer que existe muita diferença entre um ambiente fechado, poucos elementos pra se processar etc. e um jogo real, com muito mais quesitos pra executar junto com a imagem que vemos, além das questões de jogabilidade, interface etc. Tech demo é tech demo, mostra apenas potencial e muita coisa pode ser maquiada pra ficar bonita etc. Jogo finalizado pro grande mercado é outra conversa.

      • 9 de março de 2012 às 09:16 -

        Renan

      • Pois é, só resta torcer pra que Kara vire um jogo um dia!!! Levando em conta que quem está por trás disso é o time do Heavy Rain, confiança é o que não falta

  • 8 de março de 2012 às 10:29 -

    Edimartin Martins

  • Realmente o vídeo mostra 50% do aparato.
    O vídeo da animação facial (Killer Aplication do Heavy Rain) não ficou melhor que o L.A. Noire.

    Vamos esperar pelo próximo video.

    • 8 de março de 2012 às 10:39 -

      Renan

    • Mas comprar com L.A. Noire é meio que sacanagem né, lá eles saram toda uma tecnologia especial para recriar digitalmente os movimentos faciais, o que acho que não é o cado da Kara

      • 9 de março de 2012 às 05:10 -

        Edimartin Martins

      • É que eu já vi uma apresentação de uma doutora em computação gráfica que na época (2 anos atrás eu acho) tinha comentado que “heavy rain” era a animação facial mais real em jogos. Um dia antes O primeiro video de L.A. noire ja estava na rede (mostrando como seria as animações do jogo).

        Ela estava certa, Heavy Rain realmente era o mais real. A engine queria ser a mais real possível de, de acordo com a professora, a engine realmente era.

        L.A. Noire retirou o pódio de Heavy Rain e portanto, com a nova engine, os desenvolvedores de Heavy Rain podiam pelo menos tentar voltar ao pódio. Assim a evolução continua.

        São dois projetos brigando pelo mesmo ideal. Portanto eu acho correto comparar os dois.

      • 9 de março de 2012 às 07:24 -

        Renan

      • Ah sim, entendi agora, mas tbm, o projeto tá em 50%. E se em 50% chegou nesse nível, imagina quando chegar a 100% como vai ficar!!!!

  • 8 de março de 2012 às 10:39 -

    Leandro

  • Incrivel!!
    O PS3 está cada vez mais valendo o investimento
    Além da grande quantidade de ótimos exclusivos os mesmos possuem ótimos graficos, dignos de premios, como já aconteceu com God of War 3 e Uncharted 3.
    Acho impressionante como um hardware de 2006 pode ser tão bem aproveitado. A sony Está de Parabéns com o seu PS3

    • 9 de março de 2012 às 05:13 -

      Edimartin Martins

    • O playstation 3 é o HW mais rápido só que era um pouco difícil de programar (comentário dos desenvolvedores).

      Com esse tempo que se passou, o aprendizado foi amenizado e cada vez mais aparecem jogos mais bonitos.

  • 8 de março de 2012 às 10:48 -

    Kubrick Stare Nun

  • Realmente, as expressões do robo são todas muito convincentes. Mas eu não entendo por que isso é uma inovação já que L.A. Noire já apresenta uma tecnologia semelhante.

  • 8 de março de 2012 às 13:53 -

    Leandro Fernandes

  • Isso é tecnologia fazendo Arte! [2]

  • 8 de março de 2012 às 13:54 -

    Leandro Torreal

  • essa engine vai rodar somente no ps3?

  • 8 de março de 2012 às 10:59 -

    Vorkuta

  • Emocionante!

  • 8 de março de 2012 às 11:50 -

    FeeH

  • Realmente impressionante , espero que o wii u tenha todos esse potencial , e detalhe ! coloque legenda e voce vera que ela faz todo tipo de serviço se é que voce me entende kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • 8 de março de 2012 às 19:18 -

      ___Bill

    • Realmente , essa parte parte foi até meio (wtf? pq colocaram esse trecho na fala de um robo xD) mas como disse foi impressionante memso

  • 8 de março de 2012 às 12:11 -

    leandro(leon belmont)alves

  • daqui a pouco ninguém mais vai querer o XBOX 360 e a massa vai ir pro PS3. com uns gráficos desses…

    • 8 de março de 2012 às 16:30 -

      Leandro

    • Xbox está se tornando um Wii em HD, estão investindo mais em jogos casuais do que em graficos e em outras coisas.. Logo a briga do mercado vai ser entre WiiU e PS3, um console de 2006 que continua dando show

      • 9 de março de 2012 às 12:22 -

        Vorkuta

      • Affffffff…

  • 8 de março de 2012 às 15:33 -

    Allyson Santos

  • Puta. Incrível.

  • 8 de março de 2012 às 15:33 -

    Allyson Santos

  • Puta. Incrível.

  • 8 de março de 2012 às 13:02 -

    Bruno

  • Por favor Quantic Dreams, faça esse game!

  • 8 de março de 2012 às 13:18 -

    Henrique

  • WOW, muito legal…

  • 8 de março de 2012 às 13:53 -

    Ana

  • Cara, eu fiquei triste por ela. (sobre os gráficos, galera já flou o q acha e eu ñ discordo)

    Mas putz, o vídeo começa super bem, mas quando ela fica desesperada ao saber que vai ser vendida (uma escrava) e que por pensar ela seria desmontada e começou a chorar. MÁHGOD meu coração quebrou D:!

    • 8 de março de 2012 às 14:21 -

      Renan

    • Tive que ver o video sem som por causa do trampo…. Mas só o choro dela foi de emocionar!!!!

    • 8 de março de 2012 às 14:44 -

      Edson

    • tive a mesma reação!

  • 8 de março de 2012 às 17:43 -

    Edson Luciano

  • Mother of God! uma engine poderosa como essa, e essa noticia de um chipset de altissima performance da IBM… ehhh logo veremos os novos consoles rodando altissimas resoluções… quem sabe ate em 4k… segue o link da materia: http://baixa.ki/a20390

  • 8 de março de 2012 às 15:13 -

    eyeless

  • gráficos incríveis,caramba quase chorei.

  • 8 de março de 2012 às 15:36 -

    Carlos

  • Faz tempo que não me emociono com jogos ou CG’s, mas esta animação que por incrível que pareça não é CG’s, me fez derramar uma lágrima. Parabéns aos desenvolvedores, este é o caminho…

    • 8 de março de 2012 às 16:23 -

      Ana

    • Todos se comoveram com a Kara, meu, foi triste, mesmo que ela tenha conseguido se salvar…

    • 8 de março de 2012 às 17:55 -

      Bruno

    • Impressão minha ou ta cheio de emo isso aqui? o.O

      • 8 de março de 2012 às 18:40 -

        Ana

      • Impressão sua.

  • 8 de março de 2012 às 16:32 -

    Diana

  • Ela se salvou e vai aprontar alguma, porque as outras eram bem diferentes dela. Heheh…
    BTW, minha mãe me perguntou que atriz era essa… “Não mãe, isso rodou num Play3, que é para jogos”… Cara de mamãe: (@_@)

    • 8 de março de 2012 às 16:36 -

      Renan

    • hehehehehehe, eu soube o nome da Atriz, ela se chama Valerie Curry. Se eu mostrar pros meus pais eles vão ter a mesma reação da sua mãe!!!!

    • 8 de março de 2012 às 17:56 -

      Ana

    • TOMARA que ela apronte alguma, game rulez!

  • 8 de março de 2012 às 17:24 -

    Dienno

  • Bonito, mas ainda é bem perceptível os polígonos, principalmente no nariz e orelha.
    Eles conseguiram chegar no limite que um PS3 aguenta, mas ainda é bem pouco perto do que se espera para a próxima geração de consoles.
    É por essas e outras que a Sony ainda não quer saber de Playstation 4, pois eles acham (e tão certos) que ainda podem tirar mais proveito do PS3 e essa nova engina mostra isso.
    Porém é aquilo né, isso ai é um cenário pequeno com apenas um personagem na cena. Em um jogo com um vasto cenário cheios de elementos e personagens, gostaria de saber o grau de detalhamento que o PS3 suportaria ou se eles teriam que abrir mão de um cenário muito detalhado (como fazem hoje) para terem personagens com mais polígonos.

  • 9 de março de 2012 às 00:03 -

    Vinicios Santana

  • Espero q um jogo com um enredo tão bacana, seja lançado, uma historia dessa talvez faça eu comprar um PS3. Ahhh o poder da nova engine tbm eh bacana, mas ela tem de vir acompanhada de jogos inteligentes, pq nada adianta gráficos sem conteúdo.

  • 8 de março de 2012 às 22:39 -

    chinalia

  • Ja me maravilhei c apenas 50% e acredito sim que a probabilidade de melhoria passa de 100%. Quando joguei “Rain” fiquei imprecionada.. Agora espero muito mais do que isso da “Quantic Dreams”.

  • 8 de março de 2012 às 22:48 -

    KING OF KINGS

  • Cara muito doido isso vei, ftro tá aí pra quem quiser ver

    • 8 de março de 2012 às 22:48 -

      KING OF KINGS

    • *futuro

      • 8 de março de 2012 às 22:57 -

        KING OF KINGS

      • e tudo só 50% usado

  • 10 de março de 2012 às 20:07 -

    thalles

  • fui só eu que entendi uma metafora com essa nova tecnologia?

  • 12 de março de 2012 às 21:36 -

    KING OF KINGS

  • serio esse trailer me emocionou muito bom

  • 17 de março de 2012 às 01:08 -

    Webdesign Telequality

  • Falando sério, se você tiver um BOM computador e uma super conexão de internet e souber visitar os lugares corretos do Second Life, também vai poder ter a sensação de jogar uma CG, e o melhor, com um nível de customização infinito dos avatares.

  • 26 de março de 2013 às 18:54 -

    Dayan Valente

  • Cara, eles deviam lançar um curta da Kara!!! Ou um longa mesmo só feito com essa engine!!! ia ficar TÃO foda!!!

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