O futuro já chegou: produtora de Heavy Rain mostra sua nova engine
Esta semana está rolando nos EUA a GDC – Game Developers Conference – 2012, evento onde grandes indústrias de games se reúnem para apresentar novos jogos e tecnologias. A Quantic Dreams – produtora de Heavy Rain – aproveitou para dar uma palhinha do futuro, mostrando sua incrível nova engine.
A produtora criou um tech demo – ou seja, não é um jogo – intitulado Project Kara que, pelo que é mostrado no vídeo, está rodando em tempo real diretamente de um Playstation 3.
O fato de ser algo animado em tempo real – e não uma cena em CG – impressiona, pois o nível de detalhes e a qualidade das expressões faciais da mulher-robô Kara, são incríveis.
Confira abaixo o belo vídeo (é altamente recomendável que você aumente a resolução do vídeo para 720p), onde Kara é montada, desmontada, fala, se emociona, chora e até canta (?!), tudo em um cenário no melhor estilo Aperture Science!
Fala sério, não é de cair o queixo? David Cage, o manda-chuva da empresa, afirmou que eles ainda estão aprendendo a lidar com a engine, e o vídeo acima corresponde à apenas 50% do seu potencial!
Embora seja apenas um tech demo, esta tecnologia possivelmente será utilizada em um (suposto) novo game da Quantic Dream.
Em 2005, a empresa revelou um vídeo semelhante que, anos depois, seria usado na concepção do excelente Heavy Rain.
Logo, se você possui um Playstation 3 e é fã dos games cinematográficos da Quantic Dream, comece a torcer para que a tecnologia do Project Kara seja logo utilizada em um game de verdade!
P.S. Vale lembrar que, no ano passado, a Epic Games mostrou o potencial de sua Unreal Engine 3 com outro vídeo tão incrível quanto este.
(Via: Eurogamer)
Jornalista, baterista, gamer, podcaster e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.
Contato: rodrigo@arkade.com.br
Raphael Fernandes
Gráficos realmente impressionantes. Tomara que rode no meu vita kkkkkkk.
Adilson
Se rodar no meu Wii já tá bom demais… kkk
Edimartin Martins
Isso é Wii U.
Tiago Evaristo
Tem que jogar ele no ps3 p/ você sentir a potencia…
Raphael Fernandes
Até aqui c vem me trollar tiago kkkkkkkk , é vita na cabeça kkkkkkk
Tiago Evaristo
Tem que jogar ele no ps3 p/ você sentir a potencia…
Sadi Junior
Bah!
@AllanCost
Deviam ter feito um video que nem dos patinhos da Nintendo, por que depois de 1min. de video eu esqueci da proposta inicial do video (falar da engine) e fiquei ligado nas emoções da robo <(olha só eu dando genero para uma máquina), isso é técnologia fazendo arte
Edimartin Martins
Quais patinhos?
–
Os patinhos de borracha em uma banheira eram da apresentação do Playstation 2 e Playstation 3 (um amontoado de patos).
A nintendo eu não lembro que apresentar patos. Eu vou procurar no youtube.
Renan
Os patinhos numa pia apareceram num trailer do MGS4 pra mostrar a força do processador do PS3
Lucas Fernandes
nossa…. q show de jogo sera!!1
Fabricio Sortica
realmente impressionante… :c)
Renan
Simplesmente incrível!!!! E pensar que está rodando em real-time num PS3!!!! Fora toda essa beleza e perfeição do video, isso me faz pensar que, se esses gráficos foram alcançados, não há necessidade, ao menos por um bom tempo, de um sucessor do PS3, como vários e vários meios de informação afirmam que está pra sair.
Marcelo Soriano
isso eh cg, quero ver gameplay
e o mais importante, como é para programar
Renan Do Prado
Isso não é CG, pois CG são videos pré-renderizados, e isso não tem gameplay, pois não se trata (ainda) de um jogo
Alexo Mello
CG é computação gráfica de uma forma geral. Talvez o que o Marcelo queira dizer que existe muita diferença entre um ambiente fechado, poucos elementos pra se processar etc. e um jogo real, com muito mais quesitos pra executar junto com a imagem que vemos, além das questões de jogabilidade, interface etc. Tech demo é tech demo, mostra apenas potencial e muita coisa pode ser maquiada pra ficar bonita etc. Jogo finalizado pro grande mercado é outra conversa.
Renan
Pois é, só resta torcer pra que Kara vire um jogo um dia!!! Levando em conta que quem está por trás disso é o time do Heavy Rain, confiança é o que não falta
Edimartin Martins
Realmente o vídeo mostra 50% do aparato.
O vídeo da animação facial (Killer Aplication do Heavy Rain) não ficou melhor que o L.A. Noire.
–
Vamos esperar pelo próximo video.
Renan
Mas comprar com L.A. Noire é meio que sacanagem né, lá eles saram toda uma tecnologia especial para recriar digitalmente os movimentos faciais, o que acho que não é o cado da Kara
Edimartin Martins
É que eu já vi uma apresentação de uma doutora em computação gráfica que na época (2 anos atrás eu acho) tinha comentado que “heavy rain” era a animação facial mais real em jogos. Um dia antes O primeiro video de L.A. noire ja estava na rede (mostrando como seria as animações do jogo).
–
Ela estava certa, Heavy Rain realmente era o mais real. A engine queria ser a mais real possível de, de acordo com a professora, a engine realmente era.
–
L.A. Noire retirou o pódio de Heavy Rain e portanto, com a nova engine, os desenvolvedores de Heavy Rain podiam pelo menos tentar voltar ao pódio. Assim a evolução continua.
–
São dois projetos brigando pelo mesmo ideal. Portanto eu acho correto comparar os dois.
Renan
Ah sim, entendi agora, mas tbm, o projeto tá em 50%. E se em 50% chegou nesse nível, imagina quando chegar a 100% como vai ficar!!!!
Leandro
Incrivel!!
O PS3 está cada vez mais valendo o investimento
Além da grande quantidade de ótimos exclusivos os mesmos possuem ótimos graficos, dignos de premios, como já aconteceu com God of War 3 e Uncharted 3.
Acho impressionante como um hardware de 2006 pode ser tão bem aproveitado. A sony Está de Parabéns com o seu PS3
Edimartin Martins
O playstation 3 é o HW mais rápido só que era um pouco difícil de programar (comentário dos desenvolvedores).
–
Com esse tempo que se passou, o aprendizado foi amenizado e cada vez mais aparecem jogos mais bonitos.
Kubrick Stare Nun
Realmente, as expressões do robo são todas muito convincentes. Mas eu não entendo por que isso é uma inovação já que L.A. Noire já apresenta uma tecnologia semelhante.
Leandro Fernandes
Isso é tecnologia fazendo Arte! [2]
Leandro Torreal
essa engine vai rodar somente no ps3?
Vorkuta
Emocionante!
FeeH
Realmente impressionante , espero que o wii u tenha todos esse potencial , e detalhe ! coloque legenda e voce vera que ela faz todo tipo de serviço se é que voce me entende kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
___Bill
Realmente , essa parte parte foi até meio (wtf? pq colocaram esse trecho na fala de um robo xD) mas como disse foi impressionante memso
leandro(leon belmont)alves
daqui a pouco ninguém mais vai querer o XBOX 360 e a massa vai ir pro PS3. com uns gráficos desses…
Leandro
Xbox está se tornando um Wii em HD, estão investindo mais em jogos casuais do que em graficos e em outras coisas.. Logo a briga do mercado vai ser entre WiiU e PS3, um console de 2006 que continua dando show
Vorkuta
Affffffff…
Allyson Santos
Puta. Incrível.
Gabriel Bruno
VEI! quase chorei!
Allyson Santos
Puta. Incrível.
Bruno
Por favor Quantic Dreams, faça esse game!
Henrique
WOW, muito legal…
Ana
Cara, eu fiquei triste por ela. (sobre os gráficos, galera já flou o q acha e eu ñ discordo)
Mas putz, o vídeo começa super bem, mas quando ela fica desesperada ao saber que vai ser vendida (uma escrava) e que por pensar ela seria desmontada e começou a chorar. MÁHGOD meu coração quebrou D:!
Renan
Tive que ver o video sem som por causa do trampo…. Mas só o choro dela foi de emocionar!!!!
Edson
tive a mesma reação!
Edson Luciano
Mother of God! uma engine poderosa como essa, e essa noticia de um chipset de altissima performance da IBM… ehhh logo veremos os novos consoles rodando altissimas resoluções… quem sabe ate em 4k… segue o link da materia: http://baixa.ki/a20390
eyeless
gráficos incríveis,caramba quase chorei.
Carlos
Faz tempo que não me emociono com jogos ou CG’s, mas esta animação que por incrível que pareça não é CG’s, me fez derramar uma lágrima. Parabéns aos desenvolvedores, este é o caminho…
Ana
Todos se comoveram com a Kara, meu, foi triste, mesmo que ela tenha conseguido se salvar…
Bruno
Impressão minha ou ta cheio de emo isso aqui? o.O
Ana
Impressão sua.
Diana
Ela se salvou e vai aprontar alguma, porque as outras eram bem diferentes dela. Heheh…
BTW, minha mãe me perguntou que atriz era essa… “Não mãe, isso rodou num Play3, que é para jogos”… Cara de mamãe: (@_@)
Renan
hehehehehehe, eu soube o nome da Atriz, ela se chama Valerie Curry. Se eu mostrar pros meus pais eles vão ter a mesma reação da sua mãe!!!!
Ana
TOMARA que ela apronte alguma, game rulez!
Dienno
Bonito, mas ainda é bem perceptível os polígonos, principalmente no nariz e orelha.
Eles conseguiram chegar no limite que um PS3 aguenta, mas ainda é bem pouco perto do que se espera para a próxima geração de consoles.
É por essas e outras que a Sony ainda não quer saber de Playstation 4, pois eles acham (e tão certos) que ainda podem tirar mais proveito do PS3 e essa nova engina mostra isso.
Porém é aquilo né, isso ai é um cenário pequeno com apenas um personagem na cena. Em um jogo com um vasto cenário cheios de elementos e personagens, gostaria de saber o grau de detalhamento que o PS3 suportaria ou se eles teriam que abrir mão de um cenário muito detalhado (como fazem hoje) para terem personagens com mais polígonos.
Vinicios Santana
Espero q um jogo com um enredo tão bacana, seja lançado, uma historia dessa talvez faça eu comprar um PS3. Ahhh o poder da nova engine tbm eh bacana, mas ela tem de vir acompanhada de jogos inteligentes, pq nada adianta gráficos sem conteúdo.
chinalia
Ja me maravilhei c apenas 50% e acredito sim que a probabilidade de melhoria passa de 100%. Quando joguei “Rain” fiquei imprecionada.. Agora espero muito mais do que isso da “Quantic Dreams”.
KING OF KINGS
Cara muito doido isso vei, ftro tá aí pra quem quiser ver
KING OF KINGS
*futuro
KING OF KINGS
e tudo só 50% usado
thalles
fui só eu que entendi uma metafora com essa nova tecnologia?
KING OF KINGS
serio esse trailer me emocionou muito bom
Webdesign Telequality
Falando sério, se você tiver um BOM computador e uma super conexão de internet e souber visitar os lugares corretos do Second Life, também vai poder ter a sensação de jogar uma CG, e o melhor, com um nível de customização infinito dos avatares.
Dayan Valente
Cara, eles deviam lançar um curta da Kara!!! Ou um longa mesmo só feito com essa engine!!! ia ficar TÃO foda!!!