Gran Turismo 5 (PS3) – Review: Nem uma Ferrari, nem um Ford T

6 de dezembro de 2010

Gran Turismo 5 (PS3) - Review: Nem uma Ferrari, nem um Ford T

Mas não entenda errado, não é por que Gran Turismo 5 possui tantos altos e baixos que ele é um jogo ruim. Muito pelo contrário. A jogabilidade de GT5 é uma das melhores já vistas no gênero, pois até mesmo jogadores inexperientes podem pegar um carro e se divertir. Uma opção boa colocada no jogo pela Polyphony Digital é a possibilidade de ativar ou desativar certas ajudas como controle de tração automática e trajeto de direção. Apesar de não serem novidade no gênero, a empresa tornou-os completamente customizáveis. Você usa apenas os que quiser. Enquanto é altamente satisfatório vencer uma corrida sem o uso destes auxiliadores, às vezes é bom manter um ou outro ligado, já que qualquer errinho ou acidente bobo pode prejudicar uma corrida até então perfeita.

Gran Turismo 5 ainda traz algumas boas novidades para incrementar o gameplay. O jogo traz pela primeira vez na série corridas de kart e os supercarros e disputas da NASCAR, principal categoria de automobilismo nos Estados Unidos. Além disso, o jogo conta com a presença do americano Jeff Gordon, tetracampeão da NASCAR, e do francês Sébastien Loeb, heptacampeão do WRC, maior campeonato mundial de rali. Outra novidade é a não-obrigatoriedade dos license tests, desafios um pouco chatos que eram necessários para completar Gran Turismo 4.

Gran Turismo 5 (PS3) - Review: Nem uma Ferrari, nem um Ford T

Quando a disputa vai para o mundo online, ela fica tão boa quanto no offline. As corridas podem reunir até 16 jogadores diferentes simultaneamente e sem nenhum lag notável, com a possibilidade de cada um utilizar um carro de sua própria garagem ou então importar um de Gran Turismo PSP. O jogo ainda lida habilmente com espertinhos que acham divertido ir de marcha ré ou atravessar a pista e parar o carro no meio do circuito ao torná-los translúcidos e permitir que outros corredores passem por eles. Como host de uma corrida, você pode até mesmo penalizar jogadores que batam de propósito ao diminuir temporariamente a força do motor deles.

É muito divertido jogar online, principalmente se o host da corrida permitir o uso dos auxiliadores, pois eles fazem com que jogadores de diferentes níveis façam uma corrida disputada. Se você quiser, é possível até mesmo participar de uma espécie de “treino livre”, onde jogadores ficam apenas disputando para ver quem faz a volta mais rápida. O grande problema do modo online de GT5 é que sua interface é muito antiquada: não existe matchmaking ou um filtro elaborado de corridas para selecionar qual realmente se encaixa ao seu estilo. Não é possível nem mesmo convidar diretamente seu amigo para se juntar a corrida em que você está.

Gran Turismo 5 foi sim um dos jogos mais aguardados dos últimos anos pelos fãs do PlayStation 3, o que torna o pacote final um tanto quanto decepcionante. A cisão nos veículos entre carros comuns e Premium e a irregularidade no áudio e nos gráficos prejudica, mas o game traz uma jogabilidade realista e uma extensa variedade de carros e pistas além de um multiplayer bastante divertido ainda que com uma interface ruim. GT5 não é a Ferrari que todos imaginavam, mas também não é nenhum Ford T.

Esta matéria possui mais páginas: 1 2

11 Respostas para “Gran Turismo 5 (PS3) – Review: Nem uma Ferrari, nem um Ford T”

  • 6 de dezembro de 2010 às 21:03 -

    Bacon

  • GRAN TURISMO desde o 1 me da sono,mas eu entendo que tem gente que gosta pelo fato de ser um simulador,mas eu não compraria prefiro mais os arkade.

  • 7 de dezembro de 2010 às 03:20 -

    Lucas

  • Sei lá, nunca gostei muito do gt, e esse ñ foi diferente, achei bem fraco ele…

  • 7 de dezembro de 2010 às 10:49 -

    Heliezer Soares

  • O modo online é “sem nenhum lag notável”? O lag era tanto que eu nem consegui jogar aqui em casa. Apesar de minha conexão ser de apenas 1 mega, eu jogo tranquilamente Uncharted 2, Red Dead, SSF4, GTA4 e infelizmente, no GT5, não consegui jogar. Os carros ficavam “teletransportando” de um lado para outro… lamentável!

    No geral é um ótimo jogo para quem curte GT.

  • 7 de dezembro de 2010 às 11:30 -

    zecarlos

  • pelo tempo de espera….achei que o jogo seria bom…mas e mais do mesmo,e sem graca ,apenas graficos alucinantes,mas infelizmente o jogo e decepcionante,sem falar que e pouco jogo pra muita grana a ser paga

    prefiro continuar no meu granturismo 2(emulado no pc)e 4(ps2)

  • 7 de dezembro de 2010 às 13:04 -

    zecarlos

  • esqueci de falar uma coisa,melhor que granturismo 2 e 4 e melhor ficar jogando e grid,isso sim e jogo de simulacao descente

  • 7 de dezembro de 2010 às 16:52 -

    Neo Rock X

  • Independente de ser bom ou não pra mim GT é GT, tanto que se um dia eu comprar o PS3, gostaria que ele fosse um dos 1ºs títulos…quem sabe com os argumentos apresentados aqui a Sony não resolva voltar atrás e comece a trabalhar em GT6, corrigindo tais falhas,tal como ocorreu na geração PS2 (GT3 e GT4), a Sony sabe que a concorrência não dorme no ponto, vide o caso de Grid, NFS,FM,etc.

  • 10 de dezembro de 2010 às 13:43 -

    ti interessa

  • Pra mim, foi um dos melhores jogos de corrida da geração. Quem fala mal, é pq não tem grana pra compra PS3 e joga ele, e fica com o 360 com FORZA pirata.

  • 14 de dezembro de 2010 às 19:29 -

    LetBodiesFloor

  • Todos GT sempre foram muito bons. Porém forza o superou e ponto. Simples assim. Acho que os produtores perdem um pouco foco.
    corrida de Kart? pra que?!
    corrida a noite, muito bom
    carro anfibio? pra que?!

  • 28 de janeiro de 2011 às 16:44 -

    linha9

  • Gostei muito do gt5 =) muito bom msm. Para mim valeu o tempo de espera. É muito chato no começo msm. Forza não se compara a gt5. Achei o Forza muito inferior.

  • 28 de março de 2011 às 13:04 -

    beduschi

  • muito bom esse jogo ^^

  • 6 de maio de 2011 às 04:25 -

    Thomas Turbando

  • Então… Todos falam do LIXO do FORZA 3… etc.. mas GT5 é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito superior, comprei o forza aff deus me livre jogo ridiculo não valeu ter gastado 10 conto nessa merda de jogo prefiro o GT5

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *