Grind é um clone de Doom para o Amiga lançado com mais de “30 anos de atraso”

28 de junho de 2023
Grind é um clone de Doom para o Amiga lançado com mais de "30 anos de atraso"

Em 1993, os usuários do Amiga ficaram sem Doom, quando o clássico começou a dominar o mercado dos games, mas nos PCs. O computador doméstico da Commodore nunca recebeu uma versão oficial do famoso título da Id Software.

O programador do Doom, John Carmack, na época, recusou os pedidos dos fãs para portar o jogo para o computador, popular na Europa, comentando que ela simplesmente não era poderosa o suficiente para rodar o jogo. Isso deixou os jogadores do Amiga tendo que se contentar com diversos clones desenvolvidos por outras empresas, mas nenhum deles se comparava ao original.

30 anos depois, porém, uma empresa chamada Pixelglass Games está “resolvendo isso”, trabalhando em um jogo chamado Grind, que bebe muito da fonte original de Doom, com o objetivo de finalmente dar ao Amiga 500 o clone de Doom que ele realmente merece.

O jogo está sendo desenvolvido por John “Tsak” Tsakiri e inicialmente começou como um projeto chamado Dread, que foi anunciado em 2019. O projeto recebeu elogios por sua impressionante resolução de tela cheia, texturas de alta qualidade nas paredes e taxa de quadros suave.

No entanto, o projeto teve que se dividir em dois, pois o programador original, Krzysztof Kluczek, não pôde mais trabalhar no projeto em equipe devido a “certas obrigações”. Como resultado, Kluczek manteve o nome Dread e agora está trabalhando no jogo de forma independente, enquanto Tsakiri começou a trabalhar em outro título chamado Grind, usando o mesmo mecanismo do Dread.

Aqui está uma descrição do projeto no site do jogo: “Pegue sua máquina do tempo e volte no tempo, mergulhando em um universo alternativo onde Doom nunca foi lançado para PCs em 1993, mas sim alguns anos antes no humilde Amiga 500! Grind é um novo jogo de tiro em primeira pessoa alimentado pelo incrível mecanismo do Dread: uma conquista impressionante que mostra o que era realmente possível com o hardware original do Amiga!”

Se quiser saber mais sobre o game, confira o projeto no Patreon.

Aproveite e confira as ofertas em games da Amazon.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais