GTA V já vendeu mais jogo do que o PlayStation 4 vendeu de console

8 de novembro de 2022

A Take-Two Interactive revelou os números de vendas dos jogos da Rockstar Games, confirmando o que todo mundo já imaginava: em 2022, nove anos após o seu lançamento original, ainda tem gente comprando o game. O seu relatório financeiro, que aborda vendas até 30 de setembro de 2022, trazem números impressionantes para a franquia.

A série GTA, como um todo, já vendeu 385 milhões de unidades, o que representa um aumento de 5 milhões de cópias vendidas desde a última atualização. E, dentro desses 385 milhões, GTA V aparece com impressionantes 170 milhões de cópias vendidas, em seus nove anos de história.

Além do óbvio sucesso comercial, outro fator que explica tal número é o fato de que GTA V mudou a fórmula de lançamentos da Rockstar. Nos dias dos 128-bits, a companhia lançava com frequência jogos da série. Entre 2001 e 2008, período que separa GTA III de GTA IV, foram lançados sete games, entre eles Vice City e San Andreas. Já com o GTA V, a companhia preferiu manter suas funções online, e relançar ele quantas vezes fosse preciso.

Assim, o game de PS3 e Xbox 360 foi atualizado para PS4 e Xbox One, e recentemente ganhou mais um upgrade, desta vez para PS5 e Xbox Series X|S. O que faz com que um intervalo de 9 anos tenha apenas um jogo principal, com relançamentos da trilogia clássica para smartphones e, posteriormente, consoles, com o polêmico remaster.

170 milhões de cópias é muita coisa. O PlayStation 4, console que ainda está sendo fabricado e vendido, e é um dos mais vendidos de todos os tempos, atingiu em agosto a marca das 117 milhões de unidades vendidas. Ou seja, tem mais GTA V “na praça” do que PS4. O que é impressionante para jogo e console, para ficar bem claro.

Além de GTA, a Take-Two também falou de Red Dead, que já vendeu, em apenas dois games, mais de 70 milhões de cópias. Red Dead Redemption 2, por exemplo, vendeu um milhão de cópias apenas entre os relatórios da empresa, somando agora mais de 46 milhões de unidades vendidas.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior