Gucci lança tênis “digital” para uso em games como Roblox e aplicativos parceiros

23 de março de 2021
Gucci lança tênis "digital" para uso em games como Roblox e aplicativos parceiros

Já que o mercado sabe que há um grande número de pessoas comprando itens cosméticos em games e apps, chegou a vez da Gucci explorar este mercado. Seu novo “par de tênis”, o The Gucci Virtual 25, não é um tênis de verdade. E sim um acessório virtual que pode ser “experimentado” em realidade aumentada, ou usado em aplicativos parceiros, como o Roblox e VRChat.

No entanto, os tênis não acompanham a tabela de preços conhecida da marca. No site da Gucci, um sapato sai por, no mínimo, US$ 580 (cerca de R$ 3.200). Mas sua versão “digital” custa US$ 12,99 (cerca de R$ 71), o que ainda é algo bem caro, se tratando de um cosmético digital. O tênis digital pode ser comprado no app da Gucci, ou no app da Wanna.

O Gucci Virtual 25 foi projetado pelo diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, e é um tanto diferente do tom mais sóbrio da grife. Conta com visual moderno, verde neon e rosa. É um exagero que a marca se permitiu, por estar em um ambiente virtual. Os tênis também contam com o icônico logotipo GC estampado, na sola do sapato e na língua.

Gucci lança tênis "digital" para uso em games como Roblox e aplicativos parceiros

Junto com a Gucci, participou da criação do tênis também a Wanna, empresa especializada em AR para marketing. Que já possui um aplicativo para experimentar tênis de forma virtual. No aplicativo da Wanna, o tênis Virtual 25 sai mais barato, por US$ 8,99. Mas não acompanha todos os recursos de download para usá-los no Roblox e outros aplicativos.

Um mercado de games crescente… e vaidoso

O foco da Gucci faz sentido. Só o mercado de games, contou com projeções de lucros de US$ 180 bilhões em 2020. Com grande parte da receita chegando da compra de itens dentro dos games. Sendo eles úteis para o game, como itens ou personagens, ou mesmo elementos cosméticos, como roupas e chapéus. Só o mercado de skins de CS:GO, por exemplo, rende um mercado de US$ 10 bilhões por ano.

Assim, será cada vez mais natural, dado o interesse crescente por parte da comunidade, ver marcas investindo em itens digitais cosméticos, para a “ostentação virtual” dos jogadores.

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