Conheça o emulador que transforma o Apple Watch em um Game Boy

21 de Março de 2017
Autor: Junior Candido

Conheça o emulador que transforma o Apple Watch em um Game Boy

O desenvolvedor Gabriel O’Flaherty-Chan, que viu há algum tempo atrás Doom em um Apple Watch (sim, mais um lugar para Doom chamar de lar), transformou o smartwatch da Apple desta vez em um Game Boy de pulso, com o emulador Giovanni, homenageando o líder da Equipe Rocket de Pokémon.

Giovanni foi construído tendo em base um emulador para iOS que já existe há algum tempo e se chama Gambatte, mas o desenvolvedor adaptou tudo para que tudo se encaixasse de maneira adequada no watchOS e na pequena tela do smartwatch, tendo que adaptar também os botões.

Com a modificação do emulador, os jogos rodam com o direcional funcionando como os direcionais tradicionais de jogos touch de smartphone do lado esquerdo da tela, enquanto o botão A fica no toque do lado direito. Já o Start, o Select e o botão B ficaram alocados em uma parte abaixo da tela, com botões virtuais.

Mas o maior problema do Giovanni nem é a questão dos controles, e sim, o hardware limitado do Apple Watch. Mesmo na segunda edição do dispositivo, o emulador é capaz de rodar os jogos em uma velocidade bastante inferior ao Game Boy original. Porém, com o emulador funcionando plenamente, claro que evoluções no dispositivo significarão jogos rodando em maior qualidade.

Conheça o emulador que transforma o Apple Watch em um Game Boy

Conversamos recentemente com a equipe por trás do Gameband, o smartwatch com jogos de Atari, que prometeram em sua campanha no Kickstarter o mais potente dispositivo do gênero do mercado. Eles alegam que as grandes marcas não se preocupam muito em oferecer os melhores aparelhos, apenas querendo expandir suas linhas de produtos. E com eles, talvez possamos projetar um cenário com dispositivos mais inteligentes e com maior capacidade de processamento.

E só para lembrar, em meados dos anos 2000, quando os computadores começaram de fato a entrar nas casas das pessoas, pelo menos no Brasil, muitos deles, por serem bastante antigos, não conseguiam rodar de maneira adequada alguns emuladores, o que inclui o Game Boy, e só o fato de ver um game como Pokémon, mesmo com pouca qualidade, rodando no pulso de um smartwatch, já mostra “um pouco” do avanço que tivemos nestes anos todos. Giovanni é um projeto open-source e você pode conferir mais sobre ele, assim como a sua instalação, neste link.

Via (The Verge)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *