Hacker rouba código-fonte de várias placas da AMD, incluindo a que equipa o Xbox Series X

26 de março de 2020
Autor: Junior Candido
Hacker rouba código-fonte de várias placas da AMD, incluindo a que equipa o Xbox Series X

Um hacker conseguiu acessar um computador da AMD e encontrou o código fonte para várias GPUs da marca, incluindo a que equipará o Xbox Series X. Parte do conteúdo encontrado foi publicado no GitHub, para provar que o roubo foi efetuado.

Mas a AMD entrou com uma medida de proteção por direitos autorais, a DMCA, e o conteúdo foi removido. Depois, o TorrentFreak conseguiu contatar o hacker, que ameaçou postar publicamente o código inteiro, caso não apareça nenhum comprador.

O hacker encontrou os códigos-fonte para as GPUs Navi da AMD em novembro de 2019. O código foi obtido após alguns exploits de servidor. Os arquivos não estavam protegidos como deveriam, ou encriptados, o que a hacker classificou como “triste”.

Nos arquivos estão os códigos para as placas Navi 10 e Navi 21. E também está o código para a GPU Arden que está no Xbox Series X, o próximo console da Microsoft. Ao TorrentFreak, a AMD busca diminuir a seriedade da situação, afirmando que tais arquivos “não são essenciais para a competitividade ou segurança de nossos produtos gráficos”.

Veja a nota na íntegra:

Na AMD, a segurança de dados e protecção da nossa propriedade intelectual são prioridade. Em dezembro de 2019, fomos contactados por alguém que afirmava ter ficheiros de teste relacionados com um subconjunto de produtos gráficos actuais e futuros, alguns dos quais foram recentemente publicados online, mas desde então foram removidos”.

“Embora estejamos conscientes que o invasor tem ficheiros adicionais que não foram tornados públicos, acreditamos que as propriedades roubadas não são essenciais para a competitividade ou segurança dos nossos produtos gráficos. Não temos conhecimento de que o invasor tem outras IPs da AMD.”

“Estamos a trabalhar proximamente com as forças da lei e outros especialistas como parte de uma investigação criminal contínua.”

Uma resposta para “Hacker rouba código-fonte de várias placas da AMD, incluindo a que equipa o Xbox Series X”

  • 26 de março de 2020 às 22:15 -

    Helinux

  • Todo o cuidado é pouco, essa é a verdade!!!! Valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *