Heróis do Mundo Nerd – Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

23 de outubro de 2012
Autor: Carlo Henrique

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Hoje vamos inaugurar uma nova coluna na Arkade. A série “Heróis do Mundo Nerd” vai homenagear grandes artistas, designers, produtores, escritores… grandes pessoas que, que com sua genialidade, trabalharam para enriquecer o mundo do entretenimento e a cultura pop em geral. Para começar com um legítimo mestre, vamos apresentar a vida e a obra do gênio Shigeru Miyamoto!

Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 na cidade interiorana de Sonobe, Japão. Enquanto menino, ele descobriu na floresta de bambu ao redor da sua casa uma pequena caverna. Curioso, ele olhou lá dentro para ver o que descobria, mas só viu escuridão.

Depois de muita hesitação, o pequeno Shigeru decidiu se aventurar nas entranhas da caverna com uma lanterna, e explorou os diversos caminhos e túneis que se espalhavam lá dentro. Isso pode parecer pouco para uma criança, mas foi suficiente para dar o “start” na inspiração que, anos depois, se tornaria um dos maiores sucessos de sua carreira e um dos games mais influentes de todos os tempos: The Legend of Zelda.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Esta experiência marcou algo comum no trabalho do produtor e designer Shigeru Miyamoto: o fato dele buscar inspiração em sua vida para criar seus jogos, com o intuito de permitir que as pessoas possam sentir o mesmo prazer que ele sente. Como nem todo mundo conta com florestas, cavernas e lagos para explorar, Miyamoto cria montanhas, labirintos e outras belas paisagens digitais que possam ser exploradas e guardadas na gaveta por seus fãs.

Shigeru Miyamoto se formou na Kanazawa Municipal College of Industrial Arts. Na época ele sentia um grande amor pelos mangás, e seu intuito inicial era ser desenhista de histórias em quadrinhos.

O que o fez mudar de ideia foi Space Invaders clássico dos arcades lançado em 1978 que dispensa apresentações. Depois de Space Invaders, Miyamoto se apaixonou por jogos eletrônicos, que, afinal, permitem que ele crie personagens e conte histórias tão bem quanto em qualquer mangá.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

A longa carreira de Miyamoto na Nintendo começou em 1979, quando ele colaborou na criação da arte do jogo de arcade Sheriff, título que não obteve um grande reconhecimento fora do mercado nipônico.

Já em 1980, a Nintendo se via as voltas com seu Radar Scope, ambicioso game especial que pegava uma carona no sucesso de Space Invaders. Por ser só poder ser jogado em um gabinete específico (e caro), o game fracassou ao tentar chegar ao mercado americano.

Com muitos gabinetes de Radar Scope encalhados, a Nintendo se viu contra a parede, e deu a Shigeru a tarefa de converter o fracassado game espacial em um jogo de arcade totalmente novo. Nascia aí o divisor de águas Donkey Kong, de onde surgiu não só o famoso macaco, mas também Jumpman, personagem que anos depois se tornaria o ícone Mario Bros.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Curiosamente, inicialmente a ideia de Miyamoto era desenvolver um game que utilizasse imagens de personagens do famoso desenho animado Popeye: o gorila seria Brutus, a princesa, Olívia, e o protagonista o próprio marinheiro. Por questões de direitos autorais o projeto não foi para frente, de modo que os personagens foram trocados pela turma que hoje integra o rol dos personagens mais importantes do mundo dos games!

Shigeru Miyamoto segue um princípio ao desenvolver seus jogos: ele cria sempre aquilo que gostaria de jogar, alegando que o que ele gosta pode também ser apreciado por outras pessoas. Esse modo de trabalho segue firme até hoje e se tornou praticamente uma receita de sucesso na carreira dele.

Na verdade, o sucesso que Donkey Kong teve nos arcades foi justamente o ponto de partida para que Miyamoto criasse os jogos que seriam os grandes sucessos de sua carreira. Além de estar diretamente envolvido na produção de clássicos como Excitebike, Ice Climber e Kid Icarus, Shigeru deu inicio a criação de Super Mario Bros e The Legend of Zelda partindo de um princípio diferente do que era jogado na época.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Veja bem: os jogos nos anos 80 eram praticamente competições por pontuações mais altas entre um jogador e outro, não havia grande apelo pela aventura, nem algo que estimulasse o jogador a querer chegar até o final.

Assim, trabalhando com elementos de sua infância (cavernas, exploração) Shigeru criou com Mario e Zelda uma nova forma de interação entre jogador e máquina, onde o jogador era encorajado a superar os desafios não só para ganhar pontos, mas também para finalizar uma história e, claro, salvar uma princesa!

O sucesso alcançado pelas duas séries possibilitou a criação de suas sequências, sendo que a mais famosa delas, considerando a vida útil do NES, foi Super Mario Bros 3. O jogo trazia um mapa enorme, que passou a ser usado por praticamente todos os futuros games da série, além das roupas especiais – cujo destaque óbvio é a roupa de Tanooki – que concediam ao protagonista habilidades únicas.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Em 1990, Shigeru Miyamoto já era um dos maiores nomes do game design, e virou capitão de um novo estúdio criado pela Nintendo. Capitaneando o Nintendo EAD, Miyamoto produziu diversos jogos de sucesso para o SNES, como F-Zero, Star Fox, Donkey Kong Country, além de sequências das grandes franquias que ele havia iniciado na época do NES.

A fase de grandes parcerias também havia começado, e Shigeru assinou a história e a arte do revolucionário Super Mario RPG, jogo feito em parceria com a Square que serviu de referência para diversos outros jogos do gênero.

A diferença de hardware entre o Super Nintendo e o Nintendo 64 causou certa incerteza sobre o rumo que as séries mais clássicas (2D) de Miyamoto seguiriam no novo console. Porém, com Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Miyamoto mostrou ao mundo que não tinha medo de mudanças, e colocou seus personagens na “era tridimensional” de maneira extremamente bem sucedida.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Anos depois ,o GameCube possibilitou a criação de novas séries para Miyamoto, como Luigi’s Mansion, que nasceu de um tech-demo e a popular franquia Pikmin. O desenvolvimento de Metroid Prime deu novos rumos para a já conhecida série e Shigeru trabalhou ainda em novos jogos para Zelda, Mario, F-Zero e outros de seus sucessos, que mantiveram a qualidade na nova plataforma.

Mais recentemente, as possibilidades diferenciadas de interação dos consoles Nintendo Wii e Nintendo DS fizeram com que Miyamoto criasse mudanças bruscas no gameplay de suas séries clássicas.

Felizmente, o gênio não nos desapontou, e o uso do Wiimote para imitar o movimento de uma espada e as duas telas e a tecnologia touchscreen do portátil deram novas ideias ao artista, permitindo que ele reinventasse novamente suas franquias, sempre com a qualidade e criatividade que se espera de um trabalho dele.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Posteriormente, surgiu a oportunidade de expandir ainda mais a carreira de seu icônico encanador Mario, e Miyamoto, sempre vanguardista, teve a maluca ideia de levar o personagem para os confins do espaço sideral. O resultado desta mistura inusitada é Super Mario Galaxy, game que se mantém como um dos melhores títulos exclusivos do Nintendo Wii.

Atualmente, Shigeru Miyamoto trabalha em novos títulos para o Nintendo Wii U e o Nintendo 3DS, entre eles estão Pikmin 3 e Luigi’s Mansion: Dark Moon, além de outros projetos que a Nintendo mantém em segredo.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Na vida pessoal, Shigeru Miyamoto não é um jogador hardcore: ele prefere tocar instrumentos musicais (violão, bandolin e banjo) e se dedicar a sua criação de cães, sendo um criador semi-profissional (?!). Ele é casado com Yasuko Miyamoto, tem duas filhas e o cachorro Pikku, que foi sua inspiração para a série Nintendogs, outro grande sucesso da Nintendo.

Shigeru Miyamoto teve seu trabalho reconhecido mundo afora e recebeu diversos prêmios: ele foi condecorado Chevalier da Ordre des Arts et des Lettres, na França, faz parte de listas dos maiores criadores de games da história e olha só, está na lista dos 60 maiores heróis da Ásia, ao lado de personalidades como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e Bruce Lee.

Isso para não mencionar todos os produtores de games que se inspiram no trabalho de Miyamoto: de celebridades como Cliff Bleszinski até o estúdio indie brasileiro MiniBoss, o trabalho de Miyamoto serviu de referência para criar gerações de novos talentos para a indústria de games em todo o mundo.

Heróis do Mundo Nerd - Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo

Miyamoto é o que se pode ser chamado de produtor de games completo, não se limitando apenas a um gênero ou a uma franquia. As influências que carrega desde sua infância e seu modo de pensar permitem que ele crie obras que conquistam o mundo todo, sempre com seu carismático sorriso no rosto.

Por suas incontáveis contribuições aos games e à cultura pop, Shigeru Miyamoto é um verdadeiro herói para gamers, nerds e entusiastas de todo o mundo, afinal o mundo dos games definitivamente não seria o mesmo sem ele! Muitos boatos sobre sua aposentadoria já surgiram, mas ele segue firme e forte, provando que ainda há (muito) espaço para criatividade e ousadia no mundo dos games!

22 Respostas para “Heróis do Mundo Nerd – Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo”

  • 23 de outubro de 2012 às 16:27 -

    FeeH

  • Ele é mais que um Herói ! Ele é um Deus dos video-games !! Obrigado Myamoto por me divertir há mais de 2 décadas !

  • 23 de outubro de 2012 às 16:30 -

    Renan do Prado

  • Shigeru Miyamoto é um nome que será lembrado eternamente enquanto houverem videogames neste planeta!!!

    Mesmo aqueles que hoje em dia não gostem de Mario e nem da própria Nintendo devem seu respeito a esse gênio que calçou as bases de todos os games criados hoje em dia. Ele com toda a certeza é merecedor de todos os prêmios que recebeu!!!

    Fazendo uma analogia, Miyamoto foi o Final Fantasy da Nintendo, sem ele, talvez hoje nós nem soubéssemos que a Nintendo existe.

    Ótimo texto Carlo!!!!! Ficou excelente!!!! E aqui fica um apelo: HIDEO KOJIMA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!

  • 23 de outubro de 2012 às 16:48 -

    DanielWarfare

  • Miyamoto levou os videogames a um novo nível, e por isso ele merece MUITO(muito mesmo) respeito. Mesmo você fanboy, que não gosta da Nintendo. Mesmo você que acha os jogos do Wii muito infantis e etc. Talvez você não estivesse jogando seus jogos com gráficos fantásticos nesse momento se não fosse esse cara ou varias empresas por ai. Sempre irei respeitar empresas como a Nintendo, Sega, ID software e Rockstar, porque as mesmas são minhas favoritas \o/

    Interessante citar que no começo de tudo, a Nintendo nada mais era do que uma empresa de baralho \o/

    • 23 de outubro de 2012 às 17:02 -

      Edimartin Martins

    • Na indústria de jogos não deveriam existir os Fanboy’s. Quando um jogo é clássico, me os deuses do mundo dos jogos conseguem falar que não.

    • 23 de outubro de 2012 às 23:13 -

      Renan do Prado

    • E a Nintendo até se aventurou no ramo de motéis pra quem não sabe kkkkkkkkkkkk (sério mesmo)

  • 23 de outubro de 2012 às 17:05 -

    Edimartin Martins

  • Eu sou muito fân do Myamoto. Eu gostaria de saber se ele uma boa pessoa da mesma maneira que é bom com jogos.
    É que as vezes existem ótimos profissionais que não valem o chão onde que pisam.

    Eu sou muito fân do Myamoto, mas infelizmente a segunda foto dele fazendo biquinho figou um pouco gay.

    • 23 de outubro de 2012 às 17:06 -

      Edimartin Martins

    • Esqueci o i no mome.
      Desculpe-me pelo erro caro Miyamoto.

    • 24 de outubro de 2012 às 08:36 -

      Renan do Prado

    • A foto dele segurando um Pikmin está meio assustadora

    • 24 de outubro de 2012 às 12:30 -

      André

    • Já li algumas entrevistas do Myiamoto, e em praticamente todas que eu me lembro ele é caracterizado pelo seu carisma.

  • 23 de outubro de 2012 às 17:12 -

    Carlos

  • Cara tenho 30 anos nas costas e conheço games desde o Atari. O que posso dizer é que esse cara é o número 1 no mundo dos games. O que ele criou e o que se tornou suas obras é imensurável! Na simplicidade dos bits aos novos conceitos de games ele realmente continua dominando e sendo referência para os demais. Me diverti e continuo me divertindo até hoje com suas criações, além de compartilhar estes momentos com amigos e minha filha. Infelizmente a geração “restart” de hoje não experimentou os bons tempos dos games e ao ver um personagem carismático como o Mário acha que é jogo de “criancinha” e tenta comparar com jogos de altos gráficos e violência como se isso fosse parâmetro para definir qualidade de game. Obrigado Shigeru Miyamoto! Outro grande criador é o HIDEO KOJIMA, mais um japa na lista.

    • 23 de outubro de 2012 às 23:40 -

      Renan do Prado

    • Miyamoto e Kojima são com certeza os nomes mais importantes dos games no Japão!!!!

  • 23 de outubro de 2012 às 17:13 -

    leandro(leon belmont)alves

  • Miyamoto fez o Super Mario World para o SNES: Fodastico!

    depois fez o Super Mario 64, o unico game de mario que jogo desde o lançamento até hoje. fez o Legend of Zelda Ocarina of Time, para muitos o melhor Zelda já criado e o sombrio e dark TLOZ:Twinlight Princess.

    ele merece as honras, certamente

  • 23 de outubro de 2012 às 19:37 -

    Fernando Sousa

  • Faz uma do Hideo Kojima

    • 24 de outubro de 2012 às 08:47 -

      Edimartin Martins

    • Como apresentado no início do texto.
      Será feito sobre: Hideo Kojima, Nolan Bushnell, Naoto Oshima, George Lucas, Cliff Bleszinski, Gabe Newell, John Carmack, Sam Houser, Shinji Hashimoto, Hironobu Sakaguchi, Michel Ancel …

    • 24 de outubro de 2012 às 11:11 -

      Diana

    • Oshima Naoto! \o/

  • 23 de outubro de 2012 às 19:36 -

    Marcelo Silva

  • Muito boa a matéria, gostei muito :D Shigeru Miyamoto é meu herói de infancia!

  • 24 de outubro de 2012 às 02:59 -

    Rudiery Dos Santos Mendes

  • Caracas, devo muitas horas de diversão à essa pessoa. Além de ele ser um dos caras mais legais de se fazer uma interpretação simultânea! :)

  • 24 de outubro de 2012 às 17:40 -

    Carlo Henrique Valentini

  • Não se preocupem, entre todos os produtores de games que passarão por aqui, Hideo Kojima é um dos primeiros da lista. Como a coluna ainda está no incio, usarei esse tempo para mostrar que tipo de homenagens a coluna prestará, então os próximos textos farão menções a artistas de outras áreas. Hideo Kojima, Stan Lee, Nobuo Uematsu… Todos serão homenageados, o que não falta é gente com talento para ser incluído aqui na coluna.

    • 24 de outubro de 2012 às 15:56 -

      Renan do Prado

    • Boa!!!!

    • 24 de outubro de 2012 às 16:07 -

      Diana

    • Vai valer para HQ’s, livros, animês, filmes e mangás também?
      Que festa! =F

      • 24 de outubro de 2012 às 20:46 -

        Carlo Henrique

      • Todos eles, é bem capaz até do PSY aparecer por aqui!

  • 19 de maio de 2013 às 16:12 -

    Luis Fernando De Sousa Vilar

  • esse kra revolucionou a era digital trazendo de sua cabeça uma ideia que pode abrir a mente de muitos e distribuir um pedacinho de seu mundo para muitos sonhadors que presisavao expandir seus mundos e ai Shigeru Miyamoto criou tudo o que sou e o que me fz ser um jogador adulto mais com jeito de criança, desde o nintendo até o wii, o ds, o 3ds… vlw Shigeru Miyamoto!!! a vc meus comprimentos de gratidão eterna….

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *