Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

23 de outubro de 2013

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

A Heróis do Mundo Nerd – provavelmente a única série de artigos que homenageia artistas da cultura pop em toda a imprensa gamer brasileira – completa em outubro um ano de existência. Para comemorarmos, vamos homenagear duas pessoas que, nas últimas décadas, vêm salvando a vida de todos nós, seja em pesquisas cotidianas, escolares, acadêmicas ou profissionais. Os heróis de hoje são Larry Page e Sergey Brin; os criadores do Google.

A Vida de Larry Page

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Lawrence Page nasceu em 26 de março de 1973 na cidade de East Lansing, estado do Michigan, Estados Unidos. O pai dele, Carl Page, é considerado um pioneiro nas áreas de ciências da computação e inteligência artificial. A mãe, Gloria, também era uma profissional da informática, sendo que o casal ministrava aulas de ciências da computação na Michigan State University.

Larry estudou na Okemos Montessori School de 1975 a 1979 e cursou seu ensino médio em 1991, na East Lansing High School. Nesta época, a casa em que eles viviam era cheia de computadores e revistas de informática espalhadas por todos os cantos. Foi aí que começou o interesse dele pela computação, pois passava horas “fuçando” nos computadores da família.

O irmão mais velho o incentivou muito a aprender como as máquinas funcionavam; assim ele logo estava desmontando todos os equipamentos da casa. Nesta época Page percebeu que gostava de inventar coisas, estava se interessando cada vez mais por todos os tipos de tecnologia, e traçou como meta ter uma empresa própria nesta área.

Larry tem um bacharelado em Engenharia da Computação da Universidade do Michigan com honras. Enquanto estudava na instituição, ele construiu uma impressora a jato feita de Lego, foi presidente do “grupo de gênios” Eta Kappa Nu da Beta Épsilon e foi membro do Maize & Blue, equipe responsável por criar um carro movido a energia solar em 1993.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Larry também tem um título de Mestre da Ciência de Informática da Universidade de Stanford. Após ele se inscrever no programa de doutorado em Ciências da Computação da instituição, começou uma dissertação sobre as propriedades matemáticas da internet, tentando entendê-la como se fosse um gráfico.

Então, Larry começou a procurar quais páginas serviam de link para as páginas que eram buscadas, considerando a natureza e o número de links que eram retornados como sendo informações fundamentais. Seu objetivo inicial era simplesmente otimizar suas próprias pesquisas, para que os resultados encontrados fossem apenas publicações acadêmicas.

Em meio a este processo, o semestre recomeçou na Universidade de Stanford, e durante um daqueles eventos em que os alunos novos são conduzidos pelo campus para conhecer melhor o lugar, Larry conheceu Sergey Brin, que já estudava lá há dois anos.

Na época, Larry criou o BackRub, que podemos definir como o primeiro protótipo do Google. No entanto, a internet já tinha milhões de documentos naquele tempo, com ainda mais links que serviam de conexão de uma página à outra. Fazer o BackRub encontrar alguma coisa específica demandava muito mais recursos que um projeto estudantil podia ter acesso.

Ele então começou a criar seu próprio buscador dentro do BackRub, onde os primeiros documentos encontrados seriam os mais importantes e os últimos seriam os de menor relevância (algo que o Google faz até hoje). A ideia de Larry era complexa, o que acabou atraindo Sergey para o projeto.

A Vida de Sergey Brin

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Sergey Mikhaylovich Brin nasceu no dia 21 de agosto de 1973 em Moscou, União Soviética. Quando era pequeno, ele viveu com os pais Michael e Eugenia e a avó paterna em um apartamento no centro da capital. O pai era professor de matemática e sonhava em ser astrônomo, mas a família era judia e os judeus eram alvos de preconceito do governo comunista, assim ele não podia seguir a carreira que queria.

Durante um congresso de matemática em Varsóvia, o pai de Sergey teve contato com matemáticos de vários países do ocidente. Assim ele descobriu que seus conhecimentos matemáticos eram poucos se comparados aos de estudiosos de outros países. Por isso, decidiu que a família tinha que deixar a União Soviética com destino aos Estados Unidos (fiquem tranquilos, eles não eram espiões).

O resto da família não ofereceu resistência quanto à decisão de Michael, apenas a esposa lamentou, pois eles haviam passado a vida toda lá. Porém, Eugenia e o marido pensaram em Sergey para tomar a decisão: o futuro dele poderia ser não muito promissor se crescesse na União Soviética.

Quando os empregadores deles souberam da decisão, demitiram o casal. A família teve que ficar mais oito meses na União Soviética, pois o pedido de migração era sempre negado pelo governo. Neste intervalo, eles sobreviveram fazendo bicos. Apenas em maio de 1979, quando Sergey tinha cinco anos, eles foram autorizados a deixar o país.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Já nos Estados Unidos, Sergey estudou na Paint Branch Montessori School em Adelphi, Maryland, mas recebeu muitas aulas em casa. O pai estava trabalhando como professor no departamento de matemática na Universidade de Maryland e encorajou o filho a aprender a matéria, além do resto da família ajudá-lo a não desaprender o idioma russo.

Em 1990, o pai levou Sergey e mais alguns alunos de matemática para um intercambio em Moscou. A viagem fez com que ele se lembrasse da opressão comunista recém-extinta, principalmente por ainda haver muitos resquícios da Guerra Fria. Em um determinado momento do passeio, Sergey agradeceu o pai por ter tirado ele e sua família da Rússia.

Sergey entrou para a Universidade de Maryland e cursou Ciências da Computação e Matemática, conseguindo um bacharelado com honras em maio de 1993. Ainda no mesmo ano, começou sua graduação na Universidade de Stanford, graças a um programa da Fundação Nacional de Ciências. Ele também participou do Wolfran Research, grupo que criou o software de álgebra computacional Mathematica.

Em Stanford, Sergey conheceu Larry em 1995. Eles eram muito diferentes em questão de opiniões, mas logo acabaram ficando amigos. Quando começaram a trabalhar no BackRub, a função do russo era criar sistemas de localização de arquivos, enquanto o amigo trabalhava na classificação da importância dos documentos a serem localizados pelo buscador.

A Criação do Google

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

O Google começou a ser criado no inicio de 1996. Os principais buscadores da época mostravam seus resultados a partir de quantas vezes a palavra-chave era usada na página inicial do site. Porém,  Larry e Sergey perceberam que a procura seria mais eficiente se eles conseguissem que os sites com mais relevância fossem encontrados primeiro.

Eles então criaram a tecnologia PageRank, onde a relevância de um site dependia de quantas páginas havia, assim como a importância delas, que eram passadas de volta para o site original. O nome inicial foi definido como BackRub, pois o sistema checava os backlinks para definir a importância do conteúdo.

Enquanto Larry e Sergey testavam o design do buscador, o quarto que dividiam em Stanford se enchia cada vez mais de computadores. O projeto crescia significativamente a ponto de dar problemas à universidade, mas eles sabiam que haviam criado um buscador muito melhor do que os outros e trancaram seu doutorado para se focar somente no projeto.

O primeiro passo então foi angariar fundos do corpo docente de Stanford. Familiares, amigos e colegas deram a eles dinheiro suficiente para comprar alguns servidores e alugar a garagem da amiga Susan Wojcicki em Menlo Park, onde a “sede do Google” seria instalada provisoriamente.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Aliás, o nome passou a ser Google por conta de um erro ortográfico ao tentar escrever a palavra googol – que significa o número um seguido por cem zeros -, termo usado para processar a quantidade de informações que o buscador era capaz de processar.

O nome soou bem também por conta do duplo sentido: a palavra pode tanto significar a infinidade de resultados encontrados em uma pesquisa quanto faz ao alusão ao termo goggle, uma referência ao “binóculo” que está sendo usado para fazer a busca.

O maior investidor da empresa na sua fase inicial foi Andy Backtolsheim, co-fundador da Sun Microsystems, que fez um cheque de 100 mil dólares para a Google Inc. em 1998. O único detalhe é que a empresa ainda não havia sido registrada, então durante as semanas que levaram tratando da burocracia, Larry e Sergey não podiam sequer depositar o dinheiro.

Quando o Google começou, fazia parte da Universidade de Stanford e podia ser acessado pelo site da instituição; o domínio era google.stanford.edu. O primeiro funcionário contratado foi Craig Silverstein, colega de Larry e Sergey no doutorado.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Em maio de 1999, a Google saiu da garagem de Susan e foi para Palo Alto, no famoso Vale do Silício. O site então começou a vender merchandising de produtos relacionados às palavras-chave usadas nas buscas. Para não diminuir a velocidade e evitar a poluição visual, Larry e Sergey decidiram que as propagandas seriam todas em texto, prática que é utilizada até hoje.

As palavras-chave foram vendidas com base na combinação das propostas de preços e cliques nos anúncios, mas este modelo já havia sido criado antes pelo dono da Idealab, Bill Gross, que quando mudou o nome de sua empresa para Overture Services, processou a Google.

A Overture Services foi eventualmente comprada pela Yahoo, maior concorrente da Google, que a transformou na Yahoo Search Marketing. A briga entre as duas empresas foi resolvida fora dos tribunais, e a Yahoo concordou em dar licença perpétua ao sistema de palavras-chave em troca de recebimentos de ações ordinárias da Google.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Durante o processo, a Google conseguiu uma patente do PageRank, que descrevia a Universidade de Stanford como proprietária e Larry foi classificado como o fundador. A empresa passou por mais dois locais depois de Palo Alto, mas em 2003 ela finalmente chegou à Mountain View, Califórnia, onde seu complexo ficou conhecido como Googleplex.

Em 2006, a empresa comprou da Silicon Graphics o local definitivamente por 319 milhões de dólares. Esta época marca também o período em que o vocábulo “google” entrou no dicionário americano, onde descrevia a ação de pesquisar alguma palavra-chave no buscador Google. Lá fora, é muito comum as pessoas usarem expressões como “let’s Google it” para indicar uma pesquisa na internet.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Larry e Sergey após a ascensão do Google

Larry se casou em 2007 com Lucinda Southworth, e os dois tiveram um filho. Em 2013, Larry sofreu uma paralisia na corda vocal direita depois de um resfriado, mal que já o havia afetado em 1999.

Ele se tratou no Boston Health Institute e, como “agradecimento”, doou uma gigantesca quantia para a instituição. O valor não foi divulgado, mas uma fonte anônima revelou que passava dos 20 milhões de dólares. Larry também é um apaixonado por carros.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Sergey também se casou em 2007, com a analista de biotecnologia Anne Wojcicki. Com a esposa ele fez uma parceria ligada a estudos de mapeamento do genoma humano. O casal teve dois filhos, um menino atualmente com quatro anos e uma menina com dois. Segundo boatos, atualmente eles estariam vivendo separados devido a um caso de Sergey com uma funcionária da Google.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

A criação revolucionária de Larry e Sergey não lhes trouxe apenas fama, mas também reconhecimento: eles ganharam diversos prêmios, dentre estes se destacam o MIT Technology Review TR 100 – com os maiores inovadores do mundo com menos de 35 anos – e a citação na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo da revista Forbes em 2009.

Outro prêmio que os dois ganharam, e que não deve ser esquecido, é a fortuna que cada um tem. Larry tem estimados 20 bilhões de dólares na conta pessoal, e Sergey tem por volta de 22 bilhões. O russo ainda tem no currículo participação ativa no caso da censura sofrida pelo Google na China, lutando ativamente pela liberação do seu conteúdo no país oriental.

Pode se dizer que a Arkade tem três tipos de leitores: os que acessam o site através de links, os que acessam colocando o endereço no navegador ou tem o site salvo em sua barra de favoritos (esperamos que você esteja nesse grupo), ou os que buscam notícias de games e caem aqui de paraquedas.

Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys

Não só o nosso site, como qualquer outra página que ganha reconhecimento na internet, deve muito ao Google. Acreditamos na qualidade do nosso conteúdo e tentamos melhorá-lo sempre, mas é fato que os leitores que caem aqui por acaso graças ao Google são de extrema importância. Aliás, fica a dica: digite “revista de games” no campo de busca do Google e clique em “Estou com Sorte“! =)

Muito mais do que isso, o Google serve como facilitador para a vida de todos nós, na escola, na faculdade, no trabalho ou nos momentos de lazer. Mesmo para quem é avesso à internet, a simplicidade e eficiência do Google tornam tudo mais fácil.

Por tudo isso, é ótimo podermos homenagear Larry Page e Sergey Brin em nosso especial de um ano da Heróis do Mundo Nerd. Ao mesmo tempo que podemos contar a história do Google, prestamos homenagem aos sujeitos que redefiniram nossa forma de pesquisar e interagir com a internet.

8 Respostas para “Heróis do Mundo Nerd Especial 1 Ano: Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys”

  • 23 de outubro de 2013 às 17:52 -

    Dactar

  • Fico pensando quem será que vai destronar o Google…ou será que esta empresa vai conseguir o feito que outras fizeram,como Coca Cola que tem mais de 100 anos?E o mais louco é que estamos ainda no início da era digital.Qualquer coisa na net com mais de 10 anos já é “centenária”.

  • 23 de outubro de 2013 às 18:18 -

    leandro leon belmont alves

  • e o mundo não vive mais sem o Google e trabalhar na empresa segundo dizem é quase 70% diversão e o resto de trabalho.

  • 23 de outubro de 2013 às 18:52 -

    FeeH

  • Na hora que entrei no site imaginei algum comentário do tipo ! Quem são esses dois caras ??? Vou pesquisar no Google !!! shaushaushaushaushauhsuahsau

  • 23 de outubro de 2013 às 19:05 -

    Carlo Henrique

  • Agradeço pela ótima publicação, a edição sempre está boa.
    Gostaria de agradecer especialmente aos leitores que sempre que podem, leem a coluna e podem conhecer a história destes grandes heróis que são homenageados aqui.
    Um abraço a todos vocês!

  • 23 de outubro de 2013 às 19:51 -

    Renan do Prado

  • Excelentíssimo texto Carlo!!! Como sempre!!!!

    Não fosse o Google, a internet não seria como é hoje.

    Deu salve o Google e a Wikipédia!!!!

  • 23 de outubro de 2013 às 20:20 -

    Babiro

  • Parabéns pelo texto Carlo. Todos temos muito a agradecer a Google, inclusive foi por ele que eu cheguei aqui na Arkade em 2011 e estou aqui até hoje. Graças ao Google e também ao wikipedia como o Renan falou, nossas vidas são mais fáceis com relação a acesso à informação. Engraçado é que todos os meus trabalhos eram do Wiki, e sempre tirava nota máxima, e ainda tinha um professor que dizia que wiki não era confiável!!

  • 23 de outubro de 2013 às 20:41 -

    Arthur

  • Muito bom texto Carlo. Realmente temos muito que agradecer ao criadores e idealizadores do google, nosso querido ajudante em trabalhos/guia para pesquisas uteis e inúteis/ Grande Irmão/ entre outras muitas funções que nos ajudam no dia a dia.

  • 24 de outubro de 2013 às 12:57 -

    Diego

  • E não somente o buscador, 70% do que o Google lança, são ferramentas, apps, tecnologias super úteis e bem feitas e gratuitas… Os caras mudaram o mundo com certeza! Parabéns

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *