Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

19 de maio de 2013

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Assim como qualquer obra de arte, existem jogos que superam a boa qualidade e entram para uma seleta galeria, onde se tornam eternos e ficam juntos dos melhores da história. Foi desta forma que aconteceu com o clássico Chrono Trigger, sucesso da Square para o Super Nintendo que é até hoje um dos melhores jogos de todos os tempos.

Começa agora uma pequena série especial que busca homenagear os integrantes do Dream Team, time este que desenvolveu Chrono Trigger. Para começar, vamos apresentar ninguém menos que o grande responsável pelo design dos personagens: o mestre dos mangás Akira Toriyama, que é também um dos maiores símbolos de toda a cultura pop japonesa.

Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955, na cidade rural de Nagoya. Seus pais são Karazu e Tombi Toriyama, e ele também tem uma irmã mais velha chamada Uzura. Assim como muitos artistas de mangás ou quadrinhos, Akira já tinha paixão pelo desenho desde pequeno. Quando ele entrou para o ginásio, decidiu mudar para uma escola de artes.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Desta época de infância e juventude surgiram as duas maiores influências para o seu trabalho. Ele era muito fã dos filmes da Disney e também gostava muito do Astro Boy de Osamu Tezuka, e estes sucessos foram os grandes responsáveis por ele optar por uma carreira artística.

Quando terminou o ginásio, Akira decidiu contrariar a vontade dos pais e não entrou para nenhuma universidade. Ao invés disso, ele decidiu que já estava na hora de começar a sua carreira: aos vinte anos ele foi trabalhar em uma empresa que desenhava anúncios de propaganda.

Akira trabalhou por dois anos e meio nesta agência. Ao sair, descobriu o evento Monthly Young Jump Award, patrocinado pela maioral dos mangás, a grande companhia de publicação Shueisha. Ele participou duas vezes deste torneio, com a história Awawa World em 1977 e com Mysterious Rain Jack em 1978.

Em nenhuma das ocasiões Akira venceu o torneio, mas depois de ter concorrido em 1978, Kazuhiko Torishima, funcionário da Weekly Shonen Jump, entrou em contato com ele pedindo para que não desistisse após a derrota e que treinasse mais.

Incentivado por Kazuhiko, Akira publicou seu primeiro mangá, em 1978. Tratava se da história Wonder Island, que apesar de ter tudo para dar certo, foi um fracasso comercial. Ele também entregou vários projetos para a Shueisha, mas todos foram rejeitados. O único projeto que o animou foi Tomato, Girl Detective, de 1979, que fez um pouquinho de sucesso.

Em 1980, Akira criou o primeiro grande sucesso de sua carreira. Dr. Slump foi publicado até 1984 na Shonen em 18 volumes e logo os fãs começaram a mandar cartas de encorajamento, de agradecimento e de congratulações. Durante esta época, ele fez vários mangás curtos que venderam bem, entre eles Pola & Roid – que lhe rendeu o prêmio de melhor artista de mangá da Shonen em 1981 – e Pink, de 1982.

Neste mesmo ano, enquanto trabalhava com Dr. Slump, Akira se casou com a também artista de mangá Nara Mikami. O sucesso de sua série fez com que ele ganhasse o Shogakukan Manga Award, de melhor mangá do ano. Estando na galeria dos novos grandes nomes dos mangás, Akira ficou amigo de Masakazu Katsura, com quem trabalharia muitos anos depois.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Investindo no sucesso de Dr. Slump, a Toei Animation criou duas adaptações da série, Dr. Slump e Arale-Chan. Foram feitos 243 episódios de 1981 a 1986 na Fuji TV. Em 1983, Akira decidiu fundar seu próprio estúdio, o Bird Studio, cujo nome “Bird” é a tradução do “Tori” de seu sobrenome.

Neste mesmo ano, ele criou dois novos mangás, Dragon Boy e The Adventures of Tongpoo, que foram publicados no mesmo ano pela Shonen Jump, mas que ficaram famosos por servirem de protótipos para o grande sucesso de Akira que nasceria no ano seguinte.

A série Dragon Ball se tornou um sucesso exorbitante assim que foi publicada pela Shonen Jump em 1984. No inicio, o mangá se focaria apenas nas aventuras que Goku enfrentava. Porém, logo as lutas acabaram tendo o destaque, então Akira transformou sua série de aventura em uma série de artes marciais.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Dragon Ball acabou sendo considerado o mangá mais influente da Shonen Jump, foi um dos idealizadores da “Era Dourada da Jump” e, até seu final em 1995, já havia vendido mais de 6,5 milhões de cópias. A série teve um total de 52 volumes, o que considerando as 200 paginas de cada, resulta em um marco de quase 9000 paginas desde o primeiro até o ultimo capítulo.

O grande sucesso alcançado até hoje desorienta Akira, pois ele não consegue explicar como foi que aconteceu. O fato é que a série gerou uma campanha enorme de marketing, foi adaptada para três sagas de anime (exceto Dragon Ball GT, que é somente da Toei) e para muitos filmes. Ela ainda rendeu centenas de jogos e até hoje só o mangá já vendeu mais de 230 milhões de cópias no mundo inteiro.

Em 1985, Akira Toriyama trabalhou com Akira Sakuma no mangá Hetappi Manga Kekyujo, onde os dois ensinam como criar um mangá. Este projeto na realidade já havia sido lançado pela Shonen desde três anos antes, mas por decisão do próprio Toriyama, o mangá foi reunido em apenas um volume naquele ano.

Dois anos após o inicio de Dragon Ball, a tradicional empresa de games Enix convidou o já super bem sucedido Akira para fazer a arte de uma das maiores sagas de RPGs japonesas, a Dragon Quest. O trabalho nos primeiros títulos muitas vezes o tirava a concentração para desenhar os capítulos de Dragon Ball, de tão divertidos que ele achava os jogos.

Até hoje ele trabalha com a Square Enix na arte dos jogos da série, sendo que seu ultimo trabalho foi com Dragon Quest X, lançado em agosto de 2012. Ele também trabalhou na adaptação para anime da série em 1989, e diversas vezes os personagens desenhados por Akira fizeram pontas nos torneios de artes marciais de Dragon Ball.

No ano de 1988, Akira fez seu primeiro filme de animação, Kosuke & Rikimaru – The Dragon of Konpei Island. A história tinha uma hora de duração, e os protagonistas eram dois guardas da ilha de Konpei, onde também vivia um dragão. Ele também desenhou os bonecos do curta animado Apple Pop, mostrado no programa infantil japonês Hirake Pokikki.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Dois anos depois, Akira trabalhou nas adaptações para cinema de dois de seus mangás, Pink e Kennosuke-sama. Ele também começou uma nova saga de mangá na mesma época, Cashman – Saving Soldier, que teve sequência criada pelos artistas Takao Koyama e Katsuyoshi Nakatsuru e foi supervisionada por ele em 1998.

Em 1993, Akira começou uma nova saga de mangá, a Go! Go! Ackman, que foi adaptada para diversos jogos de SNES e Game Boy entre 1994 e 1995. Ele também fundou uma exposição própria, que naqueles anos já se situava em diversos locais do Japão e teve mais de 400 mil visitantes em três anos.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

No ano seguinte, a Square reconheceu o talento de Akira e o convidou, junto com outros ícones, para um trabalho especial com um dos jogos mais importantes de todos os tempos. O então formado Dream Team cumpriu com sucesso o dever de fazer Chrono Trigger se tornar um grande jogo, que serviu tanto para exaltar ainda mais os membros do time como também para fazer da empresa uma grande referencia dos RPGs.

Aproveitando as ondas de sucesso de seus trabalhos, Akira finalizou Dragon Ball em 1995, deixando um final aberto. O seu desejo era começar a trabalhar com as histórias mais curtas (ele estava cansado), em sua maioria one-shots que ele já fazia desde os anos 80. Em 1996, ele colaborou na arte do jogo Tobal Nº 1 e na sequência Tobal 2, de 1997.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

De 1997 até 2005, Akira trabalhou com mangás curtos que tinham entre 100 e 200 paginas. Estes incluem Cowa!, iniciado em 1997, Kajika, lançado no ano seguinte, Sand Land, de 2000 e Nekomajin, que foi iniciado em 1999 e terminou em 2005. De dezembro de 2002 a abril de 2004, os mangás de Dragon Ball foram re-lançados, e Akira desenhou novas capas para eles. Em 2003, Akira produziu seu primeiro livro infantil, o Toccio the Angel.

Com seu Bird Studio, ele até desenhou um carro elétrico! Foi em 2005, e se chamava Q-Volt, que na época custava 1,990,000 Ienes (por volta de R$35.000,00). O carro foi vendido pela CQ Motors e chegava a até 30 quilômetros por hora.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Um ano depois, Akira trabalhou com a Mistwalker na arte do jogo Blue Dragon, para Xbox 360. Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu do Dream Team também estavam lá. Da mesma forma, ele trabalhou com a adaptação para anime da série em 2008.

No mesmo ano, Akira fez uma parceria com Eiichiro Oda, criador de One Piece, para criar o mangá one-shot Cross Epoch. No ano seguinte, ele resgatou sua série Dr. Slump e fez uma pequena sequência para ela com o nome de Dr. Mashirito e Abale-chan.

Em 2008, Akira começou a trabalhar em novos mangás com a parceria de seu amigo de muitos anos, Masakazu Katsura. Com roteiro de Toriyama e ilustração de Katsura, os dois lançaram Sachi-chan Gu em 2008 e Jiya em 2009 até 2010.

No ano seguinte, a gravadora Avex Trax contratou Akira para desenhar o retrato da cantora pop Ayumi Hamasaki. De tão bom, o desenho foi impresso na arte da capa do single Rule/Sparkle. Em 2010, ele fez o mangá one-shot Kintoki, sendo este seu primeiro trabalho solo desde Sand Land.

Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama

Ele colaborou com a Shonen Jump na produção de um vídeo para arrecadar fundos e apoio para ajudar as vítimas do acidente nuclear de Fukushima em 11 de março de 2011. Em 2013, ele ganhou um prêmio no 40º Angoulême International Comics Festival, sediado na França.

Akira Toriyama sempre foi uma pessoa bastante tímida, que não gosta muito do contato com a imprensa e viveu a vida inteira na zona rural, longe da cidade barulhenta. Ele atualmente mora com a esposa e os dois filhos na cidade de Kiyosu, junto com seus muitos animais de estimação, uma das grandes paixões do artista. Akira também é apaixonado por motos.

Akira não só é um grande talento, como também é uma grande inspiração, pois muitos artistas da nova geração de mangás são diretamente influenciados por ele. Se tivéssemos em nossas mãos as sete esferas do dragão, deveríamos pedir que talentos como o dele sejam eternos e que novos artistas como ele surjam e se tornem também grandes heróis do mundo nerd.

30 Respostas para “Heróis do Mundo Nerd Especial Dream Team – Akira Toriyama”

  • 19 de maio de 2013 às 11:47 -

    Kubrick Stare Nun

  • Duvido que tinha alguém aqui que conhecia ele por obras outras que não Dragon Ball e Chrono Trigger.

    • 19 de maio de 2013 às 12:14 -

      Ana Clara

    • Eu conhecia também por Blue Dragon.

      • 19 de maio de 2013 às 12:20 -

        Ana Clara

      • E Dr Slump, visto que ganhei alguns volumes do mangá do meu primo.

      • 19 de maio de 2013 às 18:49 -

        Kubrick Stare Nun

      • Aposto 25 bottlecaps que ninguém mais aqui conhecia ele por obras outras que não Dragon Ball e Chrono Trigger.

      • 20 de maio de 2013 às 08:02 -

        Renan do Prado

      • Eu acompanho o Akira em toda a série Dragon Ball (por mangás e anime), Dr. Slump, já conhecia as histórias do Dragon Boy e Tong Poo (que é de onde surgiu a ideia das capsulas, o Tongpoo tinha que ferver elas para funcionarem kkkkkkkk), e eu assistia o anime de Dragon Quest na época que passava no Brasil e era chamado de “As Aventuras de Fly”, e eu tenho até um boneco de um dos personagens (que não lembro o nome, mas era o de roupa verde).

        Agora solicito os 25 bottlecaps

      • 20 de maio de 2013 às 09:10 -

        Kubrick Stare Nun

      • Droga, não tenho… hmm, já sei como escapar dessa…

        *escolhe a resposta da terrifying presence*
        *aciona o vats*
        *clica três vezes na cabeça*

    • 2 de novembro de 2013 às 15:02 -

      Diego

    • mesmo ninguem conhecendo por outros alem dos q vc citou,os q vc citou ja fazem da carreira dele um sucesso…indiscutivelmente dragon ball sera rpa sempre lembrado,assim como chrono trigger

  • 19 de maio de 2013 às 12:19 -

    Ana Clara

  • Praticamente todo mangá shonen de hoje em dia bebe da fonte do Akira. Naruto então nem se fala, Naruto e o Goku são personagens mto parecidos e, agora nos arcos finais da Saga Shippuuden, dá pra ver o tanto de seres fantásticos muito similares aos que aparecem nos mangás do Akira.

    Em tempo, o Q-volt é uma gracinha <3.

    Eu não sou paquita de Dragon Ball como muita gente é, mas a verdade é que foi um divisor de águas sem igual e provavelmente foi por esse anime/mangá que mutia gente se tornou otaku HAHAH. E a história do Akira é inspiradora, fazia tempo que alguém não me inspirava assim. Digo, acho que sou só eu que me sinto desanimada com aqueles desenhistas que tentam ganhar o prêmio da Shonen Jump e já ganham de primeira e etcetcetc. É bom saber que ele é um ser humano """"""normal"""""" XD

    • 19 de maio de 2013 às 12:31 -

      Ricardo

    • Claro q sao o criador do naruto o fez inspirado no goku, ate as roupas ele fez da mesma cor :)

  • 19 de maio de 2013 às 13:22 -

    Neo Dark Rock Zero

  • Akira Toriyama é um gênio, mas eu acho que as únicas mancadas que fizeram com sua “franquia princiapal” (Dragon Ball) foram justamente: Dragon Ball GT, Dragon Ball Evolution e o remix de DRagon Ball Kai….

    • 19 de maio de 2013 às 13:44 -

      Ana Clara

    • Eu acho que sou a única pessoa na vida que assisto Dragonball GT de boa. Eu adoro o trio de protagonistas desse arco!

  • 19 de maio de 2013 às 13:36 -

    Renan do Prado

  • O Akita Toriyama é simplesmente meu Mangaká preferido!!!!!!

    Dragon Ball pra mim é o melhor mangá e anime que existe, e Dr. Slump é extremamente engraçado!!!!

    Não tive a oportunidade de ler outras obras dele, ms seu currículo no mundo dos games já é bem conhecido por mim!!!!

  • 19 de maio de 2013 às 13:49 -

    Arthur

  • O Akira toriyama sem duvida faz parte da lista dos melhores mangakás da historia, ele marcou toda uma geração. mas as vezes tenho pena de parte do que ele passou como mangaká, tipo quando ele ficou um ano sem poder o primeiro carro que ele comprou porque ele tinha muito trabalho pra fazer, ou quando não pode ir ver o nascimento do primeiro filho pelo mesmo motivo, ou pelos mais de 10 anos em que foi proibido viajar de avião porque a editora tinha medo que ele morre-se e não acaba-se dragon ball.

    mesmo assim acho que ele não se arrepende da escolha que fez.

    • 19 de maio de 2013 às 14:02 -

      Renan do Prado

    • Realmente teve tudo isso mesmo.

      Mas gosto de lembrar das pequenas histórias da vida dele que ele contava no Dr. Slump, como por exemplo quando ele sonhou que era o Tarzan e todos os animais da floresta chamavam ele de idiota, ou quando uma mosca imortal pulou do pote de nanquim dele e estranhou uma página inteira do mangá uqe ele tava desenhando kkkkkkkkkkkkkk

  • 19 de maio de 2013 às 15:12 -

    Sir.Liipe Silva

  • Ainda lembro do meu primeiro gibi que ganhei em 2001 de Dragon Ball…
    Suas séries ficaram marcadas na memória de todos os jovens do mundo!!!

    • 19 de maio de 2013 às 16:12 -

      Renan do Prado

    • O primeiro mangá que comprei na vida foi a edição 1 de Dragon Ball Z, justamente em 2001!!!!

    • 19 de maio de 2013 às 16:29 -

      zecarlos

    • eu lembro que minha primeira hq do dragom ball…foi baixada da internet ehhehe,em 96/97…ehehheeh haj internet discada

  • 19 de maio de 2013 às 15:59 -

    leandro leon belmont alves

  • Akira Toriyama é um gênio. mesmo eu não achando Dragon Ball tao legal quanto antes, o reconhecimento se sua marca na Tv, Mangás e nos games é quase ou é patrimônio da cultura Nerd.

  • 19 de maio de 2013 às 16:16 -

    Chinalia

  • joguei Chrono Trigger e posso afirmar q ñ me arrependo.. Ótimo sistema de batalha, trilha sonora de dar gosto. e claro sou apaixonada por Dragon Ball.
    Gosto do Akira Toriyama tanto quanto gosto do Hironobu Sakaguchi, assim claro como muitos outros, que fazem o q fazem por gostar do q fazem.

  • 19 de maio de 2013 às 16:23 -

    zecarlos

  • akira toriyama….na ha o que dizer muito dele..o cara e masi um mestre na arte das hqs pra mim…conheci seu primeiro material com o desenho animado do dragon ball(a primeira fase) acho que no inicio da decada de 90….so depois de algum tempo descobri que se tratava de um personagem de manga,nessa epocaera muito dificil qualquer tipo de informacao sobre mangas pra se ter ideia hehhee depois com o tempo corri atras de outros materiais dele…o cara arrebenta mesmo…mas pra mim e so a primeira fase de dragon ball mesmo que eu curti e curto ate hoje

    • 19 de maio de 2013 às 17:19 -

      Arthur

    • concordo com vc sobre a primeira fase do dragon ball, também preferia ela, gostava mais da pegada de aventura do que luta, sem contar as toneladas de humor que tinha.

      • 19 de maio de 2013 às 23:11 -

        zecarlos

      • tipo no meu caso nao sei se foi porque na epoca,a variedade de animanoces na tv eram relativamente pequenas,mas depois que vi dragon ball onde um mulek que as vezes ficava pelado,nao sabia o que era mulher ,nao tinha malicia nas coisas,tinha um veio tarado,e seres humanos conversando com animais,era alucinante dimais…porem cheguei a acompanhar serie quando virou febre no brasil nos anos 2000 (acho) e que ja nao me encantou tanto,devido ao enrrolar do enrredo e reaproveitamento de formulas…a partir de dragon ball-fase 1…dispenso qualquer coisa……isso que nem entrei no assunto dragon ball pra snes que era fantastico de se jogar…mas de qualquer forma o autor merece tranquilamente entrar no hall dos grandes mestres do entreterimento

  • 19 de maio de 2013 às 22:51 -

    Babiro

  • Na minha opinião essa é a melhor matéria dessa série! Akira é simplesmente um gênio, um dos melhores Mangakás de toda história e mudou e marcou a infância de muita gente,inclusive a minha, e ainda marca!!!!!!!!!!!!!!!!

    • 19 de maio de 2013 às 23:37 -

      Daniel Zimmermann

    • É verdade, conhecia pouco antes desse texto, mas a obra dele realmente é muito fera. Ótimo Heróis…!

  • 20 de maio de 2013 às 17:19 -

    hiltonlins

  • insolente….

  • 20 de maio de 2013 às 22:37 -

    Thiago Oliveira

  • Muito boa a matéria.

  • 20 de maio de 2013 às 21:03 -

    Diana

  • Dragon Ball, primeiro mangá! Toriyama, dragão formador de sonhos.

  • 24 de maio de 2013 às 12:04 -

    Emerson Herminio

  • gostei muito

  • 2 de julho de 2013 às 19:33 -

    fehanyou

  • dragon ball teve 42 volumes, não 52!!!!!!!

  • 18 de março de 2016 às 22:55 -

    Junior

  • Dragon ball marcou época.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *