Heróis do Mundo Nerd – Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

28 de fevereiro de 2013

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

No início, os games eram projetos criados e mostrados por instituições para atrair visitantes e novos alunos. Não estava nos planos dos desenvolvedores fazer dos jogos o grande mercado que ele é hoje. Porém, houve um visionário que revolucionou este panorama. Em comemoração aos seus setenta anos de vida (completados este mês), a Arkade homenageia Nolan Bushnell, o homem que fundou a indústria e o mercado dos games!

Nolan Bushnell nasceu em 5 de fevereiro de 1943 na cidade de Clearfield, Utah. Quando estava na terceira série, ele teve que fazer um trabalho de ciências que envolvia unidades de energia: foi a partir daí que Nolan soube que seguiria a carreira de engenheiro eletrônico, e ainda durante a infância, ele costumava brincar com eletrodomésticos na garagem, e quase incendiou sua casa uma vez com seus experimentos.

Seu pai era dono de uma firma de materiais de concreto e por conta de sua morte, em 1958, Nolan assumiu os negócios da família  Em 1962, enquanto estudava ciências da computação, Bushnell conheceu no MIT o histórico jogo Spacewar!. Mesmo sendo um jogo simples que rodava no jurássico PC DEC PDP-1, Spacewar! foi sua grande inspiração para começar a se aventurar no mundo dos games.

No mesmo ano, Nolan arranjou um segundo emprego em um parque de diversões. Não demorou para ele ser promovido a gerente da divisão de jogos, onde os consumidores deviam usar sua técnica e sua sorte para cumprirem um objetivo e ganhar os prêmios. Ele apreciava o fato das pessoas terem que pagar para jogar, mais uma coisa que se tornou uma influencia para sua carreira.

Quando tinha 23 anos, Nolan se casou com Paula Rochelle Nielson com quem teve três filhos, Alissa, Britta e Brent. Dois anos depois, Bushnell se formou em engenharia eletrônica pela Universidade do Estado de Utah.

Depois de formado, Nolan fundou junto com o colega Ted Dabney a empresa Syzygy. A intenção era lançar o jogo Computer Space, basicamente um clone de Spacewar!. Os dois usaram uma máquina feita sob encomenda para rodar o jogo, que acabou sendo o primeiro fliperama da história.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

Para manter a empresa viva durante a produção dos protótipos do arcade, Nolan e Ted começaram um serviço de manutenção para máquinas de pinball estragadas, que na época eram bem populares.

Quando lançado em 1971 pela Nutting Associates, o jogo Computer Space conseguiu um lucro de mais de 3 milhões de dólares, mas ainda assim foi um fracasso comercial, por ser muito complexo na época e também pelo preço alto.

Em 1972, Nolan descobriu que apesar do nome de sua empresa ser tão único e até mesmo escrito de forma aleatória, ele já era usado por outra empresa que fabricava e vendia velas (?!) Juntamente com seu sócio Ted, decidiu mudar o formato e o nome da empresa com a intenção única de desenvolver jogos.

Após muito pensarem, o nome escolhido foi Atari, que é a expressão dita no milenar jogo japonês de tabuleiro Go quando o jogador encurrala o oponente. O icônico logotipo da Atari é a representação artística do monte Fujiama.

Nolan e Ted alugaram para a empresa um escritório em Sunnyvale, Califórnia. Assinaram com a Bally Manufacturing para que fosse possível a criação dos jogos e contrataram o primeiro funcionário da Atari, o engenheiro Allan Alcorn.

Infelizmente, após a entrada de Allan, Ted saiu da empresa: ele estava preocupado com os rumos da indústria de videogames e preferiu se manter na manutenção das máquinas de pinball.

Após ver a demonstração de um jogo de tênis para o Odissey 100, Bushnell deu a Alcorn a missão de fazer uma versão teste de um jogo que duas pessoas pudessem jogar. Foi em cima desta ideia que os dois criaram o clássico Pong, um jogo simples que simulava uma partida de ping pong virtual. O título fez muito sucesso pela diversão e pela simplicidade.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

Havia um grande temor por parte dos revendedores na prática de vender jogos, mas Bushnell fechou um contrato com as lojas Sears, que venderam nada menos que 150 mil unidades de Pong. Vários clones do jogo foram feitos nos anos seguintes, mas foi o sucesso do pioneiro Pong que deixou Bushnell rico, e ele investiu seu dinheiro no crescimento da Atari.

Não demorou para um jovem gênio chamado Steve Jobs ser contratado por Nolan. Ele e seu amigo Steve Wozniak ajudaram no desenvolvimento de um game de arcade da Atari, o clássico Breakout. 

Por esta ajuda, eles receberam ajuda da empresa de Nolan (que cedeu peças e elementos de hardware) para fabricarem seu primeiro computador: nascia aí uma tal de Apple, marca que ainda é meio conhecida por aí.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

Pelo favor que a Atari prestou, Jobs ofereceu o design do computador para Nolan Bushnell, que o rejeitou por estar mais interessado em desenvolver jogos de arcade, e não computadores.

Em 1975, Nolan Bushnell e Joe Keenan começaram a trabalhar com a possibilidade de vender a Atari para uma empresa maior, o que os ajudaria a angariar fundos para seus futuros projetos. O funcionário da Warner Bros. Manny Gerard discutiu com o CEO Steve Roos a possibilidade de comprar a Atari. Como este era viciado nos jogos por causa do filho, autorizou a compra.

Depois de seis meses de negociações, a Atari foi comprada pela Warner por 28 milhões de dólares, garantindo capital suficiente para a produção do primeiro console da empresa, o clássico Atari VCR. Nolan continuou como presidente de sua empresa até 1978, quando saiu por conta dos conflitos que tinha com o presidente da Warner.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

O Atari VCR recebeu o nome de Atari 2600 logo após seu lançamento em 1977. para alavancar este sucesso, a Warner pressionava os produtores a desenvolverem uma quantidade absurda de jogos. No começo a estratégia deu certo, pois em 1982 a empresa teve lucros de 2 bilhões de dólares, e foi considerada a empresa mais próspera da história da economia americana até então.

Porém, o excesso de cobranças da Warner acabou gerando jogos medíocres, causando o famigerado crash da indústria dos games em 1984.

Em 1977, Nolan comprou da Warner a pizzaria Pizza Time Theatre, criação que na realidade era dele mesmo. Com um novo nome –  Chuck E. Cheese’s Pizza Time Theatre – este era um lugar mágico, onde as crianças podiam comer pizza e jogar videogame.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

O tempo em que trabalhou como gerente do parque de diversões durante a juventude foi muito útil nessa época, pois os jogadores que atingiam pontuações altas tinham direito a brindes e a outros tipos de bônus, o que transformou a pizzaria em um grande sucesso.

Outro detalhe que diferenciava a Chuck E. Cheese’s era o uso de animatronics: o lugar tinha uma banda de robôs, onde Chuck Cheese – um rato criado em homenagem ao Mickey –  e Helen Henny, uma galinha, faziam os vocais. Mr. Munch, um monstro fanático por pizza tocava o teclado, enquanto Jasper T. Jowls (um  cão) tocava violão e banjo e Pasqually, o chef, tocava bateria.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

Entre 1981 e 1982, Nolan contratou um administrador para cuidar da pizzaria e fundou três empresas: a Catalyst Technologies, a Sente Technologies e a Kadabrascope. A Sente seria a reentrada de Bushnell no desenvolvimento de jogos, mas apesar de promissora, foi logo vendida para a Bally por 3,9 milhões.

A Kadabrascope, por sua vez, era uma empresa de animação computadorizada. Ela foi vendida para a LucasArts e acabou (após muitos anos) se tornando a mais famosa subsidiaria da Disney, a Pixar.

No fim de 1983 a Chuck E. Cheese’s já andava meio mal das pernas. Nolan culpava fatores como as muitas alterações dos sabores e a super expansão exagerada para justificar a crise. A pizzaria acabou sendo vendida para a ShowBiz Pizza, sua principal rival. A concorrente unificou a ShowBiz com a Chuck E. Cheese’s e ainda hoje, mais de 500 pizzarias da rede estão funcionando.

Nessa época, só o que sobrou a Nolan foi a Catalyst Technologies. O grupo abrangia quatro empresas, a Androbot, a Etak, a Cumma e a Axlon. A Axlon lançou vários produtos eletrônicos que fizeram muito sucesso, entre eles o AG Bear, um ursinho que ecoava as palavras das crianças de volta para elas.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

A empresa também gerenciou o desenvolvimento de dois jogos de Atari, nada mais do que uma tentativa de ressuscitar o console após a crise. A estratégia não deu tão errado assim, mas no fim das contas a Axlon foi vendida para a Hasbro após uma grande negociação.

A Etak desenvolveu o Mapsquest, um sistema de visualização de mapas digital que posteriormente  inspirou o Google Maps e muitos outros sistemas de geolocalização de hoje em dia. A Etak foi vendida para Rupert Murdoch ainda nos anos 80, e nos anos 2000 ela acabou se tornando subsidiária da gigante Tele Atlas.

Nos anos 90, Bushnell começou a trabalhar como consultor da desenvolvedora de games PlayNet. A empresa inventou dois produtos, o primeiro foi um aparelho de touchscreen em que as pessoas poderiam acessar a internet, efetuar ligações e participar de torneios de games online.

O segundo foi um jukebox digital capaz de guardar milhares de músicas, que obviamente acabou servindo de referencia para os MP3 players e iPods que surgiram anos depois (reparou como há um dedo de Bushnell em muitas das maiores invenções dos últimos anos?). A PlayNet, no entanto, faliu em 1997 com o sucesso da concorrente Dot-com Bubble.

Em 1999, Bushnell fundou o que seria sua tentativa de retornar ao mercado culinário, a uWink. O conceito foi uma evolução do Chuck E. Cheese’s: nas mesas haviam telas touchs por onde os clientes faziam seus pedidos e, enquanto esperavam, podiam jogar alguns jogos simples disponíveis. O ambiente era bem descolado, no melhor estilo De Volta Para o Futuro, conforme mostra a foto abaixo:

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

Existiram três filiais do restaurante, uma em Woodland Hills, outra no Vale do Silício e uma última em Hollywood. Porém, a comida do lugar era ruim, e a já desgastada imagem que as pessoas tinham do Chuck E. Cheese’s fizeram o negócio fechar as portas.

Atualmente, Nolan para variar fundou uma nova empresa, desta vez com sua filha Alissa, a Brainrush. A desenvolvedora trabalha exclusivamente com jogos educativos, de raciocínio e de memória para pessoas com mais de 35 anos. Ele acredita que esse será seu projeto mais promissor.

Em 2008, um filme sobre Bushnell chegou a ser anunciado, estrelando Leonardo DiCaprio (?!) no papel principal. Porém, pelo jeito o projeto não foi adiante.

Heróis do Mundo Nerd - Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari

Atualmente, Bushnell vive no sul da Califórnia com os três filhos do primeiro casamento, a esposa Nancy e os cinco filhos que teve neste segundo casamento: Tyler, Neela, Gavin, Dylan e Wyatt.

No de correr de sua carreira, Bushnell ganhou diversos prêmios, está na Videogame Hall of Fame e na Consumer Eletronics Association Hall of Fame. Recebeu ainda o prêmio de fidelidade do BAFTA, o prêmio de Inovador do Ano da Restaurant News e está na lista dos 50 homens que mudaram a América, publicada pela Newsweek.

Nolan Bushnell foi um homem que com certeza fez mais empresas do que filhos (e olha que ele tem 8 filhos!), e, embora tenha “pulado fora” (leia-se vendido) praticamente todas as suas empresas, é fato que foi ele quem calçou os alicerces da indústria dos games, e participou de tantas outras grandes invenções que revolucionaram a tecnologia mundial.

O mercado de games talvez sequer existisse se não fosse o espírito empreendedor de Bushnell. Por tudo isso e especialmente por toda a alegria que sua criação trouxe para a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo – Nolan Bushnell é uma lenda viva, e um verdadeiro herói do mundo nerd!

15 Respostas para “Heróis do Mundo Nerd – Nolan Bushnell, o visionário criador da Atari”

  • 28 de fevereiro de 2013 às 16:39 -

    Renan do Prado

  • Acho que podemos chamá-lo de um verdadeiro pioneiro!!!! Uma pena que ele passou por tantas crises, mas “há males que vem para o bem”, e cá estamos hoje.

    O que seria de Jobs sem ele? Fico tentando imaginar kkkkkkkkkk

    • 1 de março de 2013 às 12:01 -

      Adilson

    • É vero… mas pessoal… não vamos esquecer de “RALPH BAER”, na verdade foi ele quem começou tudo isso.. e foi como ODYSSEY que na verdade nasceu o “vídeo game” e depois com NOLAN BUSNEL a coisa andou…

      Então devemos imensamente agradecer a esses dois brilhantes homens.
      Aqui tem um link com os principais consoles/videogames desde a década de 70… dá uma olhada lá pessoal:

      http://www.youtube.com/watch?v=Q3lzgfbt5d0&list=PLqCQuLIzrXmyf2JCiuUAOAHvXLSqeyLAA

      Valeuzzz

  • 28 de fevereiro de 2013 às 16:41 -

    Dayan Valente

  • Gênios de cada época que nunca deverão ser esquecidos!!!

  • 28 de fevereiro de 2013 às 20:04 -

    Arthur

  • é ele foi um homem a frente de seu tempo, mas na minha opinião, não pelos jogos que fez mas sim por seu empreendedorismo e espirito administrativo que lançou os jogos ao mercado.

    um dos meus sonhos de vida era comer numa Chuck E. Cheese’s, mas ouvi dizer que a pizza lá hoje em dia não é boa, e um dos meus maiores inimigos são esses video games onde tu ganha ficha pra trocar por brinde, quando era criança com 50 delas eu só consegui um chaveiro.

    • 28 de fevereiro de 2013 às 20:35 -

      Renan do Prado

    • Conhecendo agora sobre o Chuck E. Cheese’s que eu finalmente entendi a origem das pizzarias desse mesmo estilo que apareciam em seriados infantis que eu assistia.

      Eu já consegui uma raquete com a bolinha presa por elástico nela, igual dos desenhos kkkkkkkkkkkkkkkk

      • 28 de fevereiro de 2013 às 20:46 -

        Arthur

      • caraca, que sorte, quantas fichas tu teve que conseguir pra tirar a raquete?

      • 28 de fevereiro de 2013 às 21:03 -

        Renan do Prado

      • Mano, muitas, foram umas 2 ou 3 semanas juntando kkkkkkkkkkkkk

      • 28 de fevereiro de 2013 às 21:29 -

        Arthur

      • mein gott, por isso essas maquinas de fliperama de ficha pra brinde continuam sendo minhas inimigas mortais, só perdem pra aquelas maquinas de garra pra pega um ursinho de pelúcia.

      • 1 de março de 2013 às 14:57 -

        Renan do Prado

      • Uma dica, se tiver a máquina de bater na cabeça da marmota com uma marreta é muito mais fácil conseguir fichas!!!! (no que eu joguei era de acertar jacarés laranjas, era muito legal!!!!) Obs. Leve pelo menos mais 1 pessoa pra ajudar.

  • 1 de março de 2013 às 17:59 -

    Chernobyl

  • Não se esqueçam que por causa dele tivemos o crash dos games, oque atrasou a credibilidade no ramo.

    e com essa quantidade de FPS de hoje em dia, podemos sofrer o 2° pelo mesmo motivo.

    • 1 de março de 2013 às 18:23 -

      Renan do Prado

    • Mas no texto fala a razão do Crash, não foi culpa do Nolan (diretamente), mas ele tava sob muita pressão, aí ou ele criava muito, com pouca qualidade, ou não produzia e adeus Atari.

      • 2 de março de 2013 às 13:56 -

        Carlo Henrique

      • Não não. Os culpados pelo crash foram as empresas, o Nolan mesmo nem estava produzindo games nas vésperas da quebra. O que aconteceu foi que as publishers começaram a demandar muitos jogos das softhouses, então jogos ruins começaram a inundar o mercado. Então os computadores, que tinham mais funções do que simples jogos, começaram a dominar o mercado por não ter tanta diferença no preço.

    • 1 de março de 2013 às 19:16 -

      André Roque

    • Duvido que hoje aconteça esse crash, a industria de games já é mais lucrativa que a dos filmes, é um mercado que está em alta, e não acho que estão saindo tantos jogos ruins assim, acho que nós gamers que somos muito exigentes, que queremos novidades, originalidade, e ser impressionados a todo tempo, e a cada jogo lançado isso se torna mais dificil, ex: Call of Duty MW, depois de seu lançamento concerteza ficou dificil pros concorrentes fazer algo para igualar, e na minha opinião até hoje ainda não saiu um game de FPS melhor que MW 1 e o 2.

      • 2 de março de 2013 às 15:56 -

        Arthur

      • concordo com o andré, o crash aconteceu porque ainda estavamos no primordio desse tipo de mercado.

  • 1 de março de 2013 às 19:27 -

    André Roque

  • Muito boa essa matéria Carlo Henrique, sem duvida pra quem se considera um bom gamer deve saber pelo menos quem foi os grandes responsaveis por nossas tardes trancados em casa, nossos infindaveis finais de semana na frete do video game, a esse meu maior respeito e admiração, pois gosto de games desde que me conheço por gente, lembro do meu primeiro video game e não era nada menos do que velho e bom Atari, tenho alguns de seus jogos em um disco de Play One quardado, de vez em quando pego ele pra mata a saudade, um pouco de Frost Byte e Enduro ou o velho Pitfall.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *