Indie or Die “Retrô”: Você conhece estes jogos indies de PSOne?

6 de julho de 2014
Autor: Junior Candido

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?Os jogos indies são alguns dos assuntos mais falados em nossos dias. Mas sabia que há mais de quinze anos atrás jogos independentes já existiam no finado PSOne? Vamos conhecer alguns deles agora.

Fazer um jogo independente hoje é uma tarefa relativamente simples. Não estou falando que é fácil, mas sim que os recursos disponíveis hoje ajudam a qualquer um com talento e boa vontade a fazer algo interessante. Mas antes não era assim. Bom, na verdade, antes nem havia tanto interesse em se “fazer um jogo”, verdade seja dita.

Mas houveram alguns desbravadores que tiveram a oportunidade de produzir seus jogos décadas antes do tema Indie ser tão discutido como é hoje. Um dos exemplos é o da Sony que anos antes de oferecer apoio aos independentes com seus Playstations 3, 4 e Vita, já fazia algo semelhante com o seu Playstation original.

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Este é um Net Yaroze, o Playstation Preto. E não, pintar seu PSOne de preto não vai “desbloquear” a criação de jogos.

Funcionava assim: já ouviu falar do Playstation Preto? Lógico que não estou falando daquele videogame que seu primo pintou de guache e sim de um console especial (obviamente preto) que era de região livre (rodava jogos japoneses, europeus e dos EUA) e permitia ao dono do aparelho produzir seus próprios jogos. Seu nome era Net Yaroze.

E os melhores jogos eram distribuídos no disco demo que estava junto com a revista Oficial do Playstation no Reino Unido. Eram gratuitos e mostraram como as cabeças independentes já funcionavam na década de 1990. Vamos conhecer alguns?

Total Soccer Yaroze por Charles Chapman

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Lembra de Sensible Soccer, aquele jogo de futebol que você jogava com a câmera posicionada por cima? Este jogo lembra muito aqueles jogos de futebol que apareceram aos montes nos computadores após a Copa de 1994 dos EUA e conta com uma câmera interessante, que aproxima e afasta de acordo com a ação da partida. Os jogadores na medida do possível são bem detalhados e resgata todo aquele clima que os jogos de futebol nostálgicos traziam.

Haunted Maze por Edward Federmeyer

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Haunted Maze é tipo um Pac-Man mas com zumbis. Você precisa coletar as coisas do cenário e abrir uma porta para fugir do perigo. Uma espécie de mistura de Resident Evil, Pac-Man e Bomberman. Um ponto muito elogiado em sua época foi a música, que agradou a vários gostos, gerando o clima necessário para caminhar por entre os labirintos.

Blitter Boy in Operation Monster Mall por Chris Chadwick

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Blitter Boy é o jogo de ontem que seria um sucesso se fosse lançado hoje na PSN. Sua mecânica baseada no resgate de personagens, somado ao visual de Smash TV (não jogou? jogue hoje ainda!) e sua jogabilidade totalmente anos 1980 é sinônimo de sucesso em PSN, Steam e por ai vai…

Com várias opções de armas para enfrentar os desafios e vários detalhes que fazem a experiência ser muito divertida, este jogo é considerado por alguns como uma “aula de design de jogos”.

Terra Incognita por Team Fatal

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Talvez o mais ambicioso dos títulos Net Yaroze, temos aqui um verdadeiro RPG 3D. A seqüência de introdução é cheio de computação gráfica comum, famosa e popular na época, com direito a água translúcida e efeitos especiais quando o sol passa por trás do mastro do navio 3D.

Ele é simples e lembra até um pouco Landstalker pelo seu jeitão de câmera, mas talvez com mais recursos poderia estar ao lado de Star Ocean, Grandia e tantos outros RPGs clássicos dessa época. A única bola fora aqui é a tradução do japonês para o inglês que ficou pior que a encomenda.

Between the Eyes por Lewis Evans

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Não, isto não é um descanso de tela do Windows 98 nem aquelas telas que apareciam quando apertávamos Select ao ouvir CD no PSOne, é um jogo simples e divertido que consiste em pilotar sua “navinha” em um túnel psicodélico cheio de cores que vivem mudando, enquanto evitamos as paredes e tentamos cravar o melhor tempo.

Seu controle é muito básico e tudo isso é muito divertido, porém não jogue se tiver problemas com muita luz pois não queremos ver você assim:

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Psychon por Ben James

Indie or Die "Retrô": Você conhece estes jogos indies de PSOne?

Não é Hotline Miami. Não, já falei que não é Hotline Miami. Embora visto por cima, muito violento e tudo o mais, é lógico que as comparações são imensas, mas este é um outro jogo que por sinal se inspirou em outro clássico da carnificina gamer, Loaded.

Pshychon é o típico jogo perfeito para descarregar o estresse. Conta com ação rápida e suave e mesmo sendo repetitivo, garante bons momentos ao metralhar outras pessoas e não precisar ir para a cadeia por isso.

Que tal? Conhecia estes jogos? Teve a oportunidade de jogar algum destes títulos? O bacana de tudo isto é ver que mesmo duas décadas atrás, pessoas já tinham a ambição de produzir seus próprios jogos e com certeza, se temos algo hoje de maneira mais ampla e com atenção das grandes companhias, com certeza parte deste mérito deve ser dado a estes desbravadores.

Via (Games Radar)

 

2 Respostas para “Indie or Die “Retrô”: Você conhece estes jogos indies de PSOne?”

  • 7 de julho de 2014 às 11:43 -

    Loris Simon

  • Meu primeiro video-game foi um PSOne, mas nem sonhava com esse mundo por trás dele, talvez por ter nascido em 95.

  • 12 de julho de 2014 às 21:35 -

    Binholouco13

  • Voces estão de parabens mesmo nunca, NUNCA ouvi sobre esse Play Preto!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *