Inteligência Artificial da Nvidia recria Pac-Man, apenas assistindo-o sendo jogado

22 de maio de 2020
Autor: Junior Candido
Inteligência Artificial da Nvidia recria Pac-Man, apenas assistindo-o sendo jogado

Todos conhecemos a Nvidia por suas placas gráficas. Mas a empresa também tem diversos outros ramos de atuação. Entre eles, a Inteligência Artificial. E, para o seu projeto mais recente de pesquisa, seus funcionários desenvolveram um sistema de IA para recriar o clássico Pac-Man. Como? Apenas deixando a IA assistir ao game sendo jogado.

Não há codificação, nem imagens pré-renderizadas para o software. A Inteligência Artificial foi apenas alimentada com dados visuais do jogo em ação, e as entradas de controle. A IA, assim, recria o game, quadro a quadro, a partir destas informações. O resultado é um game jogável, que a Nvidia diz que lançará online em um futuro próximo.

“Errando e aprendendo”

Mas o “Pac-Man versão IA” ainda não é perfeito. As imagens são borradas e os fantasmas ainda não possuem o mesmo comportamento do game original, com a já conhecida programação personalizada que cada um possui. Mas a dinâmica essencial de Pac-Man está presente: labirintos, power-ups, e a fuga de fantasmas.

“Ele aprende todas essas coisas apenas assistindo”, disse Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação da Nvidia, a jornalistas em entrevista. “É parecido com o modo como um programador humano pode assistir a muitos episódios do Pac-Man no YouTube e inferir quais são as regras dos jogos e reconstruí-las.”

Lebaredian disse que o trabalho foi realizado em colaboração com a dona dos direitos autorais do Pac-Man, a Bandai Namco, que está comemorando o 40º aniversário do clássico arcade. O Pac-Man da Nvidia foi feito em um software chamado GameGAN. O GAN da sigla é algo como uma “rede adversária generativa”, e é uma arquitetura usada em aprendizados de máquinas.

O software funciona, assim, em duas etapas. A primeira tenta replicar os dados de entrada, enquanto a segunda metade compara à fonte original. Se não corresponderem, os dados são rejeitados, e o gerador fará o trabalho novamente, até oferecer um resultado aceitável.

Uma resposta para “Inteligência Artificial da Nvidia recria Pac-Man, apenas assistindo-o sendo jogado”

  • 22 de maio de 2020 às 21:18 -

    Helinux

  • Bons tempos em que eu jogava muito no VG 3000 da vida CCE!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *