Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

25 de agosto de 2011

Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

Quem é fã de um bom filme de ficção científica tem praticamente a obrigação de conhecer a obra Planeta dos Macacos. O filme original de 1968 dirigido por Franklin J. Schaffner é excelente, já o remake de 2001 filmado por Tim Burton viaja um pouco, mas tem seus méritos. E este Planeta dos Macacos: A Origem não é exatamente um prelúdio para nenhum dos filmes anteriores, mas nos mostra a triste história de Caesar (lê-se César), o chimpanzé superinteligente que iniciou a revolução dos símios.

Eu digo que ele não é exatamente um prelúdio porque ele não deixa necessariamente um gancho para o início do filme original. Neste filme não vemos de fato o início da guerra entre humanos e macacos. Vemos apenas o que levou o primeiro macaco superinteligente a se revoltar com a espécie humana. E depois de assistir ao filme, é difícil não se solidarizar com Caesar.

A trama acompanha os experimentos do jovem cientista Will (James Franco, antigo Harry Osborn na trilogia do Homem-Aranha, indicado ao Oscar pelo excelente 127 Horas) em busca de uma cura para o Mal de Ahlzeimer, a famigerada doença degenerativa que afeta o cérebro. Após anos de pesquisa, Will desenvolve uma droga que reconstitui neurônios afetados pela doença.

Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

Logicamente, a droga é testada primeiro em pobres chimpanzés, visto que não se sabe (ainda) o efeito dela em seres humanos. Os símios que recebem a medicação apresentam um significativo aumento de inteligência, e o ápice desta evolução é Caesar, filhote de uma das cobaias que parece ter absorvido a droga enquanto estava na barriga de sua mãe.

Após um grave acidente em seu laboratório, Will se vê obrigado a levar o pequeno Caesar para sua casa. Seu pai (John Lithgow), que sofre de Ahlzeimer, se apega ao macaquinho, e enquanto os anos passam, Will ensina diversas coisas para o macaco, que tem uma inteligência muito superior à de sua raça.

Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

O ambiente familiar no qual é criado torna Caesar extremamente civilizado, mas nem sempre ele é capaz de controlar seu instinto de liberdade e seu lado animal. Em um destes momentos, Caesar acaba ferindo um vizinho, e com isso ele precisa deixar sua casa e ir para um abrigo de animais. E são os maus tratos sofridos ali, aliados à mágoa de ser deixado por seu dono, que moldam o caráter de Caesar para que ele se rebele.

Mas, vamos com calma. Este “se rebelar” não é nem de longe iniciar uma guerra contra os humanos. Tudo o que Caesar quer é sair daquele abrigo. E, após acompanharmos o drama do pobre macaco, sua atitude é completamente plausível. Até mesmo o mais racional dos seres se vê obrigado a tomar medidas extremas quando a própria vida está em risco.

Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

Falamos em drama ali em cima, e este é um elemento muito forte no filme: se esquecermos por um momento a ficção científica, este Planeta dos Macacos: A Origem é um drama, e dos bons. O crescimento de Caesar, sua relação com seus donos, as tentativas desesperadas de Will curar seu pai, e principalmente, o sofrimento de Caesar no cativeiro, tudo é muito dramático.

Isso não quer dizer que o filme é parado. O roteiro é muito bem amarrado, e tudo acontece no tempo certo, sem parecer atropelado. Quando vemos tudo o que Caesar passou, é impossível não torcer por ele, que é um chimpanzé (digital) muito expressivo. Aliás, este é um ponto positivo do filme: todos os macacos que aparecem na tela são produzidos em computação gráfica, mas a qualidade dos efeitos é tão boa que é bem fácil esquecer disso.

Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

A captura de movimentos de Caesar foi feita em cima da interpretação de Andy Serkis (foto acima), ator que já emprestou seus movimentos para outro macaco muito importante: King Kong, no filme dirigido por Peter Jackson. Serkis também interpretou Gollum na trilogia O Senhor dos Anéis e se aventurou no mundo dos games como Monkey, no game Enslaved: Odyssey to the West.

Utilizando sua inteligência privilegiada (de formas um tanto exageradas, mas ei, estamos falando de uma ficção científica), Caesar consegue não apenas se libertar, como também lidera um enorme grupo de macacos de variadas espécies. “Recrutando” um exército no zoológico, Caesar e seu bando peitam as autoridades humanas no meio da famosa ponte Golden Gate, em uma sequência de tirar o fôlego.

Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha

Após o clímax, fica evidente que esta primeira geração de macacos superdotados não quer guerrear. Caesar sequer quer matar os humanos. Tudo o que ele quer é liberdade, longe de jaulas e tratadores cruéis. E, embora não seja este o lugar para a discussão, é fato que este filme vai reascender o debate sobre a utilização de animais em experimentos científicos.

Em resumo, Planeta dos Macacos: A Origem é um ótimo filme, que consegue balancear drama e ficção científica de maneira exemplar. Com uma boa trama e um andamento bem dinâmico, o filme é uma excelente pedida para o final de semana. E se você assistiu ao original de 1968 e tem boa memória, vai se divertir encontrando muitas referências ao clássico!

http://youtu.be/SSAV7kzHVj8

Planeta dos Macacos: A Origem estreia amanhã, dia 26 de agosto, em todo o Brasil.

Nota: 9,0

50 Respostas para “Já assistimos Planeta dos Macacos: A Origem. Confira nossa resenha”

  • 25 de agosto de 2011 às 09:57 -

    Renan

  • Nunca assisti os filmes, mas meu pai já e adora todos, fiquei com vontade de ver esse filme pra ver os anteriores tbm!!!!

  • 25 de agosto de 2011 às 10:03 -

    Ataliba

  • “quanto o de 2001 reinventado por Tim Burton são excelentes”. Rapaz o Planeta dos Macacos do Tim Burton é um dos piores filmes que eu já vi, contrapõe toda a saga, é um filme horrível com uma história bem idiota! E não é só minha opinião, pois esse levou até framboesa de ouro. Com relação a esse novo filme parece estar mesmo sensacíonal, vou assistir, parabéns pela resenha. =)

    • 25 de agosto de 2011 às 15:38 -

      zecarlos

    • tirando a maquiagem e efeitos visuais e fisicos do filme..o resto nada mais e do que dispensavel…o filme e ruim, a comecar por conter humanos que falam….o que era um grande diferencial e muito mais interessante no filme de 68

      • 25 de agosto de 2011 às 22:34 -

        JAGUARHX

      • Eu não concordo muito com vocês dois não:inegavelmente o original é mil vezes melhor,apesar de mais simples.Mas,o filme do tim burton,que pouca gente se tocou,NÃO é a continuação ou mesmo remake da versão original.A versão do tim burton é apenas uma das multiplas realidades do multiverso do ”planeta dos macacos”.O que o roteiro do filme de burton queria mostrar é que,não importa o que os humanos façam: SEMPRE,SEMPRE,SEMPRE os macacos irão dominar o mundo e a culpa será de nós mesmos,pois criaremos as situações necessárias pra que surjam supra-simios.Mesmo quando tentando evitar o futuro,uma ação irá desembocar numa nova realidade possível e num novo ”planeta dos macacos”.Terminator e De volta pro futuro também se baseiam nesta ideia.Vou assistir a essa versão também e depois falo.

      • 25 de agosto de 2011 às 23:46 -

        zecarlos

      • meu,nao e isso nao…o tim burton tentou fazer um remake reboot,ele mesmo diz isso no extra do dvd

        outra coisa,o que torna esse filme ruim,tirando os quesitos tecnico que sao otimos,e por sinal ganhou ate oscar na epoca,a historia do filme e muito furada,cheia de buracos,ao contrario da versao de 68 que era muito melhor amarrada…alem do fato de que,como diferenciar um humano esperto em meio a multidao?era simples apeas o umano esperto fala e raciocina com logica,e isso nao aconteceu no filme do tim burton,prejudicando ate a narrativa do filme em alguns momentos

      • 26 de agosto de 2011 às 00:39 -

        JAGUARHX

      • Não,não…o tim burtonUQERIA UM REMAKE,mas o roteiro e o estudio queriam algo que não invalidasse a serie original e não ficasse na cara que fosse uma continuação ou spin-off.Mas,o final do filme mostra bem isto:ao viajar no tempo NOVAMENTE ,o piloto vai pra uma terra onde a revolução dos simios já alcançou o nosso planeta ou que ela iria ocorrer me nosso planeta,mesmo que não tivesse ocorrido o acidente espacial desse filme.Ou seja,você pode SIM ver esta versão como uma versão/universo alternativo que não influencia a obra original,mas a suplementa.E acho que este”origens” vai na mesma esteira.O burton comeu mosca ao declarar isto.

      • 26 de agosto de 2011 às 22:07 -

        zecarlos

      • meu e melhor vc ver o extra do dvd,t burton explica isso la e sobre o final tmbm…pois se trata de um remake,e nao uma continuacao

        o novo filme que e um remake/reboot tmbm nao e uma continuacao direta

      • 27 de agosto de 2011 às 19:04 -

        rui

      • Na real: o Tim Burton eh criativo demais, mas ele fez caca com aquele Planeta dos Macacos.

      • 27 de agosto de 2011 às 21:44 -

        JAGUARHX

      • Não,mano:ei já vi ele falando que era um remake,mas continuo dizendo que ele comeu mosca ao falar aquilo ou só falou porque viu que o filme foi um fiasco de bilheteria e com a maioria dos fãs.

        e sobre o filme atual ser ou não a continuação dos originais,é bom ler os pequenos spoilers que soltei na minha opinião nos comentários mais abaixo!(é…finalmente assisti ao filme atual e posso dizer que foi espetacular) ;P

      • 28 de agosto de 2011 às 15:07 -

        zecarlos

      • descula ai brow..mas os extras do filme de tim burton se passam durante a producao do mesmo,portando nao tem como ele ter falardo nada depois de saber sobre a bilheteria

        e outra coisas,se levarmos em conta que o filme foi um sucesso de bilheteria ,o filme nao e ruim nao,pra quem nao conheceu os anteriores principalmente,e mesmo a atuacoa do mark wahlberg sendo elogiada(o que pra mim foi ruim)o filme de tim burtion tem seus meritos,mesmo tendo uma historia confusa e ruim,ele cumpre o proposito de uma nova geracao de espectadores

  • 25 de agosto de 2011 às 10:37 -

    Dario (mobilegamer.com.br)

  • Muito bom o review, fiquei com vontade de assistir.

    É bom ver que não quiseram transformar o filme em um “arrasa quarteirão” entupindo com cenas de ação sem sentido.

    E é bom também, ver como o filme reacende um debate assim como o primeiro filme fez com uma crítica pesada sobre a guerra fria.

  • 25 de agosto de 2011 às 11:40 -

    ony2005

  • Ótimo filme, um dos melhores desse ano!

  • 25 de agosto de 2011 às 11:42 -

    Bruno

  • Tava querendo ir pro cinema esse fim de semana mesmo :)
    Eu achei o remake de 2001 bom, apesar de não ter assistido o original.

  • 25 de agosto de 2011 às 12:23 -

    KING OF KINGS

  • cara esse filme já tava com muita vontade de ver agora então nem se fala

    • 25 de agosto de 2011 às 12:24 -

      KING OF KINGS

    • mas é o inicio ou a origem?

      • 25 de agosto de 2011 às 12:35 -

        Rodrigo Pscheidt

      • É “A Origem”, mesmo.
        Na época em que o filme começou a ser feito, estavam chamando de “O Início” para não fazer confusão com aquele outro “A Origem” do Christopher Nolan.
        Aí eu fiquei com “O Início” na cabeça por causa disso, hua hua.
        Já corrigi. valeu! =)

      • 26 de agosto de 2011 às 16:46 -

        KING OF KINGS

      • hum blza agora siiim

  • 25 de agosto de 2011 às 13:11 -

    Daniel

  • Parece que é muito bom mesmo, amanhã estarei no cinema pra ver.

  • 25 de agosto de 2011 às 13:23 -

    AizomeChaos

  • Parece ser um grande filme,e eu achei o remake + ou -,mais mesmo assim vou assistir ^^

  • 25 de agosto de 2011 às 13:49 -

    Ricardo

  • Esse filme é f o d a

  • 25 de agosto de 2011 às 15:49 -

    zecarlos

  • o filem parece legal,mesmo sendo um remake totalmente adaptado do quarto filme dos planetas dos macacos classico(pois a historia e totalmente diferente)….e tanto o visual quanto a historia nova parecem estar bem interessante,diferente da zuera que o tim burton fez…nao sou da epoca dos filmes antigos …mas quando meu pai me mostrou o primeiro eu pirei e fui atras de todos os longas outros ate a serie que passava no sbt…eu curtia muita os entrelacos da historia pois tudo era bem justicicado e amarrado,e espero que esse siga esse ritmo…e mesmo eu nao curtindo de inicio o lance de usarem macacos em cg o filme todo…estou super curioso pra ver mesmo assim

  • 25 de agosto de 2011 às 16:26 -

    João

  • Show de bola o trailer e a resenha! Tenho q assistir capitao america e depois assistirei esse, com certeza..

  • 25 de agosto de 2011 às 16:27 -

    rato amarelo corredor com uma taser

  • nunca assisti nenhum planeta dos macacos, nem li o livro, mas quero assistir esse filme.

  • 25 de agosto de 2011 às 21:47 -

    @ReiVersuri

  • Vai ser muito bom, vou assistir.

  • 26 de agosto de 2011 às 06:13 -

    Luís

  • Esse filme é muito bom mesmo! Entrou pro meu top 10.

  • 26 de agosto de 2011 às 07:36 -

    leandro(leon belmont) alves

  • parece ser muito bom mesmo. correndo para assistir já

  • 27 de agosto de 2011 às 12:16 -

    Guilherme Pacelli

  • Ótima resenha, como fã to louco para assistir o filme, apesar de ter achado o último meio fraco. Mas pra quem curtiu o primeiro filme de 1968, esse novo filme deve esclarecer muitas coisas da história.

  • 27 de agosto de 2011 às 19:20 -

    Rui Moraes

  • Vi o filme ontem. Infelizmente fui muito cheio de expectativa para ver um filme de ficção cientifica, mas o drama não eh ruim, pelo contrario, cumpre bem seu papel e reascende diversas questões (dominação e exploração humana, trafico, testes e maus-tratos a animais), o que faz com que pessoas que não sabem que Planetas dos Macacos eh uma ficção cientifica cheia de temas sócio políticos possam pensar um pouco. Nao curti as pitadas de humor no decorrer da trama, e acho que o roteiro tem furos:
    1) Qual a importância daquela veterinária na historia? Desnecessario…
    2) Como Caesar demora anos para desenvolver toda sua inteligencia e os outros macacos apenas uma noite. Tem a ver com o fato que ele nao tomou da droga diretamente (ele eh cria de um macaco de testes)? Nao ficou claro…

    • 27 de agosto de 2011 às 21:11 -

      JAGUARHX

    • Desculpe,mano…mas esses ”furos” que você apresentou NÃO existem:

      1-a veterinária serve pra duas coisas:
      a)o obvio relacionamento amoroso do filme:queira ou não,todo filme blockbuster precisa ter.É regra narrativa em hollywood
      b)servir de consciencia moral(”grilo falante”) do cientista e aumentar,ainda mais,a distancia entre o mesmo e o cesar,que NÃO possui uma parceira e não pode viver como um humano(a quebra começa na floresta!perceba a reação de cesar sobre o topo da sequoia gigante).A veterinaria é uma ferramenta na dinamica de narração e catalisadora de uma evolução no protagonista

      2)TUDO estava claro como água limpa:cesar é um mutante gerado pela droga e por isto seu nivel já era maior.Mas,em momento algum os macacos chegaram ao nivel de raciocinio dele numa noite…

      • 27 de agosto de 2011 às 21:17 -

        JAGUARHX

      • …apesar da droga ser bem milagrosa(o pai de will recupera quase todo o qi/neuronios numa noite,lembra? )e a nova versão 113 spray/aerosol ser bem mais agressiva que a versão anterior,os macacos ficaram apenas mais inteligentes ao ponto de ENTENDER com mais facilidade o que cesar queria.Porem,o nivel de inteligencia de cesar era incontestavel(e ainda recebeu uma dose do MESMO aerosol na prisão de macacos).O unico que chegou PERTO do nivel de inteligencia dele foi o cobaia caolho KODA(este vai dar trabalho no proximo filme).

        pra mim…o filme foi perfeito e em momento algum eu vi romance demais ou piadinhas demais:pelo contrário,o clima é tão sério e pesado que eles não conseguem quebra-lo com piadinha nenhuma.Só vi moleques e burraldos rindo dos macacos como se nunca tivessem um na tv

      • 28 de agosto de 2011 às 10:09 -

        Rui Moraes

      • Bem… convincente… ela realmente aumenta a distancia entre Cesar e o Will… na proxima vez que assisitir vou prestar mais atencao nesses detalhes, mas o fato de ser blockbuster fode um pouco com determinadas obrigacoes.

      • 28 de agosto de 2011 às 12:42 -

        JAGUARHX

      • É…velho.O problema de hollywood é que eles REALMENTE sabem vender o produto pro grande publico,mas ficam presos a muitas formulas como a do ”romance obrigatorio” ou das ”piadinhas pra quebrar o ritmo pesado” do filme.

        Quando feitos com mais esmero,tudo bem:essas tecnicas narrativas são necessárias mesmo.Basta trabalhar de forma que não se torne superfluo.Eu acho que se esse romance NÃO existisse,poderia ser usados outros catalisadores numa boa.Mas,ai,o filme não teria NENHUMA personagem feminina(tirando a macaca),o que seria falta de articulação do roteiro.Mas,as piadas neste filme são necessárias:o clima É muito tenso,TEM de existir uma valvula de escape senão,vira terror e este NÃO é um filme de monstro e nem queriam que fosse mostrado o Cesar assim.É como o Hulk.

    • 28 de agosto de 2011 às 15:16 -

      zecarlos

    • bom se trata de um blockbuster,e isso ja explica a aplicacao da formula de cinema que existe desde hitccok

      faz parte do mercado,assim como em novelas,quadrinhos e etc

  • 27 de agosto de 2011 às 21:23 -

    JAGUARHX

  • Assiti o filme agora a pouco e posso dizer o seguinte pros fãs dos filmes originais e até da versão tim burton:

    CUIDADO COM PEQUENOS SPOILERS:

    1-se eles quiserem,podem recomeçar a serie toda do zero,com efeitos especiais melhores etudo mais,porém…
    2-todos os momentos desse novo filme deixam ganchos que dão a entender que esta origem ACEITA os eventos do primeiro filme do planeta dos macacos de 68.Querem provas?

    lá vai:
    1-em 68,o filme mostrava o astronauta taylor viajando até marte,mas sua nave viaja pro futuro
    2-no filem atual,é mostrado que esta viagem também ocorre:no noticiario da tv é msotrada a primeira viagme tripulada pra marte e,quando o garoto em cima da pickup está entregando jornais,é revelado que na noticia do jornal,em destaque,é ”lost in space”…

    • 27 de agosto de 2011 às 21:29 -

      JAGUARHX

    • …ou seja,a nave pra marte se perdeu no espaço como no filme de 68.

      3-no terceiro filme de 72/73 é mostrado que um virus começa a matar cães e gatos e os humanos começam a ficar mais involuidos ,burros e muitos até adoecem e morrem antes de criarem resistencia,ficando vivos apenas alguns humanos e os simios:esse virus é o alz-113 mostrado no filme atual

      ou seja,nada impede de taylor,o astronauta do primeiro filme ou os macos cientistas do futuro aparecerem na epoca atual no proximo filme(o que significaria que este é um remake ou um universo alternativo) ou que os macacos cientistas do futuro retornam pro nosso passado(em 1982 mais ou menos) e adiantam os eventos,criando uma realidade paralela em cima da outra,feito a nova versão de star trek.Mas,com certeza ficamos sabendo neste…

      • 27 de agosto de 2011 às 21:33 -

        JAGUARHX

      • …filme como foi que a humanidade se lascou enquanto taylor foi pro futuro!

        sobre o filme de tim burton:notem no filme atual como o general thade tem expressões faciais parecidissimas com cesar!!! ou thade se tornará descendente de cesar(ou do segundo cesar,segundo os filmes originais) nesta versão ou,no filme de burton,fica comprovado que ele não voltou pro ”presente da terra/realidade paralela dele” e sim pra ESTA REALIDADE mostrada no filme já depois que a humanidade foi vencida pelos macacos e a cultura se transformou!

        aos pessimistas:assistam sem medo.Provavelmente temos em mãos o filme que amarrou toda a franquia ou renovou do zero a mesma.Saberemos definitivamente nas continuações ;)

    • 28 de agosto de 2011 às 10:28 -

      Rui Moraes

    • JAGUARHX se houverem continuacoes, sem duvida serao sensacionais!

      Vários detalhes do classico foram realmente expostos e quem conhece a seria pode perceber, mas agora aqui fico na duvida se essas continuacoes poderiam ser remakes dos classicos ou novos filmes que possam conectar ainda mais os eventos…

      Acho que o publico so teria a ganhar com qualquer uma das opcoes…

      • 28 de agosto de 2011 às 12:52 -

        JAGUARHX

      • Exatamente!!! Os caras tão com a faca e o queijo nas mãos agora:eles só precisam escolher como e de que tamanho cortam o queijo!

        opção-1 :eles não mexem na viagem ao espaço tempo que o astronauta taylor fez nos filmes originais e fica valendo o filme original(de 68) em paralelo com o filme atual(na epoca atual/presente).Os outros filmes mostrariam os macacos cientistas vindo do nosso futuro,ou de uma realidad eparalela,pro nosso passado(1982) e alteram a realidade da gente,adiantando os eventos do filme atual em mais de 30,mas validando os filmes antigos.

        opção-2:refazer TUDO nas continuações,incluindo a viagem no tempo,mas respeitando a obra

        opção-3:dar a entender que o filme original vale,mas o restante NÃO.Dai,veriamos apenas as continuações e a guerra simio no presente

      • 28 de agosto de 2011 às 15:13 -

        zecarlos

      • eu voto na opicao de uma nova historia…nao tem motivos pra recontar tudo dinovo,pois antes de tudo lembrem-se que o estudio quer grana,eu acho que continuacoes ,virao se esse filme no render muito mas muito mesmo(por enquanto esta no caminho)
        e em se tratando da fox(conservadorismo dimais)provavelmente eles tentarao recontar do zero toda a saga,com uma homenagem aqui outra ali pra agradar os mais velhos fans…o que na minha opiniao e mais logico e atual e pode trazer o pessoal mais novo pras salas de cinema

  • 28 de agosto de 2011 às 22:44 -

    Gustavo

  • Legal.
    Uma resenha mais científica do filme pode ser lida aqui:
    http://biodevaneios.blogspot.com/2011/08/resenha-do-filme-planeta-dos-macacos.html

    abraços

  • 2 de setembro de 2011 às 08:55 -

    mixirica

  • não assisti nenhum deles até hj acredita???

    esse parece ser muito bom!!

  • 19 de setembro de 2011 às 14:48 -

    KING OF KINGS

  • puxa vacilo baixei o filme mas saiu em ingles kkkkkkkkk

  • 25 de outubro de 2011 às 12:35 -

    KING OF KINGS

  • olha o ares comendo solto ai gente

  • 5 de abril de 2012 às 12:49 -

    lidson gois

  • estol fazendo um trabalho sobre esse filme! tudo sobre ele planetas dos macacos muito bom ele’…

  • 10 de abril de 2012 às 11:55 -

    Magali Cavalcanti

  • O filme nos leva a refletir de que lado estar a ciencia ? Não podemos esquecer as questões éticas do pesquisador.

  • 20 de abril de 2012 às 17:23 -

    Ester Moraes da Silva

  • :/

  • 13 de maio de 2012 às 18:02 -

    Douglas Yamamoto

  • LIKE A BOSS

  • 13 de maio de 2012 às 18:03 -

    Douglas Yamamoto

  • OI ESTER MORES(~.~)

    ___

  • 28 de agosto de 2012 às 09:45 -

    Andressa Silva

  • esse filme e trisre

  • 29 de agosto de 2012 às 01:03 -

    Gabriela Soares

  • ele e muittoo bom esse filme gosteiiiii

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *