Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?

9 de julho de 2010
Autor: Fábio Torres

Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?

Crysis é notório por necessitar de configurações de hardware absurdas – apenas aparelhos de altíssimo nível conseguem rodar o jogo. Mas surgiu uma alternativa recente que permitirá aos gamers do mundo todo rodarem Crysis em PCs comuns, em televisões ou até mesmo em smartphones. Do que estamos falando? Cloud Gaming.

Cloud Gaming nada mais é que um serviço sob demanda no qual seus jogos preferidos são transmitidos para seu computador ou televisor via streaming (como se fosse um vídeo do Youtube). O melhor disso tudo é que tal tecnologia acaba eliminando a necessidade de ter um hardware moderno, pois o único requerimento do Cloud Gaming é ter uma conexão de banda larga de alta velocidade. Outro ponto positivo dessa tecnologia é que ela pode combater de frente com a pirataria, pois o usuário necessita fazer um cadastro no site para poder usufruir dos jogos.

Os sistemas de Cloud Gaming

Existem hoje em dia cinco sistemas conhecidos de Cloud Gaming: OnLive, Gaikai, HD720, Full Circle e Otoy.

Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?Onlive

É o melhor e mais famoso serviço de Cloud Gaming do mundo. A OnLive iniciou suas atividades recentemente, no dia 17 de junho apenas. Por meio de um micro-console que pode ser conectado ao PC ou à televisão, o usuário pode jogar todo e qualquer game disponível no programa. Para uma boa perfomance em seus serviços, a empresa recomenda a mínima conexão de 1,5Mbps para resoluções standard(480p) nos jogos e 5Mbps para conexões HD (720p). Confira abaixo a OnLive rodando num iPad.

GaikaiJá é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?

Apresentada na Game Developers Conference 2009, se difere da sua concorrente OnLive pelo fato de não utilizar nenhum console para realização de seus serviços, optando por sua vez, um web browser. Em sua demonstração, a empresa prometeu rodar jogos e até aplicativos (Photoshop por exemplo) , dentro do browser.

720HD

Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?

O 720HD é um console feito pela empresa SpawnLabs que também funciona com Cloud Gaming. Neste caso, o console possui entradas USB para a conexão de controles tanto do Xbox 360 quanto do PlayStation 3. Uma característica interessante do 720HD é que o usuário poderá fazer streaming de seu jogo para outros usuários do sistema.

FullCircle

Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?

O FullCircle, oriundo da empresa MechaWorks, é um software de Cloud Gaming que conta com uma característica interessante: ele fecha o sistema operacional do PC ao iniciar algum jogo, obtendo uma maior performance dos games. Ele ainda permite a utilização de 3 monitores, fazendo com que o usuário possa ver filmes em Blu-ray, navegar na internet e jogar – tudo ao mesmo tempo.

Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?Otoy

Mais uma empresa que utiliza um browser de web para rodar os jogos. Sua principal vantagem em relação a outras é poder rodar em smartphones e celulares. Confira abaixo um vídeo do Otoy funcionando em um celular Samsung.

E o Brasil?

Essa tecnologia é muito interessante, sem dúvidas, mas e as chances de nós brasileiros podermos disfrutá-la? São pequenas, por enquanto. O principal obstáculo, agora, é a internet de banda larga, que ainda é um privilégio de poucos em terras tupiniquins. De acordo com a revista Veja, no Brasil, apenas 1 em cada 10 brasileiros tem banda larga superior a 2Mbps e o custo de 1Mbps no país é mais que o triplo do custo nos Estados Unidos, como podemos ver abaixo.

Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?

A banda larga no Brasil é cara e para poucos. Fonte: Veja

Além disso, existe também a questão dos servidores. Jogar no Brasil com servidores nos Estados Unidos será extremamente difícil, portanto o ideal seria que esses sistemas como a OnLive e o Gaikai estabelecessem servidores tupiniquins, para melhorar e facilitar a jogatina via Cloud Gaming. O jeito é esperar e torcer para uma tecnologia assim se popularizar e querer abranger vários mercados (e incluir o Brasil nisso).

(Com informações do Defender Team)

2 Respostas para “Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?”

  • 12 de julho de 2010 às 09:04 -

    Higor Sombini

  • Infelizmente essa é a realidade do Brasil, vai demorar p/ uma empresa dessa lançar os serviços aqui, além de poucos brasileiros possuírem banda larga maior que 2mb, a latência aqui é tão alta que seria necessário ter um servidor em cada estado para o serviço funcionar de um modo aceitável… não vejo isso aqui tão cedo!

  • 22 de dezembro de 2010 às 18:29 -

    Aero

  • O ponto mais forte dessa tecnologia é o de que ela torna software pesado como o Crysis acessível até para hardware pouco potente como o I-Pad, mas aqui no Brasil, a carga tributaria abusiva torna a internet de qualidade tão inaccessível quanto um PC de ponta. Ou seja, essa novidade seria muito mais empolgante se morassemos nos EUA ou no Japão, mas aqui é o Brasil, o país com a 2ª maior carga tributaria do mundo, o país onde o poder legislativo dobra o próprio salário a cada ano.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *