Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!

27 de março de 2018
Autor: Rodrigo Pscheidt

Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!

Recentemente a Atari “quebrou a internet” ao anunciar um novo console de mesa, o Atari VCS. Agora, já temos algumas informações preliminares sobre o console para te contar!

Ainda que a Atari ainda não esteja dando muitos detalhes sobre o aparelho, recebemos um briefing do que a empresa mostrou na GDC 2018 recentemente, na forma de um questionário estilo “perguntas e respostas” assinado por Michael Arzt, COO da Atari Connected Devices.

Separamos abaixo as perguntas e respostas mais interessantes, e traduzimos tudo, confira:

O que é exatamente o Atari VCS?

O novo Atari VCS é um sistema de computador e plataforma que permite aos usuários curtirem games e o melhor da experiência do PC em sua TV, com mais excitantes anúncios de características, benefícios e entretenimento online a serem anunciados no futuro.

O que torna o Atari VCS diferente dos consoles retrô NES ou SNES Classic da Nintendo? Ou até do Ouya? Por que precisamos de outro microconsole?

O Atari VCS é um dispositivo completamente novo projetado pela Atari para a sala de estar de hoje, e incluirá recursos de PC e entretenimento online que o diferenciam de outros produtos.

O Atari VCS, obviamente contará com muito conteúdo clássico, mas vai fazer e tocar muito mais, e pode complementar outras “retro-boxes” ou “microconsoles” que os consumidores já podem ter em suas casas.

Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!

Por que lançar um novo console depois de vinte anos, em um mercado agora dominado por Sony, Nintendo e Microsoft?

O Atari 2600 original reinventou a experiência de entretenimento doméstico há mais de 40 anos, transformando nosso relacionamento com nossas TVs. Nós vimos uma oportunidade de fazer isso novamente com um novo Atari que traz versatilidade do PC para a sala de estar.

O que significa exatamente “o Atari VCS é baseado em “Tecnologia de PC”? Qual é o sistema operacional?

O Atari VCS é literalmente um PC para sua TV, onde a tela é sua interface principal. O Atari VCS tem arquitetura de PC x86 com um sistema operacional Linux próprio que permitirá um mix flexível de conteúdo, dando aos clientes acesso para interagir com toda a internet. Isso significa mais jogos, mídia e streaming de conteúdo, bem como a comunicação com outros PCs e a capacidade de personalizar totalmente a experiência.

Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!

Quais os aspectos técnicos? O Atari VCS irá rodar conteúdo em 4K? Com o que o Atari VCS é comparável, em termos de desempenho?

As especificações finais de hardware do Atari VCS ainda estão sendo definidas e serão anunciadas mais tarde. Tudo está sempre sujeito a mudanças, mas podemos confirmar algumas coisas agora:

  • O desempenho será compatível ao de um notebook top de linha
  • Processador 4K, HDR, 60fps, AMD x86
  • Armazenamento integrado e expansível
  • Wi-Fi 2.4 / 5.0 / Bluetooth 5.0
  • USB 3.0

Quais jogos podemos esperar para o lançamento do Atari VCS? Será na maior parte conteúdo retrô do Atari, IPs da Atari reimaginadas ou algo diferente?

Espera-se que o Atari VCS seja lançado com uma variedade de conteúdos de entretenimento e  jogos disponíveis. IPs clássicos do portfólio da Atari de mais de 200 jogos e franquias, entre outros, estarão acessíveis, além de jogos modernos (incluindo clássicos reinventados), bem como streaming de vídeo, áudio e outros aplicativos de entretenimento.

A Atari está trabalhando com inúmeros desenvolvedores de jogos, criadores de conteúdo e parceiros. Iremos compartilhar mais detalhes em breve.

O Atari VCS suportará as lojas de jogos, como a Steam? A Atari anunciará sua própria loja?

O Atari VCS permitirá que os usuários acessem uma ampla variedade de aplicativos e conteúdos já disponíveis para usuários do Linux. A Atari antecipa que o Steam e outras lojas compatíveis com o Linux funcionarão no VCS,
mas obviamente não pode garantir compatibilidade universal com todos os aplicativos de terceiros.

O Atari VCS terá uma interface de usuário própria para o usuário navegar, comprar, transmitir, baixar, reproduzir e salvar conteúdo, incluindo jogos, vídeo, música, social e aplicativos de comunicação.

Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!

O desenvolvimento para o Atari VCS será no estilo código aberto, ou a Atari estará diretamente envolvida com todos os jogos que chegarem à plataforma?

A Atari publicará, verificará e entregará jogos e IPs originais e de terceiros e outros softwares próprios do Atari VCS. Os usuários terão acesso a uma “sandbox” com a capacidade de trazer variedade de conteúdo externo e “homebrews” para a plataforma.

Para completar, mais uma informação:

O Atari VCS será produzido através de uma campanha de crowdfunding. Segundo o material que recebemos:

Os planos da Atari estão diretamente relacionados ao fan-service e a ter um diálogo com a comunidade. A Atari possui uma das maiores, mais apaixonadas e sinceras legião de seguidores no planeta, e queremos entregar algo muito especial para os nossos maiores fãs, ao mesmo tempo que lhes damos um canal direto para feedback sobre o produto antes de ser finalizado.

Resumindo…

Baseado nisso, fica claro que o Atari VCS não será um console de videogame propriamente dito, mas uma central de entretenimento multimídia que rodará Linux e oferecerá acesso a internet, streaming, redes sociais, Steam e tudo mais, oferecendo o mesmo desempenho de um bom notebook, com o diferencial de ser pensado para oferecer a experiência de um PC na TV.

Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!

Ainda não sabemos que jogos ele terá, mas a Atari promete clássicos reimaginados e conteúdo de third parties ainda não divulgadas. A empresa deve iniciar uma campanha de crowdfunding nas próximas semanas para custear o início da produção, o que permitirá que a comunidade ofereça feedback durante o desenvolvimento.

(Via: Assessoria Atari)

Uma resposta para “Já temos algumas informações sobre o Atari VCS para compartilhar com você!”

  • 27 de março de 2018 às 14:46 -

    Leo

  • Será que o cpu será uma apu Ryzen+Vega???

    Se for será mais potente que os videogames atuais.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *