Joe Madureira, diretor criativo da série Darksiders, deixa a Vigil Games

22 de outubro de 2012

Joe Madureira, diretor criativo da série Darksiders, deixa a Vigil Games

Mais uma produtora de games acaba de perder um grande nome: Joe Madureira, co-fundador da Vigil Games e diretor criativo dos dois games da série Darksiders, anunciou que está deixando a produtora.

Nem a Vigil nem Madureira explicaram os motivos da saída do artista. A nota que Madureira publicou em seu Facebook mantém aquele otimismo padrão de situações como esta, e deixa claro que ele quer se aventurar por outros projetos.

Confira abaixo a nota oficial, traduzida:

“Adeus e felicidades para todos os meus irmãos e irmãs da Vigil Games! Depois de 7 longos anos e 2 jogos de sucesso (Darksiders, baby!) receio que chegou a hora de eu partir para novas aventuras.

Não poderia estar mais orgulhoso do que conseguimos e das incríveis pessoas que ajudaram a formar este estúdio. Posso dizer com segurança oque o futuro da Vigil está em muito boas mãos, então espere só coisas incríveis daqui para frente. Isso é surreal… já sinto falta do estúdio”.

Como diretor criativo de Darksiders – única franquia da Vigil Games até o momento – Joe Madureira foi o responsável pela criação de praticamente todo o universo da franquia, do roteiro ao design dos personagens e ambientes.

Dada sua importância na concepção dos games, fica difícil saber como será o futuro de Darksiders, agora que Madureira deixou a Vigil Games. Convenhamos, um novo Darksiders sem o traço característico do artista não será a mesma coisa.

Muitas produtoras andam perdendo grandes nomes nos últimos tempos: há menos de um ano, Fumito Ueda, criador de ICO e Shadow of the Colossus, deixou o Team ICO e a Sony. Mais recentemente, Cliff Bleszinski, co-fundador da Epic e co-criador de Gears of War, anunciou sua saída da empresa.

O que será que anda acontecendo com as grandes produtoras, que andam perdendo tantos artistas talentosos?

(Via: Facebook, Gaming Everything)

30 Respostas para “Joe Madureira, diretor criativo da série Darksiders, deixa a Vigil Games”

  • 22 de outubro de 2012 às 15:43 -

    Thelrys

  • A minha maior preocupação com essa saída dos grande artistas é a saída de Cliff Bleszinski da Epic Games! O que vai ser de Gears of War sem ele? Muito triste isso!

    • 22 de outubro de 2012 às 16:47 -

      DanielWarfare

    • Gears of War na verdade não precisa mais de Cliff Bleszinski, pois o mesmo deveria ter acabado no três, mesma coisa para God o War. Mas sabe a ironia em tudo isso? é que ambos estão mais focados no Multiplayer do que no single player, o que me deixa preocupado. Tudo bem que os jogos enfatizados aqui sejam antes dos outros, mas até agora eu não vi nada relacionado a historia ou enredo do jogo, apenas multiplayer, multiplayer e mais multiplayer…

      • 22 de outubro de 2012 às 23:31 -

        Lucas Gimenez

      • Mas agora uma continuação de Darksiders 2 com roteiro,personagens,arte e ambientação sem Madureira fica realmente dificil de se imaginar

  • 22 de outubro de 2012 às 15:57 -

    Renan do Prado

  • O que reparei é que todos eles usam a frase “quero me dedicar a novos rumos”, e então ficamos sem saber mais nada sobre esses produtores.

    Afinal, o que está acontecendo para FUNDADORES de produtoras de games quererem deixar a PRÓPRIA EMPRESA???

    Bom, não julgo nenhum deles pois não conheço os motivos de suas saídas, mas todos terem o mesmo papo de “perseguir novos sonhos” pra mim é manjado demais.

    Mas acho que os produtores de hoje em dia deviam ter umas aulas com o Hideo Kojima, o cara quer dar um descanso na produção de games, e ele está tentando preparar seu time pra seguir seu trabalho adiante. Mas ele não quer deixar tudo o que construiu pra trás, ele sabe que se largar de vez a mão o que ele construiu há grande possibilidade de sair tragédia.

    • 23 de outubro de 2012 às 22:31 -

      zecarlos

    • sabe….tem que se levar em conta que todos tem um trampo complicado,no caso do madureira,pow o cara fazia muita coisa….e artistas ttem uma gag bem caracteristica….nao conseguem ficar fazendo a mesma coisa por muito tempo…chega uma hora que a cabeca esta pronta pra explodir,nao existe nenhuma area de criacao seja publicitaria ou artistica de desenvolvimento que seja tranquila…chega uma hora que agente simplismente so quer parar e fazer outra coisa..sei la…cozinhar hehehe lava roupa na mao hehehe

      • 24 de outubro de 2012 às 07:23 -

        Renan do Prado

      • Mas não entendo os seguintes passos:

        – fundar uma empresa
        – trabalhar duro para que ela cresça
        – fazê-la atingir muita fama
        – ficar de saco cheio de tudo e “f***-se essa m****!!!! Quero mais é pescar tilápia no rio!!!”

        Se ele ao menos se separasse da produção de games, mas ainda estivesse envolvido no gerenciamento da empresa, beleza. Mas largar a empresa…

      • 24 de outubro de 2012 às 14:29 -

        zecarlos

      • e renan pode parecer estranho mesmo como vc mencionou….concordo com vc tmbm…mas serio…ja presenciei algo parecido com amigos e dependendo do caso a coisa e mais simples do que se imagina…por isso to especulando que essa saida seja mesmo pra fazer algo diferente

  • 22 de outubro de 2012 às 16:16 -

    FeeH

  • O por que eu ele sai ou se mandaram ele pra rua é do menos ( kkkkk ) o que eu quero saber aonde eu arrumo aquele boneco ( sim boneco !!! ao invés de action figure ) do War .

    • 23 de outubro de 2012 às 08:33 -

      Edimartin Martins

    • Ele é o criador. Ele pode tudo hehehehehehe.

      • 23 de outubro de 2012 às 22:32 -

        zecarlos

      • heeheeeh ele e o pai da bagaca toda heheheehehele faz o que der na telha

  • 22 de outubro de 2012 às 16:23 -

    Bruno

  • Se não tiver Darksiders 2 eu vou ficar decepcionado… o final do 2 não me satisfez nada.

  • 22 de outubro de 2012 às 16:26 -

    leandro(leon belmont) alves

  • será que é muita pressão o que eles sofrem? não sei o que dizer. apenas lamentar…talvez chamem o demente Suda 51, para fazer a arte de Darksiders 3 ou outro…já sei, Roger Cruz. um cartunista brasileiro que segundo o mesmo, diz que o Joe Madureira copia sua arte de desenhar na cara dura. eu achei que era mentira, mas fui comparar as artes…achei parecido. vai que a Vigil Games chame o cara?

    • 23 de outubro de 2012 às 22:35 -

      zecarlos

    • eita…caso madureira X cruz e um topico a parte e so pra pessoas que sabem o que estao falando,e conhecem o procedimento numa producao de hq….sem ofender…..e respondendo sua questao….cara,ele fazia quase tudo e ainda fez umas hqs pra marvel em meio a tudo isso….pressao….seria um tranquilizante perdo que acontece de verdade,mesmo pra caras do gabarito do madureira

  • 22 de outubro de 2012 às 16:51 -

    DanielWarfare

  • Estranho, pois sem Joe, Darksiders não será o mesmo, mas fazer o que? tudo isso são ossos do oficio…o próximo será o Miyamoto

    • 22 de outubro de 2012 às 19:02 -

      André

    • Ele ainda não saiu??? xD

      • 22 de outubro de 2012 às 19:54 -

        DanielWarfare

      • To confuso :(

      • 22 de outubro de 2012 às 22:55 -

        André

      • Faz tempo que ouço (leio) boatas de supostas saídas do Miyamoto. Mas o cara já tá lá a mais de trezentos anos e vai fazer mais uns 500.

    • 23 de outubro de 2012 às 22:36 -

      zecarlos

    • pra mim da pra tocar muito bem os games sem esses caras

  • 22 de outubro de 2012 às 23:35 -

    Diana

  • Alguém aí quer mudar e deve estar de saco cheio de fazer o mesmo trabalho sempre. Ainda mais com essas “tendências obrigatórias” nos jogos. Se eu fizesse parte de desenvolvimento de games e não pudesse inovar ou criar novos enredos/personagens, também pediria as contas.

    Tem gente que não aguenta ficar na mesmice. Para outros deve estar faltando um $ingelo incentivo… Cada um com seu motivo. O que não falta é gente nova merecendo uma chance para mostrar o que pode fazer.

    • 23 de outubro de 2012 às 09:21 -

      Leonardo

    • Por isso que todos nós gamers temos a obrigação de dar um “pedala robinho” naquele nosso “priminho de 14 anos” que só joga os “Call of Dutty”s da vida no modo Online.

    • 23 de outubro de 2012 às 15:35 -

      Alisson Silva

    • Acho que o grande problema são as publishers… Os desenvolvedores ficam de mãos atadas quando eles pedem para modificar algo e acaba sendo fácil de ficar revoltado.

      Como no caso do Crash Bandicoot, que a publisher queria que ficasse com o nome de Willy, the Wombat… Pelo menos os desenvolvedores conseguiram bater pé pra não mudar, mas isso deve ser uma excessão.

  • 23 de outubro de 2012 às 10:20 -

    Luiz S. Magalhães

  • Na verdade eles estão saindo para fundar todos juntos uma nova empresa de games ( quem dera!).

  • 23 de outubro de 2012 às 10:09 -

    Sergio

  • Eu achei o Darksiders MUITO fraquinho…. comprei o 1 na promoção do Steam e está lá com 10 minutos de jogo a meses….

    • 23 de outubro de 2012 às 12:32 -

      DanielWarfare

    • Que pena, você devia dar mais uma change ao jogo. Só espero que nesses 10 minutos você não tenha travado num puzzle como muitos por ai xD

    • 23 de outubro de 2012 às 22:39 -

      zecarlos

    • tmbm nao achei o game espetacular e tal…mas jogavel e divertido…mas eu esperei ele sair na revista fullgames 17 pila preco justissimo ehhehe…o mesmo certamente vai rolar com esse 2

  • 23 de outubro de 2012 às 14:44 -

    Rudiery Dos Santos Mendes

  • Pronto, era praticamente a única coisa boa da série (e muito boa mesmo ao meu ver)…

    • 23 de outubro de 2012 às 14:46 -

      Rudiery Dos Santos Mendes

    • Oq vc acha disso Thiago? Estou triste…

    • 23 de outubro de 2012 às 14:47 -

      Gleyson Silva

    • uia

    • 23 de outubro de 2012 às 22:43 -

      zecarlos

    • engano seu…madureira participou de boa parte do desenviolvimento do game porem nao chegou a fazer tudo,alem do fato dele estar emnvolvido com sua arte apenas na parte conceitual do jogo,muitos outros meteram a mao na massa inclusive outros desenhistas, pra que o game ficasse com a cara que tem….se darksiders tera continuacao sem madureira,certament econtinuara na mao de caras competentes la dentro…se falassem que todo o departamente criativo e de pre-producao tivesse deixado a vigil….aio sim camaradas era coisa pra se preocupar

  • 23 de julho de 2013 às 16:13 -

    Fabio Viana Gonçalves

  • vcs poderia fazer o jogo com mais acesso aos extras do jogo darksiders2.o meu eu ate quebrei de raiva.zerei mais de mil vezes e nao entrei no crucible e nem encontrei nenhum lorde belial.nem todas as pessoas tem acesso a internet.o jogo e bom mais os extras do jogo nem todo mundo tem acesso.fiquei decepcionado com vcs.

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