Justiça da California aceita acordo de 18 milhões de dólares com a Activision Blizzard

30 de março de 2022
Justiça da California aceita acordo de 18 milhões de dólares com a Activision Blizzard

Ano passado, no auge de todo o imenso escândalo de assédios e abusos sexuais dentro da Activision Blizzard vir à tona, duas entidades governamentais abriram processos contra a empresa, a DFEH (California Department of Fair Employment and Housing) e a EEOC (U.S. Equal Employment Opportunity Commission). Com ambos os órgãos entrarem em atritos entre si.

Acontece que o processo da DFEH, que foi feito primeiro, engloba todos os múltiplos casos que ocorreram dentro da empresa, num processo gigantesco. A EEOC veio depois, abrindo um processo no dia 26 de setembro após três anos investigando a Activision Blizzard. Porém, meras horas após o processo ser firmado, a empresa e a EEOC entraram num acordo pelo pagamento de 18 milhões de dólares de compensação pelos múltiplos casos denunciados.

A DFEH tentou interferir nessa decisão, alegando que esse acordo permitira que a Activision Blizzard destruísse provas importantes para o seu próprio processo, pois esse acordo livraria a empresa de muitas acusações. Essa situação gerou atritos diretos entre a DFEH e a EEOC, o que fez com que a batida do martelo para esse acordo fosse postergada. Mas agora, no finzinho de março de 2022, a justiça californiana decidiu aprovar o acordo de 18 milhões de dólares.

A decisão foi feita pela juíza distrital Dale Fischer, que comentou, em uma audiência online sobre o processo, em que estavam presentes representantes da Activision Blizzard e da DFEH, que está “satisfeita que ambos o alívio monetário e as provisões não-monetárias são justas, razoáveis e adequadas“. Seu comentário foi feito após um representante da DFEH objetar essa decisão.

Fischer então deixou clara sua intenção de assinar os documentos que encerrarão o caso, comentando que a DFEH é livre para recorrer da decisão (o que já foi feito), e que se eles desejam dar seguimento em impedir esse acordo, que busquem os órgãos judiciais adequados, pois sua decisão é final e não cabe mais a ela dar continuidade nela.

Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard (e nome denunciado como cúmplice de vários dos casos de abusos), comemorou a edição, comentando que esse acordo é um passo importante para tornar a empresa melhor e para que seus funcionários tenham ferramentas a seu lado para ajudá-los a combater assédios e retaliações dentro da empresa – duas coisas que os funcionários que pedem a demissão do CEO, desde o ano passado, certamente discordam veementemente que está sendo feito.

Esse acordo de 18 milhões está então encerrado, mas o processo da DFEH segue adiante, além de outros processos movidos por investidores da empresa, que estão insatisfeitos com toda a situação, e com as mentiras contadas por Bobby Kotick para esconder os escândalos.

E, além disso, ainda há a compra da empresa pela Microsoft, pelo estratosférico valor de cerca de 80 bilhões de dólares. A aquisição ainda não está consumada, no entanto, pois depende da aprovação do governo americano, que ainda segue sendo discutida.

(Via: Gamesradar)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *