Kinect um ano depois: um balanço de aniversário sobre o aparelho

4 de novembro de 2011

Kinect um ano depois: um balanço de aniversário sobre o aparelho

Hoje, dia quatro de novembro, o Kinect completa um ano de vida. De lá para cá, algumas promessas foram cumpridas, outras não, alguns bons jogos foram lançados, outros nem tanto. A Arkade faz um balanço deste período na “vida” do periférico, para você ter uma ideia de como foi este primeiro – e literalmente movimentado – ano do Kinect.

Em um ano o Kinect:

  • Vendeu mais de 10 milhões de unidades entre novembro de 2010 e março de 2011.
  • Entrou para o Guinness como o “o produto eletrônico de consumo com as vendas mais rápidas da história”, depois de conseguir 8 milhões de vendas em apenas 60 dias.
  • Possui mais de 60 games compatíveis, sendo que pelo menos 20 são exclusivos do Xbox 360 (games com o selo “Requires Kinect Sensor“)
  • Entre jogos que podem ser jogados com o Kinect (a linha “Better with Kinect“, onde o periférico é opcional) temos mais de 20 títulos
  • Foi responsável por aumentar em 55% os lucros do setor de entretenimento e dispositivos da Microsoft. Foi um salto de US$ 2,4 bilhões para US$ 3,7 bilhões em apenas 2 meses.
  • Aumentou a venda de consoles Xbox 360 (com o bundle Xbox + Kinect) em mais de 45%.
  • Ganhou uma versão compatível com PCs, com SDK (Software Development Kit) oficial da Microsoft e tudo.
  • Sua tecnologia já foi utilizada para centenas de projetos científicos, tanto hobbies malucos quanto projetos sérios de desenvolvimento de softwares voltados para acessibilidade.
  • Em uma pesquisa realizada em nossa página oficial no Facebook,  59% dos votantes afirmaram que estão satisfeitos com seu Kinect e/ou pretendem comprar um Kinect um dia. Já 40% de nossos votantes afirmaram que não pretendem comprar um Kinect.

Baseado nestes números, podemos afirmar que, se tem uma coisa que o Kinect fez bem foi aumentar o lucro da Microsoft. Mas não foi só isso: se você acompanha o periférico desde o início, sabe que ele já passou por algumas atualizações que melhoraram signifiticativamente seu desempenho.

E a Microsoft honrou as promessas que fez? Sim e não: no início, o Kinect sequer “enxergava” os dedos do jogador, as mãos eram um bloco só. Agora, ele já consegue discernir movimentos e comandos dos dedos: o aplicativo Sparkler distingue movimentos com a mão fechada de movimentos com dedos levantados.

Já o Kinect Avatar serve para mostrar o avanço da tecnologia no campo do reconhecimento de movimentos faciais.

Porém, aquelas experiências mais avançadas, como o revolucionário Project Milo de Peter Molineux ou um game de skate permite que você use seu próprio skate no game, ainda não saíram do papel.

http://youtu.be/9akm70UG_cM

Mas o Kinect já virou uma boa aquisição para os gamers hardcore? Não. Porém, vale ressaltar que o Kinect é um adendo, e não entrou para substituir o controller. Sendo assim, o Kinect pode agradar os gamers casuais, enquanto os gamers hardcore continaum jogando Gears of War com seus controllers.

Vale lembrar que, para aumentar a integração do Kinect, em breve a Microsoft vai lançar uma atualização de sua dashboard, que será reformulada para integrar ainda mais os comandos de voz e por gestos ao menu principal do Xbox 360.

Independente dos rótulos casual e hardcore, é fato que alguns jogos para Kinect podem ser bem divertidos, especialmente para se jogar com os amigos. Ainda hoje, vamos publicar uma lista de bons jogos para você tirar o pó do seu Kinect! Não perca!

(Via: Wikipedia, IGN)

26 Respostas para “Kinect um ano depois: um balanço de aniversário sobre o aparelho”

  • 4 de novembro de 2011 às 15:17 -

    Renan

  • Faltou uma estatística: 90% das crianças que jogaram kinect com sues pais sofreram traumas violentos em alguma parte do corpo kkkkkkkkkkkkkkk

    • 4 de novembro de 2011 às 19:08 -

      Joao

    • Huahauah

    • 4 de novembro de 2011 às 23:03 -

      Bruno

    • kkkkkkkkk

    • 7 de novembro de 2011 às 12:47 -

      james

    • kkkkkkkkkkk

  • 4 de novembro de 2011 às 15:21 -

    Renan

  • O kinect foi uma revolução, mais na parte de forma e comunicação digital usando movimentos, o que quero ver mesmo é o que virá depois disso, o que será criado a partir do Kinect

    • 4 de novembro de 2011 às 21:15 -

      Edimartin Martins

    • O kinect não precisa ser usado obrigatóriamente para jogos. Como o “kinect hacks” nos mostra, o aparelho pode muito bem subistituir os sensores caros de “motion capture” e até algo parecido com o “motion scaning” usado no jogo L.A. Noire.

  • 4 de novembro de 2011 às 15:25 -

    Lucas Gimenez

  • eu tenhu um kinect,mesmo eu ñ usando sempre ele eu recomendo para quem puder comprar e tiver amigos,familia, ou simplesmente sozinho mesmo
    é mto divertido!!

  • 4 de novembro de 2011 às 15:34 -

    Cláudio Neto

  • Tenho um kinect e não me arrependo… ele foi o responsável por fazer com que minha namorada mudasse a forma de enxergar o Xbox hehehee… agora até consigo fazer ela jogar uns games mais hardcores comigo, desde que eu esteja disposto a fazer uns passinhos de dança com ela no Dance Central hauhauaha…

    =D

    • 4 de novembro de 2011 às 15:52 -

      Tauan Vivekananda

    • haha minha namorada adorava aquelas “máquinas de sapateado” de shopping (q tem gente que diz q é dança…)
      baixei a demo do Dance Central 2 e ela ficou viciada no jogo e já falou que vai comprar hahahah

      • 4 de novembro de 2011 às 17:15 -

        Cláudio Neto

      • Eh… kinect salvando relacionamentos em crise por causa do xbox hauhauhauaua

        ;D

      • 5 de novembro de 2011 às 13:22 -

        Adilson

      • Ae manolo, se um homem é obrigado a aturar uma TPM… ele também deve falar pra namorada dele “escuta aqui, eu aturo essa m* de TPM sua… agora tu me atura a jogar XBOX… direitos iguais…”
        Tive que intimar minha namorada, a manola vinha com lance de TPM que eu tinha que aturar, então como é direito igual, ela também me atura no XBOX que aliás, não faz mal para ninguém e só diverte.
        Quem é que se diverte com a TPM? Nem quem é dono….
        kkkkkkk

        Valeuzzzzzzz

      • 7 de novembro de 2011 às 09:22 -

        Cláudio Neto

      • O lance eh q minha guria eh um achado… ela faz parte dos menos de 1% das mulheres (de nascença hahauhuahuha) q não sofre alterações de humor por causa da tpm… no máximo uma colicazinha hehehee… então essa desculpa naum funfa prá mim =D

  • 4 de novembro de 2011 às 15:35 -

    Tauan Vivekananda

  • Tenho Kinect e não me arrependo nada da compra.
    É um ótimo acessório, principalmente pra se divertir com os amigos em casa. Até mesmo jogos de dança (cujos qual eu abominava, por serem na verdade um jogo de sapateado) ficaram ótimos no Kinect, e olha que eu não sou muito de dançar nem de ouvir música pop…

  • 4 de novembro de 2011 às 15:40 -

    zecarlos

  • o tal projeto natal(kinect) realmente veio pra revolucionar e inovar a forma como jogamos,substituir os controles…..talvez demore bastante pra isso acontecer,eu nao tenho consele algum nem kinect,porem ja joguei bastante nele e entre sony e nintendo, a experiencia de jogar apenas com o corpo e muito prazeroza e divertida…ou digamos diferente,talvez os nerds sedentarios certeza nao curtirao a ideia de se mexer pra jogar mas ,e inevitavel esse tipo de avanco tecnologico,imagino que daqui alguns anos ,ate mesmo a sony ou nintendo desenvolva algo melhor ou parecido

    mesmo eu ainda sendo a favor dos controles ou mouse e teclado

  • 4 de novembro de 2011 às 16:42 -

    KING OF KINGS

  • acho revolucionario o kinect mas ainda nao deu tudo de si mas isso é com o tempo

  • 4 de novembro de 2011 às 16:47 -

    leandro(leon belmont) alves

  • não gosto muito desses jogos de movimento, esse games só são bons com gente e amigos para jogar(que vamos combinar,não é todo dia que dá para reunir a galera) ir jogar um game desses sozinho é tédio na certa.

    • 4 de novembro de 2011 às 16:57 -

      Tauan Vivekananda

    • (jurei que vc ia falar “vamos combinar, não é todo mundo que tem amigos” hahaha)
      mas eu concordo com vc, eu só jogo no meu kinect com a minha noiva ou com meus amigos…

      • 5 de novembro de 2011 às 13:33 -

        Arauto Soturno

      • Verdade, eu jogo sozinho, enjoa rápido.Nada como o bom e velho joystick( manete para os cafonas e ignorantes do nosso país…rsrs brincadeira), o kinect é legal, mas ainda sim, casual.

  • 4 de novembro de 2011 às 19:11 -

    Joao

  • Tem seus defeitos, assim como toda forma de entretenimento tem, mas foi uma revoluçao q marcará epoca!

  • 4 de novembro de 2011 às 23:15 -

    Bruno

  • Eu sinto que falta coisa pro Kinect valer a pena. Pra mim parece aquele tipo de coisa que você usa por um tempo e depois deixa de lado. Também é tenso conseguir espaço pra poder jogar.
    Eu vou esperar um tempo, lançarem mais jogos fodas, dai quem sabe o preço não cai mais um pouco…

    • 5 de novembro de 2011 às 22:06 -

      zecarlos

    • caramba sobre preço….acho o valor justissimo a se pagar,principalmente o jogo com xbox360 e kinect,pela primeira vez o preço ficou acessivel a todos

      mas logico quanto mais barato melhor hehe

      • 6 de novembro de 2011 às 12:38 -

        Bruno

      • Sim, eu também concordo com o preço atual, mas mais barato é sempre bom :x

  • 5 de novembro de 2011 às 07:42 -

    Nicholas

  • Eu tenho o Kinect desde q estreiou mas acho q ja joguei mais o Fifa 12 do meu amigo do que os jogos do meu kinect…

  • 5 de novembro de 2011 às 22:08 -

    zecarlos

  • uma coisa e certa,o knect ainda e uma novidade se pensarmos bem,com certeza muitas mudancas virao,pois imagino ser o tipo de acessorio que futuramente sera uma peça padrao dos video games

  • 7 de novembro de 2011 às 16:08 -

    Sylvio

  • Belo post!! Curti!

  • 16 de novembro de 2011 às 17:20 -

    alessandro

  • o mais engraçado é ver o pessoal jogando! o brasileiro esta melhor pra comprar agora, vi por 1099 junto com o xbox ou uns 400 e alguma coisa soh ele… ta ai a dica ne povao! http://www.proximogames.com.br/console/xbox

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