Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

5 de julho de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Antes que você diga “ué, porque tem uma matéria sobre um brinquedo de criança no blog da Arkade?”, não esqueça que as pecinhas de Lego são muito mais que um brinquedo de criança, e já se enraizaram em diversos nichos da culturas pop, inclusive nos nossos queridos games!

Antes de falar sobre os games, vamos voltar no tempo e descobrir como foram criados estes bloquinhos que fazem a alegria de crianças (e também de muitos marmanjos!). As primeiras peças de Lego foram criadas no longínquo ano de 1932, por um carpinteiro dinamarquês chamado Ole Kirk Christiansen.

Por conta da grande crise de 1929, a demanda pelos produtos e serviços de carpintaria do Sr. Christiansen andava bem fraca naquela época. Como ninguém mais encomendava móveis e coisas do tipo, ele decidiu aproveitar seu tempo livre para inventar brinquedos, atividade esta que começou como um simples hobbie.

Em 1932, o Sr. Christiansen estava trabalhando em um novo tipo de jogo que misturasse a inventividade dos quebra-cabeças com a mobilidade dos brinquedos tradicionais.Esta ideia o levou a criar pequenos bloquinhos de madeira que podiam ser encaixados uns nos outros. Estavam criados os “avôs” do Lego tal qual conhecemos hoje.

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Somente dois anos após inventar os bloquinhos foi que o carpinteiro decidiu dar um nome para a sua criação. Em 1934, ele batizou sua pequena companhia de Lego, uma aglutinação da frase “leg godt”, que no idioma dinamarquês significa algo como “brinque direito”. Coincidentemente (ou não), a palavra Lego também pode ser traduzida do latim para algo semelhante a “eu monto”.

Em meados da década de 40, as lojas de brinquedos foram invadidas pelos Kiddicraft Self-Locking Building Brick, tijolinhos de montar fabricados e patenteados no Reino Unido. O brinquedo era bastante semelhante ao Lego dinamarquês, mas com um grande diferencial: eram feitos de plástico, material que é muito mais maleável e otimiza a produção em grande escala.

Empolgado (ou enciumado) com o sucesso dos tijolinhos ingleses, o (ex-)carpinteiro tratou de estudar minunciosamente o brinquedo concorrente. Em 1949, ele largou a madeira, investiu em maquinário importado e criou os Automatic Binding Bricks, praticamente os pais das pecinhas de Lego que temos hoje.

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Já no início da década de 50 as peças de Lego passaram pela sua última reformulacão significativa, o que tornou-as praticamente universais com todas as variações de Lego posteriormente fabricadas. Acredite, se você pegar uma peça de Lego lançada em 1953 e outra que acabou de sair da loja, elas vão se encaixar perfeitamente!

Bom, para resumir a enorme evolução da empresa, atualmente o grupo Lego já possui fábricas ou lojas em mais de 140 países – inclusive no Brasil – e gera mais de 10 mil empregos ao redor do globo. A variedade de produtos só cresceu, e hoje temos pacotes específicos para montar cidades, castelos, naves espaciais, dinossauros, navios pirata e mais uma infinidade de coisas.

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Temos ainda os kits de Lego exclusivos para a robótica, que apresentam motores, sensores e peças mais avançadas, que instigam a criação de robôs que possam executar determinadas atividades. Estes pacotes são muito utilizados em escolas, que participam inclusive de torneios e competições. Os bloquinhos também são amplamente utilizados em aulas de matemática, economia e raciocínio lógico.

Com uma marca mais do que consolidada na área dos brinquedos, de uns anos para cá a empresa resolveu se aventurar em novos terrenos: entre roupas, filmes e parques temáticos, o destaque vai para os games e produtos licenciados de grandes franquias do cinema e da literatura.

Com esta diversificação quem saiu ganhando fomos nós, os gamers, pois os jogos da série Lego conseguiram mesclar de maneira muito divertida o melhor de dois mundos: de um lado, temos o visual sempre simpático e colorido dos bloquinhos. De outro, os personagens carismáticos e histórias fantásticas saídas diretamente das páginas dos livros e roteiros de cinema.

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Star Wars, Batman, Harry Potter, Indiana Jones e o game Rock Band já foram transformados em bloquinhos nos games de Lego. Recentemente os Piratas do Caribe também embarcaram nesta onda. O game Prince of Persia seguiu o caminho contrário, e virou um kit de pecinhas para ser usado da maneira tradicional.

Apesar de manter um tom mais humorístico, as versões Lego de grandes obras – que são adaptadas aos games pela Traveller’s Tales – são muito respeitosas, e recriam com perfeição os momentos mais emblemáticos do material original, com total atenção ao desenvolvimento de personagens, cenários e figurinos.

Entre os títulos mais memoráveis da série Lego nos videogames, podem ser destacados os games que abordam a trilogia clássica da série Star Wars, que foi um sucesso de público e crítica, e os recentes games do Harry Potter, que acompanham diversos anos da educação do bruxinho em Hogwarts.

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos

Além disso, não é de hoje que artistas se utilizam das pecinhas Lego para construir verdadeiras obras de arte, como esta que você pode conferir na imagem acima, feita pelo artista Nathan Sawaya, especialista em esculturas feitas de Lego. Há muito mais coisa bacana em seu site oficial.

Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos E falando em arte, vale ressaltar que o Brasil detém o recorde de maior torre de Lego do mundo, com 31,19 metros de altura! A torre foi construída por milhares de voluntários no início de 2011, em um shopping de São Paulo. Para quebrar o recorde, foram utilizadas mais de 500 mil peças de Lego!

Para finalizar, confira algumas curiosidades muito interessantes sobre o mundo de Lego:

– De acordo com um estudo da Universidade de Copenhagen, com apenas 6 peças diferentes de Lego você pode criar mais de 915 mil combinações diferentes!

– A margem de erro máxima permitida na fabricação de uma peça de Lego é de dois milésimos de milímetro. Isso é menos do que a espessura de um fio de cabelo!

– A banda de rock The White Stripes tem um clipe todo feito de Lego, produzido com a técnica de animação stop motion. Confira abaixo:

– Em uma parceria com a NASA, este ano a Lego vai enviar kits de bloquinhos para a Estação Espacial Internacional, com o intuito de entreter os astronautas e estudar os efeitos da microgravidade nas construções.

– Proporcionalmente, existem 62 bloquinhos de Lego para cada ser humano da Terra.

– Os tijolinhos de Lego comercializados em um ano seriam suficientes para dar 5 voltas ao redor da Terra.

– Na Inglaterra, um sujeito chamado James May construiu uma casa toda feita de Lego! O trabalho demorou mais de um ano para ser concluído, e aproximadamente 800 milhões de pecinhas foram utilizadas! Assista abaixo um vídeo que mostra a construção da casa de Lego.

– Atualmente existem quatro parques temáticos de Lego – chamados Legolands – no mundo: um na Dinamarca, um na Inglaterra, outro na Alemanha e o último nos Estados Unidos.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 23 da revista Arkade.

18 Respostas para “Lego: saiba tudo sobre o brinquedo que fascina crianças e adultos”

  • 5 de julho de 2011 às 09:41 -

    HaroldO

  • Não relacionado, mas quem aqui também tremeu por um instante quando viu o cara Lego amarelo?

    • 5 de julho de 2011 às 09:47 -

      William

    • Sim… por meio segundo eu olhei e falei mas que p### é essa?

    • 5 de julho de 2011 às 09:47 -

      Renan

    • Pyramid Head… tenso!!!!

    • 5 de julho de 2011 às 11:02 -

      Raphael

    • huahauhahauh #medo

  • 5 de julho de 2011 às 09:48 -

    Renan

  • Lego é simplesmente o melhor brinquedo do mundo!!!!

  • 5 de julho de 2011 às 10:18 -

    Mano Beto

  • Sensacional a matéria. Vale lembrar também que, quando o LEGO foi lançado no Brasil, tivemos ótimos comerciais com Luis Fernando Guimarães pra lá de engraçados. Criação de Nizan Guanaes.

    Aqui segue um deles sobre o Lego Pirata:
    http://youtu.be/0LMJCqUQ43k

    • 5 de julho de 2011 às 10:25 -

      Renan

    • Meu primeiro Lego foi o Lego Pirata, meus pais me deram um que era uma pequena ilha com um pirata, uma pequena torre e um canhão, e 2 marinheiros numa canoa com os 2 remos. Depois deram pra mim e pra minha irmã um balde de Lego!!!! Muito foda!!!!

      • 5 de julho de 2011 às 11:26 -

        joão

      • Eu nunca tive esses legos temáticos.. Só tinha as pecinhas avulsas e olhe lá.. =/ hehe

      • 5 de julho de 2011 às 13:20 -

        Renan

      • Eu tinha um do Star Wars!!!! Tenho ainda só estão todos guardados kkkkkkkk Era o Luke com sabre de luz verde, e 2 troopers do “O Retorno de Jedi” que tinham 2 “motos” voadoras, muito foda as “Motinhas” em Lego!!! Fora que tbm tenho da Techno (acho que era esse o nome), tenho o Robo Amazon, e 2 motos, a preta e a roxa.

      • 5 de julho de 2011 às 22:09 -

        Bruno

      • Meu primeiro Lego foi um Dragster de arrancada, que se você dava um soco em cima ele saia andando (tinha que ser em cima da “fricção”)! Só que ele era feito de peças do tipo Technic.
        Ai depois comprei um monte desses de bloquinhos, e fui comprando e comprando até que enchi 3 baldes grandes.
        Tenho eles até hoje guardados com muito orgulho ^^

  • 5 de julho de 2011 às 11:28 -

    joão

  • Ah, só retomando uma materia ali em cima nos “posts relacionados”, vcs viram as fotos dos pokemons-legos??? Putz, ficaram show de bola demais!!! Impressionante mesmo

  • 5 de julho de 2011 às 15:32 -

    KING OF KINGS

  • disse bem crianças e adultos

  • 5 de julho de 2011 às 16:09 -

    mixirica

  • Ole Kirk Christiansen na verdade é o Dr Roberto da desciclpédia rs

  • 9 de julho de 2011 às 02:17 -

    Sybylla

  • Eu até hoje tenho os baldes de Lego da infância e não pretendo me desfazer deles! Adoro!

  • 31 de julho de 2011 às 14:43 -

    andré vitor

  • lego e o maior brinquedo do mundo

  • 5 de março de 2012 às 10:57 -

    bruno

  • Ei pessoal voces acham lego o melhor brinquedo do mundo estao completamente erraaaados. …..(Do universo)des q entendo q so jente lego n e simplismete um brinquedo mas ele e o brinquedo sa mestre
    Sabe legi p mim e a imaginacao.se vc gosta de lego me add no msn:bruno.lindo14@hotmail.com.br e face e charles.bruno.lindo14@hotmail.com valeu adimiradores brinquedo rei

  • 27 de fevereiro de 2013 às 18:25 -

    aline

  • queri saber oq è lego ?
    ]

  • 10 de setembro de 2014 às 21:23 -

    yasmim

  •  eu tenho  duas caixa de 2k de legos   e brinco direto com  meu irmão 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *