Livro resgata histórias das locadoras de games e fliperamas dos anos 90 e 2000.

8 de julho de 2019
Autor: Junior Candido
Livro resgata histórias das locadoras de games e fliperamas dos anos 90 e 2000.

As crianças das décadas de 90 e 2000 contavam com um programa bem peculiar. Passar na locadora do seu bairro, seja para alugar seus games preferidos, ou para jogar “uma hora” lá mesmo, em um ambiente que, com certeza, rendeu boas histórias, por todo o país.

É este o tema do livro Memorial Locadoras & Fliperamas, escrito pelo professor Abrahão Lopes. Assim, o escritor volta no tempo e traz com seu livro um resgate histórico de locadoras de games e casas de fliperamas de algumas das principais cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró e Ceará-Mirim.

As histórias de locadoras encontradas no livro são contadas em forma de crônicas. Que narram as experiências vividas pelo próprio autor. São descobertas de games, amizades, decepções, e opiniões sinceras de quem viveu todos estes momentos. Em um lugar que, eventualmente, se tornou um dos pontos de encontro preferidos entre crianças e adolescentes.

Assim, além das histórias pessoais do autor, o livro também traz diversos relatos, envolvendo antigos proprietários de locadoras, funcionários e clientes. A promessa do autor é a de compartilhar muitos momentos marcantes, histórias engraçadas, e curiosidades daqueles anos.

Sobre o autor, campanha e lançamento

Abrahão Lopes é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É entusiasta de videogames desde os anos 80. E conta com diversos projetos envolvendo os games, como o Museu do Videogame de Mossoró. Que encerrou suas atividades em 2014.

O livro tem 160 páginas, e será lançado no dia 25 de agosto de 2019. Durante o II Festival Cultural Geek, que acontece em Mossoró. O livro estará disponível em formato digital para Kindle, epub e pdf. E uma campanha no Catarse busca viabilizar o lançamento impresso do material. Para conhecer a campanha, e fazer a sua colaboração, a partir de R$ 10, além de ler um trecho do livro, basta visitar a página oficial do projeto.

5 Respostas para “Livro resgata histórias das locadoras de games e fliperamas dos anos 90 e 2000.”

  • 8 de julho de 2019 às 16:25 -

    Luís F.

  • O pessoal do site Jogo Véio escreveu uns livros semelhantes e disponibilizados gratuitamente. Recomendo! https://jogoveio.com.br/?s=livro+locadora

    • 8 de julho de 2019 às 19:57 -

      R. Mazzali

    • Muito obrigado Luiz, fui dessa época e não conhecia esse site.

      • 9 de julho de 2019 às 22:13 -

        Luís F.

      • Boa diversão lendo e revivendo nosso passado gamer, na aurora de uma mídia que era muito criticada pela maioria dos pais..

    • 11 de julho de 2019 às 11:13 -

      Junior Candido

    • Tem razão! O trabalho do pessoal do Jogo Véio é demais!

  • 8 de julho de 2019 às 21:39 -

    Helinux

  • Bons tempos foram os anos 90 na minha opinião!!!! Naquela época cresci jogando em locadoras e fliperamas, tenho grandes e boas lembranças…A primeira vez quando joguei no Super Famicom, Mega CD e vídeo games da época. Gostava mais de estar em locadoras a estar em casa jogando essa é a verdade, bons tempos de antigamente!!!! valeu galera gamer

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *