Magic: The Gathering – prepare-se para a Guerra da Centelha com um resumo da história da saga

27 de abril de 2019
Autor: Thiago Albino

Magic: The Gathering - prepare-se para a Guerra da Centelha com um resumo da história da saga

O jogo Magic: The Gathering ganha já na próxima sexta-feira (3) uma nova expansão revolucionária tanto no digital, pelo jogo MTG Arena, quanto em sua tradicional versão física, a “Guerra da Centelha”. Conheça melhor as novidades com a gente!

Caso ainda não saiba, essa nova expansão é um ponto extremamente importante para o jogo. Mudanças significativas serão adicionadas em sua jogabilidade e na história do multiverso, afinal, o vilão Nicol Bolas invadiu o reino de Ravnica para devastar muitos planeswalkers e conseguir um poder jamais presenciado antes.

Faz tempo que não joga ou nem sabia da existência de uma história extensa do mundo de Magic: The Gathering? Calma, iremos lhe situar com um breve resumo dos acontecimentos recentes da história do jogo.

Planeswalkers

Magic: The Gathering - prepare-se para a Guerra da Centelha com um resumo da história da saga

Jace Beleren pela arte de Alexi Briclot.

Nos primórdios do jogo, planeswalkers eram citados como os próprios jogadores; magos tão poderosos cujos poderes sequer podiam ser mensurados, que transitavam livremente entre os planos. Mas para focar mais em uma narrativa para o multiverso e facilitar o entendimento para os jogadores, esses magos poderosos foram transformados em cartas e ganharam um novo conceito.

Um entre um milhão de seres no multiverso, tem a sorte de nascer com uma centelha, uma energia que traz a possibilidade de ascender como um planeswalker. Um número menor ainda de seres consegue acender sua centelha.

Planeswalkers são seres que, graças a sua centelha, conseguem viajar pelos planos que existem no multiverso. O poder de um planeswalker é gigantesco se comparado com outros seres existentes nos planos, salvo raras exceções.

O vilão Nicol Bolas e sua ambição

Magic: The Gathering - prepare-se para a Guerra da Centelha com um resumo da história da saga

Nicol Bolas na arte de Raymond Swanland.

Nicol Bolas é um dos seres mais antigos e fortes do multiverso. É um dos poucos sobreviventes da guerra dos Dragões Ancestrais e como consequência disso, acendeu sua centelha e se tornou um planeswalker.

Entre altos e baixos, após a Emenda — evento em que a planeswalker guerreira Jeska selou a última fenda temporal no multiverso gerando um novo equilíbrio entre os planos e, por consequência limitando os poderes dos planeswalkers (que antes, eram seres imortais com poderes quase infinitos que eram limitados apenas por sua capacidade e conhecimento) — Nicol Bolas  não foi poupado e acabou perdendo parte de seus poderes.

Porém o Dragão já sabia que perderia parte de seus poderes e, por isso, arquitetou um plano para recuperá-los. Começou dominando um exército no reino de Amonkhet, onde viviam vários deuses e seres poderosos. Lá, ele realizou um plano para depor os antigos deuses e realizar uma lavagem cerebral em seus habitantes, que passaram a acreditar nele como o Faraó-Deus e criador do plano.

Ao longo dos anos Nicol Bolas foi aumentando seu exército e seus poderes, além de buscar aliados e escravo cada vez mais poderosos. Quando já estava poderoso e confiante o bastante, Nicol Bolas foi para Ravnica, um dos planos mais populosos do multiverso, com um objetivo específico.

Seu lacaio, o também planeswalker Tezzeret, foi responsável por liderar o Consórcio do Infinito, um grupo criado por Bolas para adquirir itens mágicos raros pelo multiverso. Não fosse o suficiente, ele também construiu no plano de Ravnica o Farol Interplanar, mecanismo responsável por “convocar” planeswalker para aquele plano.

Então o plano final de Nicol Bolas entra em andamento: o de prender todos os planeswalkers recém-chegados naquele plano e roubar as centelhas de todos que ficarem contra ele para recuperar seu poder divino. É nesse ponto que a Guerra da Centelha, a nova expansão da série, começa.

Magic: The Gathering - prepare-se para a Guerra da Centelha com um resumo da história da saga

Centelhas sendo adquiridas pelo vilão Nicol Bolas na incrível arte de Richard Wright.

Considerações finais

A Guerra da Centelha é a expansão com maior número de planeswalkers já vista antes no Magic: The Gathering, contando com 36 cartas desses personagens poderosos e — pela primeira vez — vindos de diversas raridades.

Também teremos novas mecânicas como Proliferar e Arregimentar, efeitos que aparentam ser de um dos partidos da guerra. Proliferar para os defensores e Arregimentar para os opressores.

Ainda esse ano, teremos o lançamento de um livro sobre os eventos da Guerra da Centelha, mas não sabemos ainda se seus acontecimentos serão anteriores, posteriores ou a narrativa da própria expansão.  

A nova edição já está disponível digitalmente pelo jogo online, Magic: The Gathering Arena e seu lançamento em formato físico está previsto para o dia 3 de maio de 2019.

Fãs de Magic, estão empolgados com a Guerra da Centelha? Deixem sua opinião nos comentários!

Uma resposta para “Magic: The Gathering – prepare-se para a Guerra da Centelha com um resumo da história da saga”

  • 29 de abril de 2019 às 09:20 -

    Alex

  • Valeu Arkade comecei a jogar este incrivel jogo na semana passada e estou um pouco perdido sobre a história, mas este artigo foi bem esclarecedor continuem trazendo mais noticias por favor.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *