Mais polêmica: Call of Duty Ghosts reaproveita trecho da campanha de Modern Warfare 2

7 de novembro de 2013

Mais polêmica: Call of Duty Ghosts reaproveita trecho da campanha de Modern Warfare 2

O recém-lançado Call of Duty: Ghosts continua se envolvendo em polêmicas. Depois da exagerada (e desnecessária) exigência de memória RAM que te mostramos ontem, eis que agora foi descoberto que o início do novo jogo “reaproveita” na cara dura um trecho de Modern Warfare 2!

O vídeo que você confere na sequência foi postado pelo usuário satantribal, que, com olhar clínico, percebeu uma semelhança muito grande entre os momentos finais de Modern Warfare 2 (título lançado há mais de 4 anos) e um trecho já do início da campanha de Ghosts.

É um trecho curto, mas fica claro que a Infinity Ward reaproveitou um bom trecho de animação do jogo antigo, acrescentando novos modelos de personagens, sombras e texturas para dar uma diferenciada.

Confira abaixo. Só para ficar claro: o Ghosts é o da direita, ok?

Sites como o Game Informer foram atrás de outros vídeos e confirmaram a manobra: na prática, a Infinity Ward deu um “crtl c + crtl v” em mais de 15 segundos de animação de um jogo antigo e reaproveitou-o em seu novo jogo.

Isso pode parecer pouco isoladamente, mas devemos lembrar que estamos falando de uma série que é bastante criticada por muitos jogadores por sua falta de inovação. Com jogos saindo todo ano, a diferença de um CoD para outro não é muito grande, e vídeos como esse deixam a impressão que a produtora não está muito preocupada com isso.

Verdade seja dita, ela nem tem muitos motivos para se preocupar: apesar das reclamações de alguns, Call of Duty ainda é idolatrado por muitos, e o novo episódio faturou mais de 1 bilhão de dólares já no dia de seu lançamento.

Só para constar, casos semelhantes já ocorreram em outras mídias: o diretor Michael Bay, por exemplo, reaproveitou na cara dura uma cena de Pearl Harbor no primeiro filme dos Transformers, olha só:

Bom, mas voltando ao mundo dos games: embora o flagra tenha ficado evidente (até demais) com Call of Duty, diversas outras “franquias anuais” aguentam as mesmas queixas no que diz respeito à falta de inovação: jogos esportivos como FIFA, PES, NBA e até mesmo Assassin’s Creed já foram taxados de serem “mais do mesmo” (especialmente em termos de visual e gameplay).

Como gamer, o que você achou deste  “crtl c + crtl v”? Acha que este tipo de estratégia é válida para facilitar a vida dos programadores, ou espera que um jogo novo tenha tudo novo? Deixe sua opinião nos comentários!

P.S. Até o fechamento deste post, nem a Infinity Ward nem a Activision se pronunciaram sobre o caso.

(Via: Game Informer)

30 Respostas para “Mais polêmica: Call of Duty Ghosts reaproveita trecho da campanha de Modern Warfare 2”

  • 7 de novembro de 2013 às 09:13 -

    Joaon

  • Reaproveitar algo que já foi usado é até compreensível em alguns casos, mas não quando a gente fala de CoD. Quero dizer, a franquia fatura bilhões em todo lançamento, não dá pra dizer, nem de longe, que faltam recursos para desenvolver.

    • 7 de novembro de 2013 às 10:56 -

      Daniel Zimmermann

    • Isso é o pior. Eles têm recursos (grana) de sobra para criar games fantásticos mas preferem lançar esse “mais do mesmo” todos os anos…

      • 7 de novembro de 2013 às 13:51 -

        Agrmonteiro

      • isso se chama mercado, se eu gasto pouco e o mercado consome muito, não preciso gastar mais para lucrar o mesmo, a razão entre investimento e retorno já deve estar perto do limite da elasticidade do produto.

        em outras palavras se eles forem gastar mais vão perder dinheiro, pois o lucro não vai subir na mesma proporção.

        se eu aumentar 10% no investimento vou ganhar 10% no lucro – elasticidade máxima

        se eu aumentar 15% no investimento vou ganhar 9% no lucro
        ou
        se eu aumentar 5% no investimento vou ganhar 8% no lucro
        ambos fora o pica da elasticidade.

      • 7 de novembro de 2013 às 15:41 -

        Daniel Zimmermann

      • É, eu entendo… eles estão indo atrás da máxima do capitalismo: o lucro, coisa que eles teriam que sacrificar parcialmente para investir no desenvolvimento. Mesmo assim, eu aposto que ninguém na Activision ou IW passaria fome se eles reduzissem um pouco o lucro exorbitante para recuperar a qualidade da série, e a troca consumidor-empresa seria mais “justa”. Isso é utópico de certa forma, mas seria algo bacana de se ver.

      • 7 de novembro de 2013 às 16:30 -

        Kubrick Stare Nun

      • A Rockstar, a Ubisoft e um monte de outras grandes empresas também estão comprometidas com o lucro e nem por isso fica fazendo esse tipo de babaquice óbvia com as cinemáticas dos jogos delas. A Activison fez isso daí é porque já tá até na ideia dela própria que fans de COD são otários que não ligam de serem desrespeitados e de pagarem pra jogar o mesmo jogo com campanha single player ruim todo ano.

  • 7 de novembro de 2013 às 09:16 -

    Renan do Prado

  • Bom, não sou necessariamente contra isso SE tiver explicação no enredo, como por exemplo na série Metal Gear Solid, onde a revolta de Shadow Moses é bastante revisitada, mas com um motivo pra isso.

    Nesse caso do Ghosts achei bem feio hein!!!! No Transformers, dá até pra imaginar isso como sendo Easter Egg, mas no Ghosts não dá pra ter essa imagem.

    Além de tudo, se levarmos em conta que apesar a Activision dizer que Ghosts foi feito numa engine nova, mas na realidade ela só reciclou a mesma velha engine de anos e anos, a situação fica ainda pior pra série…

  • 7 de novembro de 2013 às 09:19 -

    Arthur

  • Essas matérias tipo “polemica: call of duty” vão acabar virando uma série aqui no Arkade, tenho certeza. Mas só pra sair do assunto, vocês viram quem são os antagonistas do novo jogo? A “Federação”, que é a união de Venezuela, Brasil e Chile(!?), sobe o comando de um general latino e anti americano genérico que tem a base dele em Caracas. (sim, entre esses três o Brasil tem o exercito maior e em melhores condições mas quem manda é o país que vive em crise financeira 24 horas por dia, da onde eles tiram essas idéias?)

    • 7 de novembro de 2013 às 16:36 -

      Kubrick Stare Nun

    • Pra mim esse um dos maiores (se não o maior) problemas de toda a indústria dos vídeo games: O público alvo de tudo que é feito são os americanos.

      Quando tem exceção geralmente são aqueles jogos pra japonês punheteiro, que são piores ainda.

  • 7 de novembro de 2013 às 09:31 -

    leandro leon belmont alves

  • por mim tanto faz. o game não se passa num tempo alternativo? porque não usar uma cena parecida? acho que é para fazer referência, pode ser.

    e não sou Codeiro, embora o seu enredo é um bilhão de vezes melhor do que os de BF. mas como ainda não sei o enredo do BF4, melhor deixar quieto

  • 7 de novembro de 2013 às 11:12 -

    Murilo Souza

  • posso estar escrevendo bobagem, mas se não me engano uma vez li que o Ghosts seria um spin off do MW

    • 7 de novembro de 2013 às 12:14 -

      leandro leon belmont alves

    • e está certo Murilo, aproveitaram o persoangem Ghost de MW2 (que acho até mais foda que o Capt. Price) e fizeram um game em cima.mas acho que nem ele irá aparecer

  • 7 de novembro de 2013 às 11:39 -

    Nymer

  • Reflexo do frenesi em lançar um título novo todo ano. Na boa, nem dá para curtir direito o jogo que já vem outro, o multiplayer então nem se fala. Só quem joga todos os dias, umas 10 horas por dia chega no nível máximo de progressão. Ainda sou mais lançarem um conjunto de mapas novos com armas no decorrer do tempo do que um jogo novo todo ano. As expectativas em pacote de mapas e jogo novo é bem diferente, por isso tamanha decepção.

    A série Assassins Creed vai pelo mesmo caminho. Nunca compro o jogo no lançamento, pois sei que não vou aproveitar o suficiente até sair um novo e a maioria migrar do multiplayer. Para jogar single, espero uma promoção do Steam. Mas mesmo assim parei de comprar no AC Revelations. Uma trilogia ainda é aceitável (história do Ezio), mantém a jogabilidade, o contexto e não precisa de tanta inovação, mas aí veio o AC III e mesmo não tendo jogado, no geral parece ser mais do mesmo. Agora Blackflag que pega o que teve no AC III e melhora… Pô, é muito pouco para um título novo.

    Esse reaproveitamento é tão perceptível que o preço desses games despenca 6 meses depois do lançamento. Ou seja, se tivessem sido gastos HH reais em novo desenvolvimento, o preço não ia cair tão cedo – mesmo que tenha a regulação do mercado, demanda e etc, o custo em desenvolvimento e produção entra na curva de preço e depreciação do produto em relação ao tempo.

    Lancem um título a cada dois anos pelo menos. Deixa a galera com o gostinho de quero mais hahahaha!!!

    O Battlefield tem uma fórmula um pouco variada para caça níquel, mas mesmo assim tinha um espaço de tempo maior em lançamentos e vem reduzindo a sua janela. Lembro que o Battlefield 2 ficou anos, sobrevivendo de pacotes oficiais de expansão e zilhões de mods, alguns muito bons que ficaram famosos como o Project Reality. O jogo foi lançado em 2005 e em 2009 ainda tinha gente jogando. Durante esse tempo saíram outros BFs, mas pelo menos com temáticas diferentes (ou tentando ser), como o 2142, Bad Company, etc… Mesmo com esses lançamentos o BF2 não esvaziou tão rapidamente. Depois disso ainda foi reaproveitado no BF Free 2 play, que é play 2 win, mas não precisa de upgrade na máquina para jogar.

    O BF 3 durou 2 anos em relação ao BF4 (isso mais os 5 pacotes de mapas+armas lançados a cada 3 meses), e mesmo assim fiquei puto, achei que foi pouco tempo. Mas dada a concorrência, todas as produtoras estão baixando os seus tempos de lançamento.

    O ARMA III (2013) também levou um tempinho para sair em relação ao ARMA II (2010) e foi bom, pois além de um avanço significativo da engine, deu tempo do ARMA II ser explorado (Day Z está pra provar).

    Sei que as produtoras e desenvolvedores precisam ganhar $$$ (eu também hahahaha), mas pelo menos tentem fazer de um modo menos caça níquel, pois o nível está ficando ruim: nada de novidade, reaproveitamento pesado e algumas vezes mal feito.

    Há um tempo mínimo ideal para lançamento de novos jogos de uma série? Não sei, mas como está… não está legal.

    • 7 de novembro de 2013 às 12:33 -

      Matheus Vieira

    • Seu raciocínio é interessante.

      Até hoje me divirto com jogos mais antigos como Half Life 2 e suas expansões, ou Medal of Honor. A qualidade gráfica destes games é piada perto dos lançamentos novos, mas as histórias são envolventes.

      Entretanto estamos na era do economicamente viável. Essas duas palavras detonam tudo. Ótimas ideias jamais sairão do papel porque não irão gerar a mesma renda que o lançamento de um título esperado pelo público. Mesmo com toda a polêmica, lançar um novo CoD em 1 ano é uma tarefa monumental – veja que filmes que duram poucas horas levam anos para serem lançados, mesmo tendo dinheiro a disposição! Como desviar pessoal para produzir ideias criativas mas incertas quanto ao retorno?

      Certamente estas empresas até possuem estrutura para tal, mas vale lembrar que quem está na administração executiva são provavelmente economistas e administradores, não gamers!

      Ainda sim, os próprios usuários estão estão cada vez mais sedentos por lançamento atrás de lançamento de sequências famosas, pelo menos a maioria – 1 Bi em vendas em 1 dia!!

      • 7 de novembro de 2013 às 13:14 -

        Arthur

      • Seu filho da…..! Eu faço administração e sou um gamer!! Poxa. Eu também não concordo com eles lançarem um jogo por ano e ainda com essa qualidade, mas nem por isso saio por aí dizendo que é errado eles pensarem no viés econômico da coisa. Empresas precisam de lucro pra sobreviver e por isso apostam nessa formula de algo não tão inovador para renda certa. Eles tem sim muita grana pra investir em uma idéia nova, mas eles preferiram ficar com esse modelo de um jogo por ano, e é liberdade da empresa escolher o modelo que vai seguir. Eu não gosto mais dos jogo do CoD, eu tive meu tempo com a serie mas isso nos anos de ouro dela, agora passou o tempo de cod’s com campanhas envolventes e bem feitas, o que eu fiz? Abandonei o jogo e deu, mas pode crer e tem uma penca de marmanjos que ainda adora o jogo e compra todos os anos, é a opinião deles então deixa quieto se eles gostam do jogo assim, eles querem um jogo por ano e quase só baseado no multyplayer então a empresa faz. Tem tantos outros jogos de guerra pra se jogar, e muitos com historias boas até, então se vc como eu não mais de CoD, como eu, procure outro jogo. É bem engraçado que todo mundo levanta pra proteger o jogo do rambo, “a vcs que só pensam em gráfico. O que importa é que o jogo é divertido”, mas na mesma situação com o CoD todo mundo joga pedra.

      • 7 de novembro de 2013 às 19:08 -

        Nymer

      • Você mandou esse seu Filho da P! Pra quem hein cara? Larga de ser estúpido e seja mais educado e leia novamente o comentário escrito! Principalmente a parte final…

      • 7 de novembro de 2013 às 19:36 -

        Nymer

      • Depois de reler os comentários e seguir as linhas das caixas, entendi o tom da resposta. Fica difícil acompanhar depois que rola a página.
        Mas esse tipo de abordagem sempre gera confusão, a gente lê primeiro o FDP pra depois contextualizar. E como aqui não é possível editar e nem apagar o post, complica mais.

    • 11 de novembro de 2013 às 01:55 -

      zecarlos

    • e gente ….nao preciso dizer muito……essa sindrome do blockbuster ja enche o saco a mais d e10 anos….pelo menos pra mim……nao da pra culpar a empresa,ela apena enchergou uma brexa pra lucrar sem se esforcar muito ,falando de uma forma bem superficial

      a culpa mesmo e dos consumidores que nao exigem muito do produto,aliado a isso o desejo consumista implantado na mente dos mais fracos e teremos uma bomba,eu digo que vivemos numa era imediatista,onde se tenta lucrar da forma mais rapida possivel gastando o menos possivel……esse e o mundo do entreterimento atual,isso nao esta acontecendo apenas com os jogos mas outros seguimentos tmbm….porem a informacao que tive nos ultimos meses ,mostra que os dias dos blockbusters estao passando…..o que pra mim finalmente e um alivio,mesmo depois de 10 anos hehehe o que siguinifica que parte do publico comecou a sair da matrix se que me entendem ehehhe

  • 7 de novembro de 2013 às 16:45 -

    Kubrick Stare Nun

  • Os próprios produtores dessa série já disseram que quem compra isso daí pra jogar single player é besta (não usaram essas palavras, mas deixaram isso subentendido). Todo ano é a mesma bosta: Uma campanha curta e sem graça com um enredo imperialista e burro que obviamente foi escrito por alguém sem qualquer experiência séria em criação de narrativas. Os caras gastam milhões na produção e marketing do jogo, mas não podem tirar um troco do bolso pra contratar um escritor profissional pra construir a estória do jogo… vai entender.

    • 7 de novembro de 2013 às 20:59 -

      Babiro

    • É exatamente por isso que não gosto de CoD, primeiro que tenho dor de cabeça jogando esse tipo de jogo, mas se valesse a pena faria um esforço, mas não acho que vale a pena gastar no mínimo R$100 reais pra quem espera um pouco, pra pegar um game quase igual ao anterior com uma história ridícula, de uma empresa ridícula que não pena nem no seu produto, não pensa em agregar mais fãs inovando no seu game e gastando um pouco mais pra atingir uma qualidade melhor, eles só pensam na grana, grana e grana!!

      • 7 de novembro de 2013 às 21:02 -

        Babiro

      • não pensa*

      • 7 de novembro de 2013 às 22:32 -

        Renan do Prado

      • (piadinha infame nível prassódia) A Activion precisa aprender a Agregar valorr coom o Rei do Camarote!!!

      • 7 de novembro de 2013 às 22:34 -

        Arthur

      • Cada vez mais fico feliz de não ter visto o vídeo do rei do camarote.

      • 7 de novembro de 2013 às 22:39 -

        Danielwarfare

      • Não veja. Simples assim. Desse jeito você economiza um pouco da sua fé na humanidade.

      • 8 de novembro de 2013 às 00:00 -

        Kubrick Stare Nun

      • O “Rei do Camarote” é o Marcelo do Max Payne 3 no mundo real. hahah

        Aliás, os jogos da Rockstar são cheios de personagens que satirizam o estereótipo dele: Brucie, Mori, Yusuf, etc…

      • 8 de novembro de 2013 às 00:07 -

        Kubrick Stare Nun

      • Eu até recomendo assistir ele porque é praticamente uma aula sobre futilidade e babaquice. Inclusive, eu pessoalmente nem me senti desagradado de assistir o vídeo porque ver gente tão idiota assim me faz sentir um pouco melhor comigo mesmo, ainda mais quando eu me lembro que nas festa aqui da minha universidade eu mau gasto R$10 e devo comer muito mais mulheres do que ele… e nem é no banheiro, kkkkkk!

      • 8 de novembro de 2013 às 13:30 -

        Danielwarfare

      • Bem assim Kubrick. Mas o engraçado é que no vídeo, a unica coisa que eu vi foi um bando de marmanjo passando a mão nele…kkkkk

  • 8 de novembro de 2013 às 06:17 -

    Washigton Junior

  • O problema é: msm o jogo sendo igual os fanboys continuam comprando, se eles demonstrassem o descontentamento e NÃO comprarem o COD eu acho q as empresas começariam a mudar o jogo, como eles estao vendendo msm assim….fica no msm

    • 11 de novembro de 2013 às 01:44 -

      zecarlos

    • o din din falando mais alto mano……a anos e assim…fato e que….como sempre digo,games blockbusters sempre tem um baita investimento em pesquisa de mercado e marketing….o mesmo acontece no cinema,se injeta miloes em propaganda…..pois so assim pra se salvar algo ruim……e eu nao estou entrando no merito de criticar o game…..mas e assim que se maqueia algo igual ou ruim no mercado ,ou se joga informacoes ao ar dizendo que dessa vez ira revolucionar ou ser diferente de tudo….infelismente muitos caem nessa …..e sendo assim preciso dizer que o marketing e propaganda deles assim como o de outras franquias sao tao boas quanto seus produtos

  • 8 de novembro de 2013 às 12:46 -

    sly

  • porra mas sera que é tao dificil fazer um jogo bom

    olha eu duvido que aqui nao tem ninguem com ideia melhor que esses caras

    eu tenho po , qua le esses caras acham que o cara é debil metal

  • 11 de novembro de 2013 às 01:36 -

    zecarlos

  • uia por essa nao se esperava hehehe…..pelo jeito vou ter que levar a serio (pois a zuera fico seria entao) os xingamento dos irmaos piologo na bgs contra call of duty

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