Mais uma vez, a Nintendo reforça que seu foco é a diversão, e não a tecnologia

23 de outubro de 2019
Mais uma vez, a Nintendo reforça que seu foco é a diversão, e não a tecnologia

Até os dias de GameCube, a Nintendo sempre buscou oferecer consoles que, ao mesmo tempo que ofereciam diversão, contavam com importantes avanços tecnológicos. O Mode 7, do Super Nintendo, é só um de muitos exemplos neste sentido. Mesmo assim, a excelência tecnológica nunca foi a prioridade extrema. É só ver o Game Boy monocromático, em meio a outros portáteis de sua época, todos coloridos e com luz própria.

Entretanto, com a chegada do Wii, a Big N mudou de postura, pra valer. A empresa começou a ignorar o avanço tecnológico, propondo um foco maior no gameplay e na diversão. Wii U e Switch, seus sucessores, nunca quiseram chegar perto do que Sony e Microsoft faz com seus consoles, recheados de 4K, teraflops e tantos outros elementos que são comuns na indústria.

E, para reforçar esta posição, o presidente atual da Nintendo, Shuntaro Furukawa, em entrevista à TIME, deixa bem claro: o que é importante na Big N, afinal de contas, são os seus jogos, personagens, e a liberdade criativa. O presidente afirmou que sempre terá a liberdade de experiências entre suas decisões, enquanto encoraja suas equipes a tentar coisas novas.

“A Nintendo é a Nintendo por causa de seus jogos, personagens e IPs. Por isso, dar a nossas equipes a liberdade de experimentar novas ideias é algo com o qual eu concordo fortemente”, explicou, na entrevista. “A expansão não pode acontecer sem a liberdade de experimentar algo novo, e a coragem de entrar em terreno desconhecido”.

Mais uma vez, a Nintendo reforça que seu foco é a diversão, e não a tecnologia
Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo

Furukawa acredita que o entretenimento e a diversão é muito mais importante do que a tecnologia, o que reforça a postura da Big N, que já dura mais de uma década, com a chegada do Wii. O presidente explicou que a Nintendo só abraçará as novas tecnologias, se elas acrescentarem algo à experiência do consumidor, e deixar o jogo mais divertido.

“Não só o streaming, mas qualquer tipo de tecnologia, se vai ser boa ou não para o consumidor, depende da qualidade da experiência que podemos fornecer. A Nintendo continua a procurar novas maneiras de aumentar a diversão que as pessoas podem ter através de sua experiência de jogo”, esclareceu.

A Nintendo, ao seu modo, navega em novas tecnologias. Apesar de funcionar só no Japão e ter um modelo totalmente diferente de Stadia e xCloud, a Big N trabalha com streaming, por hora, com Resident Evil 7 ou Assassin’s Creed Odyssey. Apesar de que, as próprias produtoras tem feito ports milagrosos para o console, o que anula essa necessidade. E, quanto ao VR, o Labo adquiriu funções em Realidade Virtual para alguns games.

2 Respostas para “Mais uma vez, a Nintendo reforça que seu foco é a diversão, e não a tecnologia”

  • 23 de outubro de 2019 às 21:19 -

    Helinux

  • Acredito se não fosse por causa de determinados personagens a Nintendo estaria em apuros em termos de vendas, essa é a verdade!!!! Mario, zelda, street fighter 2 e outros ajudaram a Nintendo a crescer em termos de vendas, divulgação e entretenimento. Conheço pessoas que compraram o Wii na época por causa do game Metroid Other M e outras que compraram o Nintendo Switch por causa de Zelda. As vezes essa exclusividade de determinados personagens é o que dizemos ser tática de venda e retorno lucrativo. As vezes a curiosidade sobre determinado console e a fidelidade por determinado personagem é o que pode alavancar as vendas de determinado produto ou vídeo game. Então…!!!! valeu

  • 25 de outubro de 2019 às 10:51 -

    silva

  • Ou seja, eles tem de focar no que vende, que é os jogos que eles possuem, e não o console em si. Agora, a portabilidade do switch é um atrativo, e daí se a imagem fica pior? Uma coisa que gosto na nintendo, são os jogos dividindo tela, que meio que desapareceram com a internete, e a nintendo ainda tem. Então, continuem no caminho certo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *