No Man’s Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

29 de setembro de 2016

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

No Man’s Sky, o mais emblemático caso de “jogo que não correspondeu ao hype” do ano está sendo investigado pelo ASA (Advertising Standards Authority). O motivo: propaganda enganosa.

Não é de hoje que as produtoras e distribuidoras de games dão uma “exagerada” na elaboração do material publicitário de seus games. O objetivo, afinal, é gerar hype, fazer o público ter vontade de adquirir aquele jogo.

Porém, parece que No Man’s Sky foi longe demais nessa brincadeira. O ASA resolveu investigar o game justamente pelo elevado número de denúncias e reclamações contra o game — mais especificamente contra sua página no Steam — que andaram aparecendo nos últimos tempos.

Basicamente, os gamers estão afirmando que os vídeos e imagens apresentadas lá não correspondem ao jogo real. O que é compreensível, afinal temos imagens que dão a entender que o jogo possui batalhas espaciais épicas:

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

E planetas exuberantes cheios de criaturas fantásticas:

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

Quando, na verdade, não é bem assim que as coisas acontecem, né? Quer dizer, temos batalhas espaciais e temos criaturas malucas em planetas alienígenas… mas nada parece tão épico e grandioso quanto as imagens fazem parecer. Eu sei disso, pois eu passei mais de 30 horas jogando No Man’s Sky, e expliquei bem detalhadamente tudo o que eu não gostei no jogo na minha análise (clica aí e lê).

O fato é que esta investigação é apenas mais um dos problemas que a Hello Games e o Sean Murray precisam enfrentar por conta do game, que possui milhares de análises negativas no Steam e foi um dos campeões em pedidos de reembolso da loja virtual da Valve.

O volume de reclamações foi um fator determinante, mas um pedido formal foi aberto junto ao ASA por um usuário do Reddit… o mesmo Reddit que tem uma enorme lista de todas as “mentiras” que envolvem No Man’s Sky, tuo aquilo que o game prometeu mas não cumpriu.

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

Como uma espécie de ogão regulamentador de propagandas, o ASA tem o poder de tirar do ar materiais que possam violar seu código de conduta. Se os responsáveis pela propaganda não obedecerem, o ASA pode inclusive mexer seus pauzinhos para retirar as propagandas pagas dos buscadores de internet.

E você, o que acha do caso? Você se sentiu “enganado” pelo marketing do game? Acha que a Hello Games exagerou na dose, prometeu e não cumpriu? Deixe sua opinião nos comentários!

P.S. Se apesar de tudo isso você ainda estiver disposto a encarar o game, não deixe de ler nossa matéria especial: 12 perguntas e respostas sobre No Man’s Sky.

(Via: Eurogamer)

2 Respostas para “No Man’s Sky está sendo investigado por propaganda enganosa”

  • 29 de setembro de 2016 às 17:54 -

    Ianzer

  • É, como grande fã de si-fi desde pequeno (época de Predador e Atari) sempre sonhei com um jogo muito parecido com este, porém o jogo foi a maior pegadinha do malandro. Me esforcei para jogar umas 15h de jogo.

    *SPOILER*
    .
    .
    .
    Segue um resumo: Minerar para ganhar dinheiro para comprar slot para poder minerar mais para ganhar mais dinheiro para comprar mais slots.

    Se fosse só isso tudo bem, mas ainda colocaram um sistema super inovador de geração de planetas e galáxias de forma processual e fizeram uma mecânica para o jogo que o torna totalmente desnecessário, já que vc consegue fazer praticamente tudo sem sair do primeiro planeta.

  • 30 de setembro de 2016 às 05:04 -

    Samuel

  • Nao consegui jogar as 15h do nosso amigo ai.. no maximo 5 e ja estava exausto. Sou da geraçao do Atari e vi muita coisa em jogos, mas esse me deixou realmente com vontade de jogar pela propaganda feita… Resumo: me senti enganado, e tomara que Hello Games pague pelo que fez a nos judicialmente, uma vez que a steam nao reembolsa o valor do game por ter passado mais de 2h de gameplay (e olha que eu tentei, nao precisava nem me dar o dinheiro, so outro jogo qualquer….)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *