Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Stardew Valley

24 de dezembro de 2016
Autor: Carlo Henrique

Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Stardew Valley

Até seria possível escrever uma introdução explicando os motivos desta escolha como um dos melhores do ano, mas ela ocuparia um espaço precioso que poderia ser usado para descrever alguns dos muitos conceitos de Stardew Valley. O jogo foi feito por Concerned Ape (AKA Eric Barone) e lançado em 26 de fevereiro pra PC, mas agora já conta com versões para várias plataformas como PS4 e Xbox One.


O título é uma grande homenagem para a série Harvest Moon, basicamente ele é feito ambicionando corrigir defeitos comuns da série da Natsume. Sendo assim, o gameplay da fazenda é melhor do que qualquer um da série que serviu de inspiração, além dos vegetais, é possível plantar árvores como macieiras, laranjeiras e romãzeiras. Alguns vegetais podem ser plantados em mais do que apenas uma estação. É possível construir espantalhos e para-raios para proteger a fazenda de corvos e tempestades respectivamente, além de muitas outras coisas.

Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Stardew Valley
O sistema de craft, que beneficia os demais sistemas do jogo, é o que tem os méritos. Você pode, por exemplo, plantar cevada e depois usar um barril pra fazer cerveja, ou fazer picles e geleias pra aumentar o valor dos produtos. As qualidades dos produtos se dividem entre normal, cobre, ferro, ouro e iridium, mas produtos como queijo e vinho só vão até o ouro, mas é possível construir uma adega no seu porão para envelhecer queijos e vinhos para que assim eles cheguem na qualidade iridium. É um sistema rico e cheio de possibilidades.

É possível criar também animais que não aparecem na série Harvest Moon, como patos, coelhos, cabras, porcos e até dinossauros! Mas claro, consegui-los envolve mais desafio. O maior objetivo do jogo é conseguir os itens pedidos pelas criaturinhas junimos, que vivem no centro da comunidade que está abandonado. Quando se completam os pacotes, eles dão recompensas e reconstroem algo destruído na cidade. Os gráficos são no estilo Chrono Trigger e Harvest Moon do SNES, existem até referências ao clássico da Square no jogo:

Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Stardew Valley

A trilha sonora é de alto nível, com músicas realmente boas, mas não de forma constante. As músicas da primavera, do inverno e da mina são superiores a quaisquer outros temas, é preciso dizer que elas também são referenciais demais, sempre lembrando algo já ouvido antes.

Confira um exemplo abaixo:

Stardew Valley parece um joguinho simples, mas é grandioso em seu escopo geral e acerta bem mais do que erra. Claro que ele tem seus problemas: os festivais, o modo de combate e os diálogos cotidianos dos NPCs não receberam a atenção que mereciam. Pra você ter uma ideia, os dois melhores festivais é um de caçar ovos escondidos e um Halloween que ocorre no outono, visualmente bem construído. De resto, eles são bem sem graça, a “coreografia” do festival de dança na primavera dá até vergonha.

Mesmo assim, no geral o jogo impressiona e vem recebendo patches e atualizações que visam melhorar a experiência: em sua grande atualização 1.1, se tornou possível escolher outros tipos de fazenda, e pescar, garimpar etc. mais facilmente.

É provável que logo haja uma saturação de indies tipo “homenagem a outros games” e tenhamos uma folga bem-vinda deles por algum tempo, mas enquanto isso não acontece, é totalmente seguro recomendar Stardew Valley como um dos Melhores Jogos do Ano.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *