Melhores do Ano Arkade 2019: Apex Legends

23 de dezembro de 2019
Autor: Fernando Floriano
Melhores do Ano Arkade 2019: Apex Legends

É muito estranho pensar que Apex Legends foi lançado em 2019, dada a sua rápida integração na cultura dos games, parece que a obra está presente em nosso imaginário há mais tempo. Alguns jornalistas foram convidados para conhecer o jogo e poucos dias depois, praticamente sem nenhum marketing tradicional, o produto final estava nas mãos do público.

A Repawn Entertainment, que nos últimos anos aplicou seus esforços em jogos de tiro em primeira pessoa, usou seu conhecimento e aproveitou alguns sistemas da franquia Titanfall para criar um jogo que, além de extremamente carismático, é tecnicamente impecável.

Melhores do Ano Arkade 2019: Apex Legends

Apex Legends é um battle royale que comporta 60 jogadores simultâneos e seu diferencial é que, por padrão, a cooperação é o aspecto mais importante de seu design. Existem alguns eventos sazonais que proporcionam jornadas individuais, mas o cerne do game é que os jogadores sejam divididos em grupos de 3, totalizando 20 equipes, e se ajudem verbalmente ou por meio do próprio sistema do jogo durante a partida.

Existe um termo que se chama comunicação em rede e diz respeito à forma como os jogadores se comunicam em partidas online, e Apex Legends faz isso de uma forma primorosa. Nem todo mundo gosta de conversar com outra pessoa enquanto joga, porém, em partidas cooperativas a coordenação é um aspecto importante, então, Apex Legends desenvolveu um sistema de comunicação não verbal que é óbvio, mas ainda assim inovador.

Melhores do Ano Arkade 2019: Apex Legends
Da esquerda para a direita; – Mirage, Bloodhound, Gibraltar, Wraith, Lifeline e Octane

Há um botão exclusivo para a marcação de inimigos, itens ou a falta deles, lugares a se visitar, entre outros, que dá todo esse dinamismo caso a comunicação verbal não seja estabelecida. É uma marcação situacional que resolve praticamente todos os problemas de comunicação do jogo. Além disso, os personagens jogáveis têm linhas de diálogo durante as partidas que indicam seu estado de espirito ou necessidade diante de uma dificuldade.

O design dos mapas, que são disponibilizados um por vez de forma rotacional, é excelente. Há muitos biomas diferentes, com construções e possibilidades únicas, e quando o círculo fecha para gerar o conflito entre os jogadores, característica clássica desse gênero, existe todo um metajogo de gerenciamento de tempo e distância. O design dos mapas dá uma falsa sensação de que estaremos seguros rapidamente, mas é muito comum nossa morte ser consequência dessa falta de cuidado com o fechamento do círculo.

Atualmente, existem 11 personagens jogáveis, cada um com habilidades passivas, ativas e um ultimate, que contribui com a parte estratégica das partidas. Inicialmente, as lendas, como são intitulados os protagonistas, podem parecer genéricos, mas cada um deles tem sua personalidade bem marcada e toda a construção do jogo contribui para que o jogador sinta que existe um universo vivo acontecendo e, por consequência, é fácil se importar com todos eles.

Atualmente, Apex Legends está em sua terceira temporada e constantemente adiciona novos conteúdos ao jogo, fomentando a comunidade e melhorando seus aspectos técnicos. Vale ressaltar que Apex Legends é gratuito e está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *