Melhores do Ano Arkade 2019: FIFA 20

23 de dezembro de 2019
Autor: Gabriel Bonafé
Melhores do Ano Arkade 2019: FIFA 20

FIFA 20, lançado dia 27 de setembro de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC, traz como principal novidade o Volta Football, modalidade bastante semelhante ao clássico Fifa Street. Embora garanta nostalgia e uma experiência mais “fun” em relação ao simulador que o título se dispõe a ser nos gramados, ainda não representa o antigo jogo que os fãs estão acostumados.

Desta forma, o Volta Football acaba soando mais como um FIFA 20 em campo reduzido, com firulas complementares e regras diferentes que, ainda assim, possibilitam um novo jeito de desfrutar do jogo e se divertir. Fora isso, há uma campanha com história embutida na nova modalidade, substituindo o “The Journey”, concluído em FIFA 19. Apesar do enredo ser mais fraco, novidades como recrutar adversários após a partida e progressão da história sem muita influência dos resultados, destacam positivamente a nova proposta de FIFA 20.

Trailer da jogabilidade do Volta

Em relação aos modos mais tradicionais do jogo, a Carreira foi onde mais houveram mudanças. Agora é possível dar entrevistas coletivas antes e depois dos jogos e se comunicar individualmente com jogadores do elenco, o que influencia a moral do time. Infelizmente, as perguntas e respostas acabam ficando repetitivas depois de um tempo, mas ainda assim é uma novidade que deixa o clássico Manager mais atraente. Fora isso, recursos como personalização completa do treinador, fotos in-game para ilustrar notícias do menu, evolução dinâmica dos jogadores (mais influenciada pelo desempenho nos jogos), entre outros, deixam a experiência mais simuladora e detalhista.

Cabe uma contrapartida de que FIFA 20, assim como seu antecessor, foi novamente lançado pela EA Sports sem antes passar por uma bateria de testes capaz de identificar e corrigir erros. Grotescamente, a própria Carreira apresentava bugs bizarros, como escalações sem lógica por parte dos times adversários, inclusive entre partidas de IA vs IA, o que gerava classificações e até rebaixamentos surreais nas tabelas.

Melhores do Ano Arkade 2019: FIFA 20
Em FIFA 20, Zidane, o eterno “Zizu”, é uma das novas lendas disponíveis no FUT

Gráficos e áudios apresentam mudanças pequenas, quase imperceptíveis para quem não joga com tanta frequência. Já a jogabilidade sofreu diversas alterações, principalmente em relação ao aumento de dificuldade, enfraquecimento e fortalecimento de determinados atributos e mais “sensibilidade” em relação aos comandos. Isso não quer dizer que o jogo está mais “equilibrado”, pelo contrário. Ajustes para ações do jogador in-game estão presentes nas atualizações da EA Sports e devem continuar no radar.

Teaser de anúncio da Libertadores

Apesar dos descalibres (ou mudanças profundas) que vez ou outra comprometem a experiência, FIFA 20 ainda representa a franquia que alcançou o posto de um dos maiores games de futebol de todos os tempos. A interfaces oficial de campeonatos — sendo a mais recente da UEFA Champions League, implantada em FIFA 19 —, prometem ficar ainda mais forte em março do ano que vem, quando a EA Sports lançará um update incluindo oficialmente a CONMEBOL Libertadores e Recopa, com clubes clássicos do continente latino-americano e, provavelmente, atletas reais para clubes brasileiros.

Uma resposta para “Melhores do Ano Arkade 2019: FIFA 20”

  • 24 de dezembro de 2019 às 01:42 -

    ivan

  • PES anos luz à frente de fifa

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *